Todas as cidades

Blog

Especialização multiprofissional: conheça essa possibilidade

Você sabia que uma especialização multiprofissional proporciona habilidades importantes para o profissional da saúde? Leia o texto e confira!

Especialização multiprofissional: conheça essa possibilidade

O trabalho na área da saúde exige grande disposição e resiliência do profissional. É comum que os dias sejam cansativos, principalmente para quem trabalha em regime de plantão. Apesar de a rotina atribulada ser normal a muitos, é possível investir em recursos para conquistar mais qualidade de vida. Uma boa dica nesse sentido é uma especialização multiprofissional. Ela, além de propiciar um conhecimento diferenciado, oferece mais oportunidades ao profissional. Assim, há a possibilidade de ter um dia a dia menos corrido e, também, a viabilidade de uma remuneração melhor. A seguir, contamos para você um pouco mais sobre a especialização!

O que é uma especialização multiprofissional? Como ela funciona?

A especialização multiprofissional é um tipo de especialização na área da saúde que pode ser cursada por diferentes áreas de formação. Assim, se diverge da tradicional, que, normalmente, é oferecida a uma única graduação. Os cursos de especialização multiprofissional costumam prover conteúdos diversos, que podem ser abordados de acordo com a perspectiva do aluno. Por exemplo, uma especialização em Transtorno do Espectro do Autismo pode ser cursada por profissionais da Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição. O conteúdo ministrado é o mesmo, já que todos estão dentro da mesma turma. No entanto, cada profissional obterá perspectivas diferentes e as relacionará com sua área de interesse.

Quais são as vantagens de uma especialização multiprofissional?

Selecionamos algumas vantagens da especialização multiprofissional para você entender por que ela é um bom caminho para o sucesso!

Obtenção de título

Apesar de ser desconsiderado por uns, o título de especialista é importante em muitos momentos. Quem segue a carreira de autônomo, por exemplo, precisa mostrar um diferencial frente à concorrência. O paciente que tem a oportunidade escolherá o especialista na área, já que ele oferece mais segurança quanto aos resultados do tratamento. Além dela, outras carreiras se beneficiam. Quem escolhe concursos públicos, por exemplo, sempre enfrenta a fase de disputa de títulos, na qual o profissional mais gabaritado recebe mais pontos e tem mais chances de ficar na frente. A opção de ser contratado segue a mesma lógica: grande parte dos gestores e recrutadores darão preferência por quem se dedicou, durante a vida, ao autodesenvolvimento.

Networking

O contato com outros colegas, ainda que de áreas diferentes, é sempre positivo. Conhecer mais profissionais possibilita, por exemplo, o encaminhamento de pacientes, a parceria e a construção de credibilidade diante de especialistas. Os contatos de qualidade aumentam as oportunidades de crescimento e de conquista de reconhecimento no mercado.

Visão mais ampla

Como comentamos, a principal diferença de uma especialização multiprofissional é não se restringir a um curso de formação. Na área da saúde, é costume lidar com as chamadas equipes multiprofissionais, em que vários profissionais atuam juntos e utilizam seus conhecimentos e suas abordagens para tratar do mesmo paciente. Esse contato com vários pontos de vista oferece uma visão ampla e completa do caso. Ter essa experiência de multidisciplinaridade na área da saúde, desde a formação, contribui para o profissional saber trabalhar e se relacionar bem com pessoas de áreas diferentes. Além disso, ele aprende a respeitar distintas opiniões e a construir, em conjunto dos colegas, a melhor solução. Saber trabalhar com outros profissionais é enriquecedor para qualquer carreira.

Quais os diferenciais garantidos para profissionais especialistas?

Podemos enfatizar, aqui, os diferenciais de um profissional “T-shapped”, que é aquele conhecido por ter uma composição de habilidades, privilegiando tanto a profundidade quanto a gama delas. Na prática, ele tem uma grande habilidade em uma área específica, mas, também, tem conhecimentos em várias outras. Ele se torna alguém com maior capacidade de colaboração, podendo assumir diversas posições em uma empresa ou equipe. Assim, se torna um grande atrativo para as organizações, além de contar com várias possibilidades de atuação à sua escolha.

Como iniciar a minha especialização multiprofissional?

A Faculdade IDE tem várias especializações multiprofissionais. Para encontrar o curso que mais combina com você, basta acessar a página da instituição. Lá, você encontra os disponíveis, a grade e outras especificações, como carga horária e professores. A inscrição pode ser realizada pela internet, para sua maior comodidade. Confira algumas opções de pós-graduação na Faculdade IDE a seguir!

Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade de Alimentos

O curso qualifica para o desempenho de atividades no ramo da legislação sanitária e controle da qualidade de alimentos, proporcionando uma perspectiva tanto do ponto de vista industrial quanto do próprio consumo.

Transtorno do Espectro Autismo

Importante para profissionais que atendem crianças. O objetivo é aprofundar o conhecimento teórico e ensinar as principais técnicas para lidar com crianças que tenham o transtorno, como ABA, TEACCH e PECS.

Neurociência

O aluno aprende a aplicar a neurociência em sua própria área de interesse. Para isso, aprende, com profundidade, sobre o cérebro, circuitos neurais, emoções, tomada de decisões, linguagem, memória, entre outros temas.

Gestão de Serviços de Saúde com Ênfase em Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar

O curso forma gestores de serviços de saúde, que podem atuar em cenários diversos, como atenção hospitalar ambulatorial, regulação e política. Os profissionais saem capacitados para auditorias de processo e gerenciamento de risco, por exemplo.

Gerontologia

A pós qualifica profissionais para assistência ao paciente idoso. Ensina intervenções individuais e coletivas de estímulo à autonomia, desenvolve o raciocínio multiprofissional para a promoção, a prevenção e a reabilitação da pessoa idosa, entre outros.

Por que escolher a Faculdade IDE para a minha especialização multiprofissional?

A Faculdade IDE conta com mais de 13 anos de experiência e tradição. Prezamos pela qualidade dos cursos, que têm 98% de aprovação entre os alunos e que apresentam uma grande carga horária de atividades práticas e professores com vasta experiência na área. Enfim, investir em uma pós-graduação é uma das principais formas de conseguir diferenciação e crescer na carreira. Uma especialização multiprofissional, como você viu, proporciona diversas vantagens, entre elas a capacidade de se tornar um profissional mais habilitado a trabalhar em equipe multiprofissional e a habilidade de assumir mais de uma função em uma mesma empresa. Ao escolher sua instituição, não deixe de verificar o quanto ela é reconhecida no mercado, combinado? Gostou do conteúdo? Caso precise de mais informações, entre em contato conosco!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS