Humanização na Enfermagem: o que é e qual a sua importância?

Publicado por em 17 de julho de 2020
Humanização na Enfermagem: o que é e qual a sua importância?

Quem escolhe ser enfermeiro tem uma carreira dedicada ao cuidado do paciente, prezando, assim, pela sua saúde, bem-estar e segurança. Contudo, além de toda a bagagem de conhecimento técnico-científico para exercer um trabalho de qualidade, é preciso aplicar a humanização na Enfermagem a fim de se tornar um profissional completo.

Oferecer um atendimento humanizado é uma abordagem que ganha cada vez mais destaque no campo da saúde. Desse modo, precisa ser de conhecimento dos profissionais de todas as áreas que atuam diretamente com o paciente.

Quer entender melhor esse conceito, os benefícios dessa forma de atendimento e como aplicá-lo na rotina da Enfermagem? É só conferir o nosso post!

O que é humanização na Enfermagem?

Por muito tempo, o objetivo principal dos profissionais de saúde era estudar a fundo as doenças e seus sintomas para, a partir disso, oferecer o tratamento mais adequado. Tratava-se de uma abordagem focada essencialmente em algum problema ou patologia, sem considerar o paciente.

Com o tempo, percebeu-se que, para oferecer um atendimento de saúde completo, é preciso colocar o paciente em primeiro lugar. Assim, além de analisar a doença, os profissionais de saúde — enfermeiros, médicos, dentistas e outros — precisam oferecer uma atenção integral a essa pessoa, enxergando-a como um ser biopsicossocial.

O que isso significa? Que para a assistência à saúde ser realmente de qualidade, é fundamental levar em conta a queixa do indivíduo, o que ela está sentindo, seus medos, crenças, estilo de vida e outros fatores que vão contribuir para um cuidado mais personalizado.

Ter essa postura é importante porque o paciente, geralmente, chega fragilizado a uma clínica ou hospital, sem saber qual será a abordagem ou como será o contato com os profissionais. Então, diante disso, o melhor a se fazer é amparar o indivíduo, seus familiares e acompanhantes.

Um olhar mais sensível para a pessoa vai proporcionar confiança, evitando, por exemplo, que ela fique inibida em relatar o que está sentindo. Sendo que, muitas vezes, esse é um fator determinante para o melhor tratamento.

Por último, destacamos que é um trabalho no qual o respeito e a empatia vêm em primeiro lugar, inclusive entre os profissionais de saúde.

Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

Ao adotar a humanização na Enfermagem, os auxiliares, técnicos e enfermeiros conseguem oferecer uma assistência integral aos pacientes. Afinal, eles passam a entender o enfermo em sua totalidade, não apenas com foco na doença ou no quadro clínico, o que vai fazer a diferença no atendimento.

Nesse sentido, as vantagens dessa abordagem são inúmeras, entre elas:

• trabalho em equipe mais coordenado e eficaz, pois há uma melhora na comunicação;
  • ambiente profissional mais harmônico, o que contribui para uma boa saúde mental do enfermeiro, evitando conflitos e estresse;
  • relação de confiança entre paciente e enfermeiro, permitindo que o profissional consiga oferecer um atendimento personalizado;
  • engajamento maior do paciente, contribuindo para um tratamento com melhores resultados;
  • trabalho que segue os princípios éticos da Enfermagem, com respeito total aos enfermos, permitindo ao enfermeiro honrar seu diploma e atuar seguindo as normas de sua profissão;
  • contato mais próximo com acompanhantes e familiares, visto que eles também recebem acolhimento.