5 erros comuns ao buscar uma pós-graduação ou especialização

Publicado por IDE CURSOS em 18 de janeiro de 2018
Categorias:
5 erros comuns ao buscar uma pós-graduação ou especialização

A pós-graduação ou especialização é o momento no qual o profissional está em busca de melhorar os seus conhecimentos em relação à determinada área. Diferentemente da graduação, essa etapa tem o objetivo de ajudá-lo a progredir e aprimorar ainda mais sua carreira.

A grande variedade de cursos e possibilidades existentes pode levar o profissional a cometer erros. Por isso, listamos os principais deles para que você faça a sua escolha de forma consciente e, acima de tudo, satisfatória. Confira!

1. Considerar apenas o salário

Para garantir um bom emprego e um bom salário, muitos profissionais optam pela pós-graduação ou especialização. Afinal, os ganhos de quem decide fazer uma dessas duas opções giram em torno de 80% a mais daqueles que possuem apenas a graduação no currículo.

No entanto, é preciso ter em mente que esse retorno é apenas uma consequência do alcance da excelência em sua área. Ou seja, conforme o profissional adquire mais conhecimento, ele se empenha muito mais e, consequentemente, recebe o prestígio financeiro.

2. Não acompanhar as tendências do mercado

Graças aos avanços tecnológicos, tudo muda de uma forma muito rápida. Antigamente, existia a profissão de acendedor de lampiões. Ele era o responsável por acender as ruas da cidade. No entanto, surgiu a energia elétrica e deixou essa profissão em extinção, que foi colocada para trás por conta das novas tendências da época.

Por isso, é preciso também ficar atento a isso. Ao escolher a pós-graduação ou especialização, pesquise muito sobre a forma que a sociedade necessita da carreira que você escolheu. Além disso, vale a pena ficar sempre a par das novas tendências para ser o seu diferencial e fazer com que você cresça profissionalmente.

3. Não conhecer o curso e a instituição de ensino a fundo

É normal que ao decidir investir mais na carreira, os profissionais não procurem por tantas instituições. Isso é um dos maiores erros, visto que o curso precisa estar registrado no Cadastro Nacional de Cursos de Pós-Graduação.

A instituição, por sua vez, deve ser credenciada pelo MEC. Portanto, para ser um profissional valorizado, é preciso ter um curso de excelência. Busque sempre por instituições que garantam certificação e tenham os registrados citados.

4. Enxergar a pós-graduação ou especialização como um gasto, e não um investimento

Ainda sobre pesquisar a fundo sobre as instituições e cursos, também é importante ficar atento aos valores. É normal que os preços mais baixos sejam mais atrativos. Porém fazer a especialização ou pós em uma instituição sem prestígio ou anônima no mercado pode acrescentar pouco à carreira.

O mais importante é buscar por opções que sejam valorizadas pelas grandes empresas, tenham experiência de atuação no mercado e, acima de tudo, tradição em formar profissionais. Essa segunda etapa na carreira não deve ser enxergada de forma alguma como um gasto, mas sim um investimento que te trará bons frutos.

5. Não identificar o momento certo para dar o segundo passo

Como falamos no início deste post, buscar pela pós-graduação ou especialização é um grande passo na carreira de todo profissional. Isso pode acontecer logo após a faculdade ou quando depois de algum tempo na área o profissional sinta a necessidade de se aperfeiçoar mais.

É preciso, no entanto, avaliar o momento da carreira de cada pessoa. Deve-se ter em mente se você consegue conciliar estudo e trabalho, se o desempenho em uma pós ou especialização ficará comprometido, entre outras questões.

Quem deseja ser um profissional de excelência e, principalmente, fazendo o que mais ama, sabe que investir em uma pós-graduação ou especialização é um grande passo. Para que tudo ocorra dentro das suas expectativas, é preciso tomar a decisão certa e na hora mais adequada.

Gostou das dicas citadas? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebooke acompanhar as novidades por lá!

Posts relacionados