Como escolher uma pós-graduação? Saiba o que considerar!

Publicado por IDE CURSOS em 14 de julho de 2016
Categorias:
Como escolher uma pós-graduação? Saiba o que considerar!

Devido ao atual momento econômico brasileiro e a alta competitividade do mercado de trabalho, a cada dia é necessário capacitar-se mais e ter alguma especialização para alcançar boas oportunidades de emprego. Dessa forma, uma pós-graduação é a melhor maneira de preparar-se, além de ser um diferencial muito grande para o currículo.

Obviamente, somente o título ou um diploma de um curso de especialização não é suficiente. É necessário muita dedicação e, principalmente, saber escolher a pós-graduação certa. Existem diversos tipos de cursos, inúmeras áreas de atuação e infinitas instituições de ensino superior no país.

Fazer escolhas certas pode ser, muitas vezes, uma tarefa árdua e que exige bastante pesquisa, conversas com profissionais do ramo e busca por informações. Como escolher uma pós graduação? Como tomar a melhor decisão?

Para ajudá-lo nesse momento tão importante, separamos todos os detalhes que devem ser considerados na hora de escolher uma pós-graduação. Confira a seguir!

Determine os objetivos e metas profissionais

O primeiro passo que deve ser dado pelo futuro aluno é estipular todos os objetivos que ele gostaria que fossem alcançados com o curso de especialização. Com a quantidade de instituições existentes no país e a infinidade de propagandas e chamadas virtuais de cursos, é extremamente comum encontrar pessoas que afirmam ter feito um curso de pós-graduação que não valeu em nada.

Portanto, cuidado para não tomar decisões precipitadas ou fazer escolhas erradas. A melhor maneira de evitar esses arrependimentos é determinar quais são as metas a serem alcançados com o curso antes de matricular-se em qualquer instituição. Determine com clareza todos os seus objetivos profissionais para assim traçar o caminho a ser seguido.

É importante saber que cada curso tem um objetivo específico, podendo ser uma especialização em determinado segmento, um mestrado com o intuito de futuramente lecionar ou uma pós-graduação mais voltada para área de gestão. Por isso, antes de optar por qualquer curso, defina quais são seus objetivos profissionais, para depois decidir qual pós atenderá melhor às suas necessidades.

Defina a hora certa

Não adianta matricular-se em uma pós-graduação se você não estiver preparado para fazê-la. Portanto, procure inscrever-se em um curso somente quando estiver com a agenda favorável ou quando perceber que este é o momento certo para estudar. É importante saber também que a hora certa para fazer um curso não depende somente da sua atitude de querer estudar ou sua experiência profissional.

O momento ideal para a pós-graduação também deve levar em consideração o mercado de trabalho. Não adianta investir tempo e dinheiro em uma especialização em uma área que já esteja saturada ou que a demanda por profissionais no mercado esteja diminuindo. A escolha correta do curso aliado com o momento ideal para a realização da pós-graduação pode ser uma ótima forma de alavancar a sua carreira.

Escolha bem a instituição de ensino

Na hora de matricular-se em um curso, a maioria dos profissionais fica em dúvida sobre em consideração a fama e o nome da instituição. Caso você tenha condições de entrar em uma universidade renomada, boa notícia! Grandes centros universitários geralmente possuem excelente estrutura e um corpo docente altamente qualificado. Obviamente, o certificado de uma determinada universidade pode ter maior “peso” no mercado de trabalho ou em algum processo seletivo.

Nem sempre é possível, contudo, arcar com o custo de uma pós-graduação nos grandes centros universitários ou, em alguns casos, pode não existir o curso procurado nestas instituições. Nesses casos o candidato acaba optando por uma faculdade mais nova no mercado, ou até mesmo por alguma que ainda não tenha tanto reconhecimento.

Essas opções são, na maioria das vezes, mais viáveis e também possuem grandes diferenciais. Por serem novas no mercado, elas estão procurando ganhar espaço, e por isso podem ter maior aporte financeiro que as universidades de renome. Assim, é possível ter contato com um corpo docente altamente qualificado e criar uma excelente rede profissional. Vale lembrar que antes de decidir sobre a instituição, o candidato deve procurar informar-se sobre a avaliação do curso e da instituição no Ministério da Educação (MEC).

Pós-graduação lato sensu

Estes cursos funcionam como uma educação continuada da graduação e têm como objetivo aprofundar em áreas específicas e aperfeiçoar a parte teórica/prática do profissional. São ideais para atender às necessidades do mercado de trabalho e capacitação para novos desafios.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados às mais diversas áreas e englobam as especializações, cursos de MBA (Master in Business Administration) e os mais recentes cursos de master. Essas pós-graduações são voltadas para a prática, ou seja, são totalmente dedicadas ao mercado de trabalho.

Esses são cursos ideais para os profissionais que buscam aperfeiçoamento em áreas específicas, um diferencial para promoções ou que pretendem candidatar-se a novas oportunidades. Caso seu objetivo seja alavancar sua carreira, essa é a modalidade de pós-graduação mais indicada.

Pós-graduação stricto sensu

Esta modalidade engloba os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Esses cursos possuem objetivos totalmente diferentes quando comparado às especializações ou MBAs. A pós-graduação stricto sensu é voltada para quem procura seguir carreira acadêmica, ou seja, ser professor ou pesquisador.

Os cursos de mestrado e doutorado não são focados no mercado de trabalho ou na capacitação em alguma área específica, mas para o desenvolvimento de projetos ou pesquisas nas mais diversas áreas. Nesses cursos o profissional adquire conhecimentos para desempenhar funções de pesquisador ou professor universitário, bem como aprofundar os conhecimentos na área de atuação definida pelo candidato.

Obviamente, um mestrado e um doutorado são grandes diferenciais no mercado de trabalho, mas é importante frisar que não são cursos destinados para este propósito, mas sim para a carreira acadêmica. Caso opte em fazer um deles, o ideal é fazê-los somente após alguns anos de experiência profissional, assim você terá maior conhecimento e facilidade para definir a área de especialização.

Pós-graduação a distância

Existem inúmeras instituições que oferecem este tipo de pós-graduação. Cursos a distância são uma ótima oportunidade para pessoas que não conseguem conciliar as aulas com o trabalho ou não têm tempo para assistir as aulas durante a semana. Além disso, os cursos a distância são uma ótima oportunidade de realizar uma pós-graduação em uma instituição muito bem conceituada a um preço mais acessível.

A vantagem desse tipo de pós-graduação é a total flexibilidade de tempo. As aulas são ministradas online e as provas são presencias, geralmente realizadas nos finais de semana, o que evita transtornos aos alunos.

Uma das desvantagens deles é a menor interação com outros profissionais, e com isso menor ampliação do networking, diferentemente das pós-graduações abordadas anteriormente. Outra dificuldade enfrentada é o menor contato com professores, dificultando a solução de problemas ou eventuais dúvidas.

E então? Aprendeu como escolher uma pós-graduação? Entendeu como funciona cada um dos tipos? Comente e compartilhe conosco qual será o sua decisão final e os motivos que o levaram a optar por ela!

Posts relacionados