Profissões em alta: 5 especialistas requisitados na área da saúde

Publicado por Faculdade IDE em 11 de outubro de 2019
Categorias:
Profissões em alta: 5 especialistas requisitados na área da saúde

As demandas de mercado para profissionais na área da saúde têm se amplificado a cada dia mais. Além disso, com as profissões em alta, as projeções de carreira para o futuro são crescentes.

Isso resulta de alguns fatores, dentre eles: o aumento da expectativa de vida; a inserção contínua de novas tecnologias de assistência médica; a busca cada vez maior por qualidade de vida e bem-estar; entre outros.

Sem dúvida, a expansão desse nicho de mercado leva ao aumento da concorrência entre os profissionais da área. Dessa forma, as exigências de qualificações e desempenho profissional tornam-se cada vez mais robustas. Assim, para crescer profissionalmente, é necessário estar sempre atento às boas oportunidades.

Para ajudá-lo a impulsionar ainda mais sua carreira, mostraremos as profissões em alta, elencando os 5 especialistas mais requisitados na área da saúde. Acompanhe nosso post e confira mais sobre o assunto!

Profissões em alta na área da saúde

Você sabe quais são as profissões que estão em alta na área da saúde? Optar por especializar-se nos ramos que estão sendo mais requisitados no mercado, sem dúvida, é um caminho que levará a consistência e ao sucesso profissional. Isso porque as oportunidades de ascensão na carreira de trabalho serão continuas, para todos os que estiverem devidamente qualificados.

Atualmente, as áreas da saúde que demonstram progressivo crescimento em suas demandas são: Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Farmácia. Nesse sentido, o especialista de cada um desses ramos detém de maiores viabilidades profissionais.

Conheça agora algumas especialidades de cada uma dessas áreas, suas chances de crescimento e sua atuação em cada setor:

1. Profissões em alta: enfermagem

O especialista da área de enfermagem tem um vasto campo de atuação, podendo exercer funções praticamente em todos os lugares onde existam instalações médicas. Além disso, escolas, serviço de saúde domiciliares, clínicas de repouso, também podem demandar por enfermeiros. Assim, a enfermagem é uma das áreas da saúde com maior elasticidade de demanda.

O profissional da enfermagem dispõe de alternativas que abrangem diversas especialidades. Entre elas, destaca-se o curso de Saúde da Mulher, que objetiva formar especialistas em todo o seu ciclo de vida das mulheres na área ginecológica e em obstetrícia. A procura por esse ramo é constante, tendo em vista as necessidades específicas e contínuas da saúde feminina.

Outra opção de curso de grande procura é a pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência. O seu foco é formar enfermeiros para atuarem em unidades de urgência e emergência de hospitais de grande porte e extra-porte. No contexto nacional, a especialidade é sempre muito requisitada, dada a sua abrangência indispensável no trato com os três níveis de complexidade da saúde no país.

Dessa forma, a dinâmica de mercado para a atuação do especialista da área de enfermagem demonstra que as chances de crescimento são continuas. Isso ocorre porque são alocadas diversas oportunidades de enquadramento profissional dentro da grande área da saúde.

2. Profissões em alta: fisioterapia

A fisioterapia é um dos ramos da saúde que tem demonstrado crescente expansão. Além do seu campo de ação já bastante difundido, que engloba a reabilitação e a recuperação dos pacientes, a estética e o bem-estar têm sido especialidades muito demandadas pela área.

O fisioterapeuta tem à sua escolha diferentes especialidades para sua atuação profissional,sendo que a Fisioterapia Dermatofuncional é uma delas. O curso tem a finalidade de direcionar profissionais ao tratamento das difusões no campo da fisioterapia dermatológica, abrangendo toda a sua extensão, complexidade e prognósticos. Com as novidades do mercado e os avanços tecnológicos, essa área tem ganhado destaque na profissão.

Fisioterapia Pélvica e Obstétrica também é um campo de vasta atuação. Contempla o âmbito da ginecologia, urologia, sexualidade, uropediatria, oncologia e coloproctologia, além de sua extensão em fisioterapia obstétrica, voltada para gestação, parto e puerpério. Nesse sentido, o curso tem amplas oportunidades para o desenvolvimento profissional.

Assim, o especialista da área de fisioterapia possui demandas de crescimento profissional em ascensão. Isso acontece à medida que as pessoas estão preocupando-se cada vez mais com sua qualidade de vida, motivando o desenvolvimento crescente de novas especialidades da área.

3. Profissões em alta: educação física

A atividade física é profilaxia para inúmeras doenças e problemas de saúde. Desse modo, o ramo de atuação do profissional de educação física dispõe de especialidades que têm sido muito requisitadas na atualidade.

O educador físico que pretende expandir ainda mais a sua qualificação profissional pode especializar-se em Avaliação e Prescrição do Exercício Físico. O curso tem o objetivo de preparar os profissionais para escolher métodos e realizar avaliações de aptidão física. As especificidades de condições clínicas e fisiológicas das pessoas que procuram as práticas de atividade física exigem continuamente profissionais capacitados.

A pós-graduação em Treinamento Funcional e de Força também tem se destacado no mercado.O ramo visa preparar o profissional para atuar na avaliação, prescrição e orientação do exercício de força e funcional para diferentes públicos. A demanda por academias qualificadas tem crescido e isso prescruta a requisição de educadores físicos especialistas no campo de ação.

Dessa maneira, as perspectivas profissionais para o especialista em educação física também se associam à crescente busca da população por bem-estar e qualidade de vida. Isso fomenta o aquecimento progressivo de seus campos de atuação profissional, especialmente no auxílio da promoção da saúde.

4. Profissões em alta: nutrição

A nutrição é um campo de ampla atuação. Suas especialidades, muitas vezes, trabalham em conjunto com outras áreas. Dietas para questões de saúde específicas, adequação e/ou manutenção para uma vida saudável, fins estéticos, entre outros. A crescente procura por essa especialidade tem mostrado o nutricionista como uma das profissões que também estão em alta.

Diferentes especializações podem contribuir para o aperfeiçoamento do profissional da área de nutrição. Uma delas é a Nutrição e Obesidade: do emagrecimento à bariátrica. O curso tem o objetivo de capacitar o nutricionista com uma visão diferenciada para o tratamento do paciente obeso. São desenvolvidas abordagens que vão desde o surgimento das células adiposas da obesidade até o tratamento nutricional e a cirurgia bariátrica.

O curso de Nutrição aplicada à Prática Esportiva também é uma opção que está em alta. O objetivo do ramo é formar profissionais diferenciados no que se refere à prática do exercício físico e suas adaptações físicas e metabólicas, realizando um plano alimentar que integre o exercício e as condições bioquímicas dos praticantes. O trabalho em conjunto com educadores físicos potencializa as oportunidades do especialista nessa área.

Seja no meio clínico ou esportivo, o especialista da área de nutrição tem um grande potencial para se desenvolver profissionalmente. A atuação do nutricionista perpassa as clínicas, se estendo também para as academias, restaurantes, hotéis, escolas, empresas e hospitais.

5. Profissões em alta: fármacia

O ramo profissional da área de farmácia tem se expandido a cada dia mais para além da atuação nos estabelecimentos farmacêuticos. Também se formam muitas demandas em laboratórios de pesquisas e testes, orientação na fabricação de medicamentos, fármacos, alimentos e cosméticos, serviços clínicos e hospitalares etc.

O curso em Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição Farmacêutica é uma opção de destaque entre as especializações dessa área, tendo o objetivo de capacitar o profissional para o exercício da farmácia clínica com ênfase na prescrição farmacêutica relacionada ao cuidado de problemas de saúde autolimitados. Os empreendimentos farmacêuticos ocupam lugares cada vez maiores no mercado, demandando especialistas para a área.

O curso multiprofissional em Saúde Coletiva também é uma possibilidade de atualização para o farmacêutico. O foco desse ramo é a capacitação técnica, científica e humana para o planejamento e serviços no âmbito da saúde coletiva. A área possui ampla agregação, pois se relaciona com diferentes segmentos e profissões da saúde.

Dessa forma, com o avanço constante das tecnologias, a cadeia de atuação produtiva do profissional de farmácia está continuamente em alta. A capacitação e o aperfeiçoamento do farmacêutico abrem as portas para sua ascensão profissional.

Com o crescimento das demandas na área da saúde, especialmente das profissões em alta, aumentam as oportunidades profissionais. Também, na mesma medida, crescem as exigências por empenho e qualificação. Dessa maneira, escolher uma instituição de ensino com autoridade no segmento é fundamental para o êxito acadêmico e profissional. Assim, o especialista estará bem-preparado para usufruir bem de todas as ocasiões favoráveis que o mercado suscitar.

E aí, gostou do nosso conteúdo? As profissões em alta na área da saúde exigem especialistas competentes. Quer saber mais sobre nossos cursos de pós-graduação e extensão e também conhecer sobre nossa trajetória institucional? Então entre contato conosco!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste