Cursos de aperfeiçoamento na área de saúde: melhore a sua carreira!

Publicado por IDE Cursos em 21 de dezembro de 2018
Categorias:
Cursos de aperfeiçoamento na área de saúde: melhore a sua carreira!

Um bom profissional sabe que a graduação é apenas o primeiro passo para construir uma carreira. Para ser bem-sucedido ao enfrentar os desafios profissionais e elevar suas chances no mercado de trabalho, realizar um curso de aperfeiçoamento é a melhor solução.

O aperfeiçoamento para profissionais de saúde é uma maneira de aprimorar conhecimentos, melhorar a remuneração e investir na vida acadêmica. Essa área está em constante evolução e, para conseguir oferecer aos pacientes o melhor atendimento, é importante estar qualificado no assunto.

Pensando nisso, separamos algumas especialidades que diferentes profissionais da área de saúde podem optar e mostramos a importância do aperfeiçoamento na vida de um profissional diferenciado. Siga conosco para conferir!

Áreas da saúde e suas especializações

A área da saúde trabalha em um ambiente de contínuo progresso na tecnologia e ciência, que constantemente evolui. Para que o profissional consiga progredir tornando-se mais qualificado em seu setor, é preciso acompanhar novas técnicas, tratamentos, metodologias e conhecimentos a fim de melhorar o atendimento ao paciente e seu posicionamento no mercado de trabalho. Separamos algumas áreas e suas especializações para você conferir.

Multiprofissional

Cursos multiprofissionais são responsáveis por proporcionar uma perspectiva humanizada da condição dos pacientes. Apesar de o foco ser na área de atuação do profissional, ao ser inserido em uma equipe multidisciplinar, todos podem executar seus cuidados com visão ampla do caso.

Esses cursos permitem também ao profissional melhorar suas chances de emprego direcionando sua carreira para outros campos e podem ser realizados por profissionais da área de nutrição, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e outros.

Ainda que seja voltado para a área de radiologia, o curso de tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo, pode ser realizado por outros profissionais da área de Saúde. O mesmo ocorre com a especialização em vigilância sanitária e controle de qualidade de alimentos, que tem grande procura por nutricionistas, mas também pode envolver a atuação de outros profissionais.

Outro exemplo é o curso de psicologia junguiana com enfoque na prática, que pode ser realizado tanto por profissionais da área da saúde e quanto os da educação. Confira outros cursos multiprofissionais disponíveis, são:

Conta ainda com controle de qualidade de alimentos, especializações em vigilância sanitária, entre muitos outros.

Educação física

O profissional educador conta com especializações como treinamento funcional e de força, fisiologia do exercício aplicado a doenças crônicas não transmissíveis, ciência do desporto, natação e atividades aquáticas e outras.

Enfermagem

Para enfermeiros, alguns dos principais cursos de qualificação são: enfermagem em oncologia e cuidados paliativos, enfermagem forense, enfermagem em UTI neonatal e pediátrica, enfermagem em nefrologia, enfermagem em dermatologia e estética, enfermagem em saúde da mulher, entre outros.

Farmácia

Os farmacêuticos contam com especializações em farmácia magistral, farmácia oncológica, farmácia clínica com ênfase em prescrição farmacêutica, extensão em técnicas de aplicação de medicamentos injetáveis, e outras.

Fisioterapia

Os fisioterapeutas podem se especializar em fisioterapia pediátrica e neonatal, fisioterapia dermatofuncional e cosmetologia, extensão em fisioterapia nas disfunções pélvicas femininas, e mais.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia oferece cursos como motricidade orofacial, linguagem no âmbito clínico e educacional, audiologia, extensão em diagnóstico audiológico e suas implicações legais, perícia e assistência técnica em audiologia, voz, reabilitação vestibular, e outros.

Nutrição

Para nutricionistas, as opções de especialização estão entre cursos como nutrição aplicada à prática esportiva, nutrição clínica, funcional e fitoterápica. gestão e segurança de serviços de alimentação coletiva, entre outros.

Psicologia

Os cursos de especializações para psicólogos são: psicologia hospitalar, atuação psicológica em cirurgia bariátrica, transtorno do espectro do autismo com ênfase em intervenção comportamental e mais.

Radiologia

Para tecnólogos em radiologia, os cursos disponíveis são: proteção radiológica, o já comentado curso de tomografia computadorizada e ressonância magnética, e extensão em densitometria óssea.

Benefícios em ser um profissional especializado

O aperfeiçoamento não só permite que o profissional se especialize na área em que atua, mas também abre novas opções para outros setores. Além disso, listamos 5 vantagens que a especialização promove na carreira profissional.

1. Aumentar as oportunidades de trabalho

Aperfeiçoar-se permite que o profissional adquira qualificações e habilidades muito desejadas no mercado, direcionando-o para carreiras específicas. Temos como exemplo o fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia, que poderá abrir sua própria clínica estética.

Profissionais especializados são minoria em relação aos sem título de pós-graduação. Por esse motivo, a concorrência no mercado diminui, aumentando as chances para os que se qualificaram com curso de aperfeiçoamento.

2. Melhorar a faixa salarial

Segundo a Catho (empresa de recrutamento), profissionais especializados podem ganhar 70% mais que os que não realizaram nenhuma qualificação. Com currículos que se destacam frente aos concorrentes, os especialistas encontram melhores oportunidades no mercado de trabalho devido aos seus diferenciais.

Isso permite que o profissional tenha ascensão profissional, recebendo melhores propostas em cargos específicos, mais altos, e com melhor remuneração. O desempenho no ambiente de trabalho também é valorizado quando se é especialista. Este fato, aliado à dedicação e ao tempo de profissão, ajuda na promoção do profissional.

3. Adquirir conhecimento específico

O conhecimento adquirido durante a graduação sobre as áreas de atuação do profissional desenvolve uma visão geral das atribuições a serem exercidas. Entretanto, ao realizar um curso de aperfeiçoamento, o ensino é direcionado a conteúdos específicos de uma única área.

O profissional adquire conhecimento aprofundado, habilitando-o a atuar em campos que exijam qualificação, experiência, formação acadêmica e desenvolvimento intelectual.

4. Crescer pessoalmente e na profissão

Cursar um aperfeiçoamento muitas vezes exige determinação, sacrifício e perseverança. A dedicação a um projeto como este influencia no crescimento como pessoa, deixando claro a capacidade de assumir e realizar compromissos com esforço e comprometimento.

O reconhecimento profissional aumenta as responsabilidades do indivíduo, permitindo-o ser valorizado no ambiente de trabalho por seus conhecimentos e técnicas certificadas, além do engajamento com a carreira.

5. Ampliar a rede de contatos

Um curso de aperfeiçoamento possibilita conviver com outros profissionais com mesmo campo de atuação e interesses. Assim, a ampliação da rede de contatos (networking) é possível, colaborando para a troca de conhecimentos e experiências, execução de parcerias em projetos e permitindo ao profissional maior exposição no mercado de trabalho, contribuindo para sua carreira.

Você pôde conferir a importância em realizar um curso de aperfeiçoamento para se tornar um profissional diferenciado. A especialização na área da saúde é indispensável para os que buscam melhorar suas chances no mercado. Invista em sua carreira realizando capacitação e qualificação.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais para mantê-los informados também!

Posts relacionados