Porque uma especialização pode te ajudar a crescer profissionalmente

Publicado por IDE CURSOS em 18 de julho de 2017
Categorias:
Porque uma especialização pode te ajudar a crescer profissionalmente

Você já pensou em fazer uma especialização profissional? Esses cursos, de caráter mais prático do que a carreira acadêmica e voltados ao mercado de trabalho, oferecem oportunidades de aprofundar os seus conhecimentos em uma área específica, ganhar novas experiências e aumentar seus contatos — e também de ganhar mais!

Existem diversas opções para quem busca esse tipo de formação. Basta pesquisar e encontrar o melhor para as suas aspirações. Ainda tem dúvidas? Então acompanhe o post que preparamos para você sobre as grandes vantagens que o retorno à sala de aula após a graduação pode trazer para o seu currículo!

A segmentação é benéfica para o profissional

Pense bem: todos os semestres, turmas e mais turmas saem com um diploma de graduação em um dos cursos de nutrição existentes no país, por exemplo. Todas essas pessoas vão buscar colocação na área.

Mas, se, dentre eles, houver quem se dedique à nutrição esportiva, por exemplo, a concorrência diminui. Todo mundo ganha: o mercado, porque se especializa e oferece mais segmentos de atendimento aos pacientes, e os profissionais, que podem abrir novas frentes de trabalho, nas quais poderão buscar seus públicos e firmar seus nomes.

Assim é para todas as áreas. O caminho para essa segmentação de mercado passa pelas salas de aula de uma pós-graduação. Focada e específica, essa formação trará conhecimentos que diferenciarão você entre os demais graduados.

Considere seus pontos fortes e suas preferências na hora de escolher qual curso fazer. Quais as atividades que mais lhe inspiraram e deram prazer durante a graduação? Assim, você garante que terá destaque nesta nova empreitada!

Os salários costumam ser mais altos

Um curso de especialização profissional leva, na maioria dos casos, cerca de dois anos para ser concluído. Esse esforço, porém, vale muito a pena. Os cargos mais elevados e de maior destaque nas empresas, atualmente, requerem uma formação avançada, que trará conhecimentos específicos para solucionar atribuições importantes.

Ou seja, você será um profissional imprescindível. E, dessa forma, conquistará melhores salários. Há, inclusive, empresas que oferecem custeio total ou parcial de estudos de pós-graduação aos seus empregados. Mais um sinal de que seguir estudando é um bom negócio.

Um estudo da empresa de posicionamento profissional Catho, realizado em 2013, mostrou que pós-graduados chegam a receber 70% a mais do que os que não passaram pela especialização. Isso sem falar nas posições específicas que só um pós-graduado com formação naquela área particular pode ocupar.

Quer mais vantagens do que essas? Pois elas existem!

Especialização profissional agrega contatos à sua agenda

Uma das partes mais importantes na sua vida profissional é manter uma boa agenda de contatos. Seja para identificar novas oportunidades de trabalho, para trocar experiências, tirar dúvidas ou até propor parcerias. Porém, é sabido que, no dia a dia corrido, nem sempre é possível se dedicar a essa tarefa.

Mas frequentar um curso de especialização profissional pode muito bem ajudá-lo nisso. Reunido com outros graduados em áreas afins à sua, podem até surgir ideias de empreendimentos novos. Por que não?

Título serve como vantagem em concurso público

O seu objetivo é passar em um concurso público? Mais um motivo para investir na pós. A grande maioria dos editais lançados no país possui a prova de títulos, isto é, a avaliação dos diplomas que o candidato possui. Essa etapa costuma ser decisiva na seleção. Se o seu currículo se destacar, você já terá meio caminho andado rumo à nomeação!

Portanto, invista em uma pós-graduação. Além de agregar conhecimentos e treinar novas habilidades que o tornarão um profissional mais adequado para o serviço público, você poderá se sair muito melhor do que outros candidatos que porventura não tenham o mesmo grau de instrução.

Manter-se atualizado é manter-se relevante

As áreas do conhecimento são muito dinâmicas. Novidades surgem a todo momento: técnicas, procedimentos, pesquisas, dados, equipamentos. Quer melhor ambiente para ficar por dentro dos lançamentos de ponta da sua área do que uma universidade?

Para o profissional já formado se manter sempre atualizado, uma pós-graduação é o ideal. Escolha um bom curso ofertado por uma universidade reconhecida e você terá acesso a uma formação conectada com os lançamentos da área, com confiança e qualidade.

Isso vale, inclusive, para quem já tem um certificado de especialização profissional. Por que não buscar um segundo? Aprofundar os conhecimentos e qualificar sua atuação só lhe trarão benefícios.

Possibilidade de trocar de área

Você acumula alguns anos de experiência em fisioterapia infantil, mas a rotina está se repetindo. Para dar um up na motivação, você começa a cogitar atuar na fisioterapia clínica. Certificado na nova área em mãos, essa mudança estará a um passo de se concretizar.

É claro que, se você é formado em, digamos, educação física, não conseguirá atuar como fisioterapeuta. Leve em conta os limites da sua profissão para identificar novas oportunidades.

E lembre-se de que a oferta de cursos de especialização está cada vez mais diversificada, de olho no que o mercado de trabalho aponta. Portanto, pesquise bem e reflita sobre a sua mudança. E conte, para isso, com o apoio de uma formação complementar.

O ânimo que só a sala de aula pode proporcionar

Voltar a estudar costuma ser uma injeção de ânimo e inspiração em qualquer fase da vida. A sensação de buscar conhecimentos, conhecer novas pessoas e investir em si mesmo e na própria carreira lhe dará muita motivação. Os resultados aparecerão no seu desempenho do dia a dia!

Lembre-se disso quando o cansaço bater. A maioria das pessoas não tem o privilégio de dedicar-se somente aos estudos. Conciliar a rotina de trabalho com a sala de aula vai demandar esforço, mas lembre-se das vantagens que o seu currículo apresentará em relação à versão anterior.

Você se interessou em saber mais sobre pós-graduação, aperfeiçoamento e estudos constantes? Gosta das áreas relacionadas à saúde e bem-estar? Então, que tal seguir o Instituto de Desenvolvimento Educacional nas redes sociais? Lá, você encontrará muitos materiais como este. Curta a fanpage no Facebook, acompanhe as postagens do Twitter e fique de olho nas dicas do Instagram!

rodape-cta-ide