Como me organizar para estudar para concursos? Confira nossas 5 dicas

Publicado por Faculdade IDE em 12 de outubro de 2020
Categorias:
Como me organizar para estudar para concursos? Confira nossas 5 dicas

Você sonha em conquistar um emprego estável? Aposto que quer fazer ou já fez um concurso público. Alcançar um cargo em órgãos municipais, estaduais e federais traz muitas vantagens — no entanto, é preciso muita preparação. É até por isso que muitos candidatos se perguntam: como me organizar para estudar?

Realmente, é um exame, na maioria das vezes, muito concorrido. Porém, com uma dose de planejamento e, é claro, muita dedicação, você pode se sair vitorioso e conseguir um emprego público.

Quer saber o que fazer? Continue a leitura, coloque em prática as 5 dicas para organizar os estudos e descubra também os erros que você não pode cometer!

A importância do planejamento de estudos para concurso

Como me organizar para estudar? Essa é uma dúvida comum de quem vai prestar concurso público, já que estamos falando de uma prova de alto nível e que exige o conhecimento de um conteúdo extenso. É, portanto, fundamental saber como se planejar para render nos estudos e conseguir uma pontuação alta.

Aliás, quando se trata de planejamento, saiba que, nos concursos, é necessário ter atenção não só com as matérias e temas cobrados, mas também com o lançamento desses certames, especialmente com as datas de inscrição.

Desse modo, você não fica de fora de nenhuma seleção para o cargo público que pode transformar seu futuro profissional.

5 dicas para planejar os estudos e passar em um concurso

Acompanhe a seguir como se preparar para um concurso público.

1. Defina os conteúdos que serão estudados

O primeiro passo é conferir no edital o que será cobrado. Veja quais são as referências de livros, leis e outros conteúdos para que você delimite o que precisará estudar. Lembre-se de estudar também Português, como regras de gramática, ortografia, e os demais conteúdos programáticos presentes no edital.

Há concursos que exigem conhecimento de atualidades, então não deixe de acompanhar o noticiário nacional e internacional para não perder pontos com esse tipo de questão.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

As pessoas têm a rotina corrida, por isso se perguntam “como me organizar para estudar” tendo que trabalhar ao mesmo tempo. A dica é fazer um cronograma com os dias da semana e horários. Nessa planilha coloque seus compromissos fixos e veja quais os intervalos que você tem para pegar firme nas leituras e exercícios do concurso.

Caso só consiga repassar as matérias à noite, não tem problema. Se for preciso, inclua um horário no sábado ou domingo para conseguir equilibrar melhor os estudos.

O importante é não procrastinar ou perder tempo com distrações, principalmente as redes sociais ou aplicativo de mensagens do celular. O ideal é fazer uma boa gestão do tempo para conseguir repassar todos os conteúdos com tranquilidade.

3. Separe o material necessário

Saber em quais horários você vai estudar é uma ótima tática para organizar a rotina. Mas só isso não basta: chega o momento de separar o material necessário, como computador, caderno, caneta, marcador de texto, livros, uma gramática e outros textos que vão acompanhar você nessa jornada.

Se possível, reserve um local da casa para os estudos: uma cadeira e uma escrivaninha para que você possa fazer as leituras sem ser interrompido e deixar os materiais organizados vão fazer você ter mais foco nos conteúdos.

4. Faça revisões

Para fixar melhor os assuntos, é essencial reservar um momento para revisão, ainda mais dos temas em que você tem mais dificuldade. No seu cronograma, deixe um horário na semana somente para revisar as matérias.

Fazer resumos enquanto você estuda, além de dar uma força para assimilar o conteúdo, também é uma estratégia que facilita o momento da revisão.

5. Estipule pausas

O tempo é curto para estudar para o concurso, mas isso não significa que você deve fazer as leituras por um longo período sem pausas. Chega uma hora que a mente estará cansada e você não conseguirá mais absorver as matérias.

Assim, para não perder o ritmo nem a motivação, estabeleça pequenos intervalos (de 10 a 15 minutos) para relaxar e esticar o corpo. Quando retomar os estudos, certamente terá mais concentração e disposição.

Os erros que devem ser evitados

Com essas dicas, a questão de como se organizar para estudar fica resolvida. Só que precisamos falar também de alguns erros que você não pode cometer nessa maratona de preparação para o concurso público. Veja a seguir.

Não ler o edital

A primeira falha de muitos candidatos é deixar de ler o edital. É importante saber qual será o estilo da prova, das questões, o tempo que terá para resolver e quais os conteúdos cobrados.

Muitos concursos têm prova de títulos também, por isso é importante ler esse documento para deixar separado diploma, certificado de cursos de pós-graduação e outros comprovantes que podem somar pontos valiosos para você.

Não resolver provas anteriores

Cada concurso é diferente, mas, para você não ficar tão perdido, procure na Internet as provas anteriores e resolva as questões. Esse treino é interessante para repassar o conteúdo, entender suas dificuldades e também para saber quanto tempo você leva para fazer cada exercício.

Não seguir o cronograma estipulado

Lembra da dica de estabelecer um cronograma com os horários para estudar? É preciso ter disciplina e muita força de vontade para seguir o que foi estipulado. Se o cansaço bater, mentalize seu objetivo maior que é conseguir um emprego público.

Não descansar

Por último, para ter foco nas leituras e disposição para estudar bastante, é preciso que seu corpo esteja bem. Nesse sentido, não sacrifique as horas de sono para repassar as matérias.

É preciso dormir bastante para recarregar as energias para os estudos. Reserve um tempinho também para o lazer: assim você fica com a mente mais tranquila e reduz o estresse com o concurso público.

Como me organizar para estudar para o concurso? Com algumas mudanças em sua rotina, determinação e dedicação para as leituras e exercícios você vai se sair bem na prova e começar uma carreira pública de sucesso.

Gostou deste post? Quer acompanhar outros materiais para estar bem preparado? Então não deixe de dar uma olhada no nosso e-book “Guia completo: como se preparar para concursos na área da saúde?“!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste