Todas as cidades

Blog

Como e quando realizar a Pós-graduação em Medicina?

Você já pensou em fazer uma pós-graduação em Medicina? Confira agora mesmo o post e saiba quais são as vantagens dessa escolha!

Como e quando realizar a Pós-graduação em Medicina?

A aprovação na universidade de medicina já é, por si, a realização de um sonho. Dado o tamanho da concorrência por uma vaga e pela importância que esse ofício tem para qualquer sociedade. Entretanto, o aprendizado não para por aí e é preciso saber como e quando realizar a pós-graduação em Medicina. A sequência de uma carreira de sucesso depende muito dessa escolha, que precisa considerar muitos fatores importantes. Entre eles, as preferências individuais, o momento do mercado e as perspectivas de crescimento da área. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Quais as áreas de pós-graduação em Medicina?

Após concluir a formação superior em Medicina, é normal que os recém-formados experimentem um período de dúvidas, sem saber ao certo qual caminho traçar. Entretanto, conhecer as áreas de pós-graduação pode ajudar bastante nesse panorama, mostrando alguns dos caminhos a serem traçados. O aperfeiçoamento constante é inerente à profissão, mas é possível direcionar os estudos para um segmento específico. Basicamente, podemos escolher entre duas vertentes. Uma delas é a clínica, que faz diagnósticos e propõe tratamentos de doenças em suas mais diversas subespecialidades. Nessa linha, também cabe escolher um caminho que o leve a atuar em medicina preditiva, um conceito cada vez mais valorizado na Medicina. A outra vertente é a cirúrgica, que trata enfermidades por procedimentos cirúrgicos.

Por que fazer uma pós-graduação em Medicina?

Fazer uma pós-graduação é uma atitude recomendável para praticamente qualquer área de atuação, mas é algo ainda mais importante na Medicina. Quando um médico se especializa, ele se torna apto a fazer ainda mais pelos seus pacientes. Além disso, também ganha mais autoridade e reconhecimento no ramo, o que se reflete em melhores cargos e salários. Um dos benefícios dessa modalidade em relação às residências é que, em linhas gerais, há muito mais versatilidade e adaptabilidade para os estudantes. Na pós-graduação, eles contam com todas as matérias, disciplinas e práticas essenciais. Além de mais possibilidades na montagem das grades, nas preferências individuais e, eventualmente, até nos horários.

Resolução CFM nº 2.336/2023 permite divulgação do título de pós-graduado

A Resolução CFM nº 2.336/2023, publicada em 13 de setembro de 2023, permite que os médicos divulguem o título de pós-graduação, inclusive em materiais publicitários. Essa mudança representa um importante passo para a modernização da legislação de publicidade médica, pois permite que a categoria valorize seus conhecimentos e habilidades.

A nova resolução estabelece que o título de pós-graduação deve ser divulgado de forma clara e objetiva, informando também se a pós-graduação é lato sensu ou stricto sensu. Confira o modelo que deve ser seguido:

  • Curso de pós-graduação lato sensu devidamente cadastrado no CRM: MÉDICO(A) com pós-graduação em (área da pós-graduação), seguido de NÃO ESPECIALISTA, em caixa alta;
  • Curso de pós-graduação stricto sensu devidamente cadastrado no CRM: MÉDICO(A) com pós-graduação em (Mestre, Doutor em…), seguido de NÃO ESPECIALISTA, em caixa alta.

A divulgação da titulação é uma forma dos médicos demonstrarem seu compromisso com o desenvolvimento profissional e a atualização constante e deve ser feita de forma ética e responsável. 

Leia o nosso artigo completo sobre a resolução 2.336/2023 e as mudanças para a publicidade médica

Conheça as pós-graduações em Medicina da Faculdade IDE

Agora que você já aprendeu como e quando realizar a pós-graduação em Medicina e descobriu um pouco mais sobre o universo da área de saúde, chegou a hora de conhecer quais são as modalidades oferecidas pela Faculdade IDE. Continue lendo e descubra!

 

Medicina de Emergência

A Medicina de Emergência é uma especialidade desafiadora que exige que os médicos estejam preparados para atender a uma ampla gama de situações, desde lesões traumáticas até doenças agudas, tomando decisões extremamente rápidas e acertadas. Aqui, você pode se preparar na Pós-graduação Oficial da ABRAMEDE, aproveitando um ensino de alta qualidade e formação sólida. O objetivo do curso é contribuir para a formação e atualização de profissionais seguros que já trabalham ou desejam trabalhar nas unidades de Emergência, pronto-socorro e atendimento pré-hospitalar, capacitando de forma prática e teórica, a atenderem as principais demandas assistenciais nas áreas de urgência e emergência.

É importante ressaltar que ao concluir a Pós-graduação Oficial da ABRAMEDE você já conquista 7 Certificados Nacionais com a chancela da ABRAMEDE (REGULAMEDE, LEANMEDE, CARDIOMEDE, VAMEDE, USME 1, EXTEMEDE E TRAUMAMEDE)  + 5 Certificados Internacionais (BLS, PALS, PHTLS, ACLS e ATLS). Saiba mais sobre essa pós-graduação aqui. 

Nutrologia

A Nutrologia é uma das especialidades médicas que está em alta para quem está em busca de uma melhora na saúde global ou de tratamentos menos agressivos para doenças. Esse médico se dedica ao diagnóstico de distúrbios que possam advir do comportamento alimentar, indicando caminhos e maneiras de amenizar ou até de reverter o quadro. Esse é um campo que se aplica também para a área do esporte. Isso porque desenvolve competências teórico-práticas e foca temáticas que possibilitam a identificação dos aspectos fisiológicos que podem promover um desempenho ainda melhor, tanto do ponto de vista competitivo quanto na promoção da saúde. Confira nossas Pós-graduações em Nutrologia.

Geriatria

Sabia que no Brasil, hoje, temos mais idosos que crianças? Segundo dados do IBGE, a projeção é que em 2060 tenhamos mais pessoas maiores de 60 anos do que jovens no país. Por isso a Geriatria é uma área com grande perspectiva de crescimento e, para entender profundamente as necessidades específicas dos idosos, que incluem alterações biológicas, psicológicas e sociais, você pode contar com a nossa Pós-graduação em Geriatria. Com o objetivo de capacitar os médicos para atendimento em prevenção, promoção e reabilitação, queremos formar profissionais aptos a promover aos seus pacientes idosos qualidade de vida, estudando com professores renomados e atuantes na geriatria e gerontologia.

Medicina Legal e Perícia Médica

A Medicina Legal é uma área que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça e da Lei, avaliando e caracterizando os fenômenos biológicos e traduzindo esses aspectos para as autoridades competentes. Dessa forma, esse especialista pode ajudar na compreensão das causas de uma morte, da existência de violência sexual e outros casos do tipo. Os principais objetivos do curso envolvem o desenvolvimento no âmbito das diversas áreas pertinentes à produção pericial. Dessa forma, eleva o potencial acadêmico e estimula a discussão científica, até mesmo com a elaboração de pesquisas importantes para a sociedade, ligadas ao ramo da Medicina Legal e da Perícia Médica. Conheça melhor nossa Pós-graduação em Medicina Legal e Perícia Médica.

Psiquiatria

A Psiquiatria é uma área de atuação promissora que oferece aos médicos a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas. O mercado de trabalho para psiquiatras é amplo e diversificado, sendo possível atuar em hospitais, clínicas, consultórios particulares, unidades de saúde da família e atenção domiciliar. A pós-graduação em Psiquiatria da Faculdade IDE é uma excelente opção para médicos que desejam maior qualificação ou atualização, afinal, o curso tem como objetivo capacitar médicos generalistas a lidarem com o diagnóstico e tratamento das condições psiquiátricas, oferecendo uma formação completa e atualizada para atuação segura e eficaz. Saiba mais sobre a nossa Pós-graduação em Psiquiatria.

Medicina do Exercício e do Esporte

Você gostaria de usar a atividade física como instrumento de promoção da saúde? Então a área da medicina esportiva é para você! Ela utiliza os benefícios que a atividade física traz ao corpo para prevenir e tratar doenças (cardíacas, ortopédicas e outras). O médico esportivo pode atuar em múltiplas frentes, desde a avaliação dos indivíduos envolvidos em programas atléticos até à prescrição e acompanhamento, seja o profissional amador ou profissional. A Pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte da Faculdade IDE foi especialmente preparada em formato híbrido e dinâmico, focado nas boas práticas dos esportes, mostrando um perfil de médico que possibilita ao aluno utilizar na sua prática clínica os conhecimentos adquiridos já nas primeiras aulas.

Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho é uma área que se dedica à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, minimizando o sofrimento, a morbidade e mortalidade provocados por doenças e acidente do trabalho. Essa é uma área promissora para médicos, pois oferece excelentes oportunidades de trabalho e crescimento profissional, podendo atuar em locais como consultórios e clínicas, empresas, instituições de ensino e outros. A nossa Pós-graduação em Medicina do Trabalho visa capacitá-lo para saber lidar com as complexidades inerentes da especialidade, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, assumindo um compromisso com a qualidade de vida e a manutenção da saúde dos trabalhadores e com visitas técnicas em ambientes de trabalho para colocar em prática toda a teoria. Confira mais informações sobre nossa Pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Cardiologia

O médico cardiologista é aquele que analisa e trata eventuais doenças relacionadas com o coração e o sistema circulatório, realizando o diagnóstico e promovendo os devidos tratamentos. Em tempos nos quais as pessoas andam cada vez mais sedentárias e estressadas, essa é uma pós-graduação com alta demanda e em franco crescimento. Os principais objetivos do curso estão relacionados ao desenvolvimento das competências teóricas e práticas sobre o aparelho cardiovascular. Assim, possibilita a identificação de aspectos fisiológicos normais e patológicos, capacitando os alunos a realizar e interpretar alguns exames essenciais, como o eletrocardiograma. Saiba mais sobre nossa Pós-graduação em Cardiologia.

Neurologia

A Neurologia é uma das áreas mais complexas e desafiadoras da medicina, mas também é uma área muito promissora para médicos pois existe grande carência de profissionais dessa especialidade. Os profissionais neurologistas devem ter um conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e patologia do sistema nervoso para diagnosticar e tratar doenças neurológicas, podendo atuar em consultórios e clínicas, hospitais, instituições de ensino, pesquisa e outros, tendo um amplo leque de possibilidades de trabalho. O curso de Pós-graduação em Neurologia está em ascensão e tem como objetivo capacitar médicos generalistas a reconhecer, diagnosticar e tratar as doenças neurológicas mais frequentemente encontradas na prática clínica diária. Conheça a nossa Pós-graduação em Neurologia.

Nefrologia

Investir na Nefrologia é uma escolha estratégica para médicos que desejam atuar em uma área com alta demanda e relevância na saúde atual. O motivo reside no aumento da incidência de doenças renais, impulsionado por fatores como envelhecimento da população, aumento das doenças crônicas e diabetes. Os principais objetivos da Pós-graduação em Nefrologia incluem proporcionar aos médicos uma formação sólida em conceitos e práticas, capacitando-os a diagnosticar e tratar uma ampla variedade de doenças renais. Aqui na Faculdade IDE o curso é ministrado por professores experientes com ampla formação técnico-profissional, e o foco das aulas vai além dos conceitos teóricos, incluindo as aulas práticas em unidades de saúde. O objetivo é aprimorar a capacitação dos alunos, permitindo que estejam prontos para o mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Medicina Intensiva

A Medicina Intensiva é uma área que precisa de profissionais preparados para lidar rapidamente e de forma humanizada com casos graves e complexos, dentro ou fora da UTI. A preparação dos intensivistas é fundamental para a sobrevivência, recuperação e qualidade de vida do paciente, por isso é importante investir em uma pós-graduação na qual os professores tenham experiência prática para trazer casos reais. A nossa Pós-graduação em Medicina Intensiva traz nomes reconhecidos em todo o país para capacitar médicos a prestar cuidados de alta qualidade em pacientes e ambientes críticos, abordar procedimentos e técnicas específicas e preparar os profissionais para trabalhar em equipes interdisciplinares. No curso você terá certificações extras, inclusive com peso internacional, inclusos na grade curricular. Saiba mais sobre a Pós-graduação em Medicina Intensiva aqui.


Como você pôde ver, a pós-graduação em Medicina é uma maneira de ganhar conhecimento, elevar sua autoridade e, ainda, obter um melhor retorno financeiro! Nessa profissão, o aprimoramento constante deve fazer parte da rotina, buscando instituições renomadas e que possam agregar ao seu currículo! Gostou de aprender como e quando realizar a pós-graduação em Medicina? Está em busca de uma instituição que possa oferecer um ambiente propício ao estudo, um corpo docente diferenciado e toda a expertise de que você precisa para se destacar nesse mercado? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça melhor os nossos cursos!

 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS