Gestão de tempo: Conheça 7 ferramentas para organizar sua rotina

Publicado por IDE CURSOS em 8 de agosto de 2016
Categorias:
Gestão de tempo: Conheça 7 ferramentas para organizar sua rotina

Você passa toda a semana ocupada e atarefada e, ao final dela, tem a sensação de que não produziu quase nada? E de que, pior, não teve tempo para curtir e relaxar? Pois saiba que você não está sozinha nessa.

Com a quantidade de informações e tarefas que nos chegam diariamente, organizar o tempo de maneira eficiente é fundamental. Acredite: uma boa gestão de tempo pode transformar totalmente a sua rotina! Você passará a ter maior controle sobre sua vida e conseguirá enxergar e aproveitar melhor as oportunidades que aparecerem, inclusive as profissionais.

E por que não utilizar a tecnologia a seu favor nesse sentido? Hoje em dia, existe uma infinidade de ferramentas de gestão de tempo que podem te ajudar, principalmente na hora de organizar o tempo e aumentar sua produtividade. Quer conhecer algumas delas? Então não deixe de conferir nosso post de hoje! Vamos lá?

1. Google Agenda

Oferecido de maneira gratuita e automática para quem já tem uma conta de e-mail cadastrada no Google, o Google Agenda pode se tornar o seu melhor amigo quando o assunto é gestão de tempo. Com ele, é possível organizar todas as suas tarefas e compromissos, dividindo-as em categorias criadas por você, como “profissional”, “pessoal” e “aniversários”, por exemplo.

Como é conectado à sua conta no Google, a agenda pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel, e você pode programá-la para receber um aviso por e-mail sobre qualquer evento ou reunião importante. Além disso, é possível compartilhar sua programação com outras pessoas e agregar eventos de agendas públicas (como uma palestra que você não queira perder, ou um festival na sua cidade).

2. Evernote

O queridinho dos especialistas em gestão de tempo, o Evernote pode ser de excelente ajuda na hora de organizar as milhões de coisas e assuntos que nos chegam diariamente. Com ele, é possível criar listas e anotações de tudo que não está relacionado com tempo, especificamente.

Ao criar uma lista denominada “compras”, por exemplo, você nunca mais esquecerá de comprar nada no supermercado. Isso porque a cada vez que verificar a falta de algo, poderá agregar na mesma hora o item faltante na lista do Evernote. Quando você for às compras, basta acessar a lista específica e conferi-la.

Além disso, o aplicativo permite a criação de notas e lembretes, o salvamento de imagens, áudios e links, e o compartilhamento de documentos com outras pessoas. Sensacional, não é mesmo?

3. Remember the Milk

Esse gerenciador de tarefas superfamoso possui a grande vantagem de poder ser acessado tanto do celular, quanto do computador. Ele combina o calendário com as listas de tarefas, lembretes e cronogramas de forma muito intuitiva, e com ele ainda é possível marcar as tarefas como feitas ou atrasadas, dando um bom panorama sobre como anda sua produtividade.

4. Clear Focus

Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Criada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980, ela é focada na melhoria da gestão de tempo e da produtividade. A técnica é baseada na teoria de que pausas frequentes auxiliam no aumento da agilidade mental, permitindo que você alcance foco total no que está realizando. O método é simples: trata-se da divisão de suas tarefas em blocos de 25 minutos — chamados pomodoros —, com intervalos de 5 minutos de descanso entre eles.

E para controlar melhor o tempo de seus pomodoros, é possível instalar gratuitamente o aplicativo Clear Focus, que nada mais é do que um cronômetro que avisa quando um pomodoro acabou e quando é hora de parar. Nas configurações do aplicativo, ainda é possível programar o desligamento da internet do seu smartphone durante os períodos de trabalho, para que você não seja capturada por nenhuma distração.

5. Rescue Time

Como você gasta, efetivamente, o tempo que tem disponível durante o dia? Como é possível que ele tenha passado tão depressa e que você não tenha produzido quase nada? Se você se faz essas perguntas frequentemente, talvez o Rescue Time seja a solução dos seus problemas!

Por meio do acompanhamento de suas atividades online e em aplicativos no smartphone, o Rescue Time informa exatamente o tempo que você gasta procrastinando (e essa informação pode ser bem assustadora!). Além disso, com ele é possível listar objetivos e registrar seu desenvolvimento no cumprimento das tarefas do dia. Legal, não é?

6. Pocket

Navegando na internet, você acabou se deparando com um conteúdo super legal e interessante, mas que não tem nada a ver com a tarefa que você está executando no momento? Nesse caso, você teria duas opções: parar o que está fazendo para ler o achado, o que atrapalharia a sua produtividade, ou ignorá-lo e, provavelmente, esquecer de conferi-lo mais tarde.

Entretanto, nenhuma dessas alternativas ruins precisa ser realidade se você tiver o aplicativo Pocket instalado em seu computador ou smartphone. Com ele, é possível salvar páginas e links para ler depois, e ainda organizá-los em categorias. Assim, você mantém o foco do que é importante naquele momento, sem deixar para trás as coisas interessantes que encontrar pelo caminho.

7. Neuronal

Para quem tem dificuldades em ser produtivo e focado, uma ótima estratégia é criar mapas mentais. Eles são ferramentas que auxiliam na organização de ideias e reflexões, além de aumentar a capacidade de raciocínio lógico e coesão.

E para quem curte a ideia de mapas mentais, o Neuronal pode ser uma verdadeira “mão na roda”! O programa nada mais é do que um organizador de ideias e fluxos mentais, tornando-os visíveis e palpáveis. Isso auxilia sobremaneira no momento da tomada de decisões importantes em qualquer uma de suas atividades diárias.

Viu só como existem ferramentas de gestão de tempo superinteressantes? Porém, é essencial que fique claro que a gestão eficiente de tempo não é algo que ocorre do dia para a noite, viu? É preciso ter persistência e paciência para criar os hábitos corretamente e incorporá-los de maneira definitiva à sua rotina — geralmente, são necessárias, no mínimo, 5 semanas para que isso ocorra de maneira efetiva.

Mas não desista! As ferramentas de gestão de tempo citadas aqui podem ser extremamente úteis nesse processo! Escolha e teste as que você acha que têm mais a ver com o seu estilo de vida, e experimente mudanças efetivas em sua produtividade!

E então? Gostou dessas dicas? Já conhecia alguma dessas ferramentas? Conte para a gente nos comentários como você faz a gestão de seu tempo e quais ferramentas você utiliza!

 

Posts relacionados