Quando se fala em saúde no Brasil, há muitos desafios para os profissionais da área e, além desses, também é desafiadora a melhoria da relação com o paciente.
Vários problemas dificultam a interação entre ambos e reduzem a satisfação do paciente, como atrasos, falta de clareza nas informações e atendimentos de pouca qualidade.
Por isso, reunimos 11 dicas importantes para contornar esses problemas e contribuir para melhorar esse importante relacionamento de uma vez por todas, por meio de um atendimento de excelência!
1. Mantenha respeito na relação com o paciente
Toda relação, para dar certo, precisa de respeito mútuo. Por isso, durante as consultas é muito importante que o paciente seja respeitado, tanto por você quanto pelos enfermeiros, atendentes e outros funcionários.
Por exemplo, chamar o paciente pelo nome e ser o mais afetuoso possível — mantendo sempre a distância profissional necessária para criar um ambiente mais harmonioso — são formas de deixar o paciente mais tranquilo e confiante.
2. Seja claro e objetivo em seus diagnósticos
Pode acontecer de o paciente se sentir inseguro, ansioso ou triste ao lidar com informações relacionadas a doenças; mesmo porque, na maioria das vezes, ele conhece muito pouco — ou nada — sobre o assunto; enquanto você, por outro lado, o domina muito bem.
Logo, por mais difícil e complicado que seja o diagnóstico, é muito importante ser transparente e dar as orientações necessárias de maneira clara e objetiva. Isso deixará o paciente mais seguro, solidificando a relação entre vocês, o que contribui inclusive para o sucesso de algum tratamento que ele porventura precise realizar.
3. Realize um atendimento humanizado
É extremamente importante que toda a equipe de saúde trabalhe com um atendimento baseado na humanização. Há formas simples de apropriar essa característica no trato médico, por exemplo:
- Sabendo ouvir os pacientes;
- Prestando um atendimento de qualidade;
- Esclarecendo as dúvidas;
- Tendo cuidado de evitar problemas e sabendo contorná-los;
- Mantendo sempre um relacionamento interpessoal com cada um deles;
- Tratando-os como seres humanos providos de emoções e sentimentos.
4. Procure manter um diálogo equilibrado
Obviamente, nem todo paciente é sempre educado. Alguns não sabem questionar com gentileza e outros chegam a ultrapassar os limites da boa relação, podendo ser desrespeitosos.
De toda maneira, quando iniciamos um diálogo, temos formas de minimizar essa diferença de educação, conduzindo a conversa a um nível adequado de polidez. Utilize de algumas estratégias, tais como:
- Saber ouvir mais que falar;
- Não alterar o tom da voz;
- Articular os problemas de forma a tentar minimizá-los com sensatez.
Esse tipo de atitude desarma o outro e, dessa maneira, a conversa ganha mais respeito e tranquilidade.
Além disso, não esqueça que é importante saber ouvir as queixas dos pacientes e compreender suas expectativas, observando com atenção o que for relatado e cuidando para que ambos consigam chegar a um objetivo em comum, que é o de resolver a questão de maneira positiva.
5. Consiga fidelizar o paciente
Uma das maneiras de manter o paciente fiel a você é demonstrar que ele é realmente especial. Você pode fazer isso com grande facilidade. Uma dica é lembrar as datas importantes, como:
- Aniversário;
- Dia dos pais;
- Dia das mães;
- Natal e festas;
- Dia da mulher.
Para facilitar, você pode contar com a ajuda da tecnologia e enviar mensagens, e-mails ou cartões.
6. Respeite a agenda estabelecida
O primeiro contato dos pacientes com a sua clínica ocorre através das marcações de consultas. É também a maneira pela qual eles mantêm seu relacionamento com você durante o tratamento.
Por isso, cuide para que os funcionários sejam efetivos ao lidar com a marcação e a gestão do tempo das consultas. Cada especialidade demanda um tempo para as consultas e, portanto, você deve avaliar:
- Quantos pacientes serão agendados por dia;
- Quais pausas fará durante o dia;
- Qual o horário para atendimento.
Todavia, essas informações devem ser passadas para os funcionários, para garantir organização durante as marcações, deixando o atendimento ainda mais ágil e os pacientes, satisfeitos.
7. Seja um profissional pontual
Não há nada mais desconfortável que ficar horas esperando para ser atendido, em qualquer que seja a situação, não é mesmo? Portanto, reforçando a dica de zelar pela humanização, seja pontual em seus atendimentos.
Desta forma, evite grandes atrasos e, caso ocorram, procure informar seu paciente, explicando-se e se desculpando de maneira respeitosa. Por mais que ele fique incomodado em esperar minutos a mais, se sentirá mais seguro e respeitado ao obter uma receber uma explicação.
8. Cuide da aparência do seu consultório
Outra dica importante é a boa aparência da clínica. Para zelar por ela, mantenha a sala de espera e o consultório limpos, organizados, com boa iluminação e aromatizados para que seu paciente permaneça confortável durante a espera e o atendimento.
Por isso, inclua artigos que tragam maior conforto e bem-estar, como revistas, televisão e música ambiente. Outro bom investimento é criar formas de avaliação, como formulários, para que eles avaliem o seu atendimento e o consultório de maneira geral, atribuindo notas e incluindo observações. Essa é uma ótima maneira de demonstrar que você se importa com a opinião de seus pacientes e que busca manter um atendimento de excelência.
9. Esteja disponível para seu paciente
Você possui horários de lazer e atividades pessoais, claro, e, muitas vezes, não consegue estar sempre disponível para seus pacientes. É bom, todavia, reconhecer que alguns deles vão precisar de você fora do consultório, em casos de emergência.
Com bom senso, é importante que você possa orientá-los nessas situações. Caso não consiga atendê-los de imediato, informe da sua impossibilidade, e recomende o atendimento emergencial — se necessário —, entrando em contato tão logo quanto possível.
10. Ofereça outros meios de comunicação
Para melhorar o relacionamento com seus pacientes, disponibilize meios alternativos de comunicação com o paciente. Treine seus funcionários para que consigam orientar os pacientes sem a sua ajuda, faça folhetos informativos e utilize tecnologias como redes sociais, e-mails, blogs e websites.
Essas são algumas maneiras práticas e interessantes para educar o seu paciente, orientá-lo em relação a boas condutas e deixá-lo mais seguro e confiante, sabendo que pode contar com um profissional que se dedica a ele.
11. Invista no Marketing Pessoal
Existem diversas maneiras de se apresentar adequadamente, melhorando sua imagem e atraindo mais pacientes. Invista em seu marketing pessoal, através de atitudes pontuais:
- Enxergue-se como uma marca;
- Defina seus valores e sua missão;
- Busque impressionar seus pacientes no primeiro contato;
- Planeje maneiras de contornar problemas e agregar mais valor em seu trabalho.
Alguns comportamentos podem ser implementados com simplicidade em seu consultório, melhorando continuamente a relação com seu paciente. Preocupe-se em inserir essas atitudes diariamente na sua rotina e verá o reflexo delas na construção de uma carreira de sucesso.
Sendo assim, melhorar a relação com o paciente é uma questão de profissionalismo e interfere diretamente na imagem do médico. Se você quer acrescentar mais alguma dica que tem praticado, participe da conversa: deixe seu comentário!
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