O cenário já é um pouco melhor, mas ainda existem muitos pacientes preocupados com a pandemia. Esse é um receio natural, principalmente quando avaliamos tudo o que vivemos nos últimos anos.
Mas as crises sempre passam e chegou o momento de começar a se preparar para o pós-pandemia. Afinal, como lidar com os receios dos pacientes? E como ajudá-los a se adaptar ao novo normal?
Se você chegou até aqui, é sinal de que se preocupa com a questão. Por isso, preparamos dicas e informações que lhe ajudarão a se tornar um profissional melhor e mais útil. Confira!
Ninguém esperava, mas um vírus foi capaz de afetar todos os países e gerar transtornos econômicos, sociais, ambientais e, claro, de saúde. Desde o primeiro caso registrado, o mundo literalmente parou para frear o seu avanço.
No Brasil, depois de um 2020 e início de 2021 com milhares de novos casos e mortes, a situação começou a melhorar. Aliás, em outubro, tivemos o menor número de mortes por dia do ano: 176 pessoas.
Esse é um dado que já nos permite respirar um pouco mais tranquilos — afinal, já chegamos a registrar mais de 4 mil mortes diárias, em abril deste ano. Podemos, então, dizer que estamos caminhando para um controle ainda maior!
Com a queda nos índices de casos e mortes por Covid-19, surge a necessidade de pensar no pós-pandemia. Afinal, os profissionais de saúde, tão importantes nos últimos anos, serão ainda mais demandados neste novo cenário.
E como lidar com os pacientes a partir de agora? Nos próximos meses, novas necessidades, angústias e doenças começarão a surgir. São os reflexos de um período complicado e extremamente delicado para a saúde humana.
Até mesmo quem não foi infectado pelo vírus sente na pele suas consequências. Por isso, acompanhe as dicas e aprenda como ajudá-los!
O bom profissional da saúde é visto pelo paciente como uma fonte de informação confiável. Afinal, ele está sempre estudando e se atualizando sobre tudo o que é importante para uma vida plena e saudável.
Sabendo disso, e entendendo o cenário de incertezas do pós-pandemia, é hora de adotar uma comunicação mais eficiente e clara com seu público. Ou seja, enviar apenas informações úteis e que os ajudarão de alguma maneira.
O momento é de otimismo, afinal, estamos vencendo uma pandemia. Sendo assim, envie notícias positivas e que demonstrem os bons resultados alcançados com a vacinação e os demais cuidados adotados.
Evite compartilhar conteúdos alarmantes, principalmente se não tiverem embasamento científico. Lembre-se de que você é um profissional da área e tudo o que diz e repassa tem muito peso na vida dos pacientes.
Esteja pronto para ajudar seu paciente no período pós-pandemia. Seja qual for a sua especialidade, saiba que seu conhecimento e experiência são importantes e podem fazer a diferença para alguém.
Tenha empatia, escute as dores e demandas do seu público e pense em maneiras de ajudá-lo. Quando há pacientes preocupados com a pandemia, uma simples conversa ou uma sugestão de leitura são suficientes para deixá-los mais tranquilos.
As pessoas são especiais e únicas, e a pandemia deixou isso ainda mais claro. Toda vida importa e todo paciente é importante, independentemente de suas queixas ou necessidades.
Exatamente por isso, é essencial investir em um atendimento mais humanizado. Faça com que o paciente se sinta valorizado e esteja à vontade para conversar e encontrar a melhor saída para seus problemas. Veja algumas dicas:
Um dos principais reflexos positivos da pandemia é o amor pela vida. Certamente, todos nós temos uma visão muito mais ampla de como é importante se cuidar e cuidar de quem amamos.
Esse é o momento ideal para incentivar hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física e o abandono de vícios, especialmente o cigarro. Use todo o seu conhecimento e experiência para convencer o paciente sobre os benefícios dessas ações e como isso o ajudará a viver mais e melhor.
Depois de uma longa batalha, finalmente podemos respirar com um pouco mais de tranquilidade. Afinal de contas, os números estão reduzindo com a ampliação de vacinados.
Como profissional da saúde, é possível ajudar de diversas maneiras, e muitas não estão relacionadas à prescrição ou execução de tratamentos e procedimentos.
O que acha de compartilhar conteúdos de entretenimento? Você pode enviar dicas de locais para conhecer e filmes para assistir com a família, por exemplo. São conteúdos leves, mas necessários neste momento.
Seus pacientes estão com medo da pandemia, mesmo sabendo que ela já está em uma fase um pouco mais controlada? Esse é um sentimento comum e que pode afetar a saúde mental de muitas pessoas. Como profissional, é seu papel intervir de forma estratégica.
Em primeiro lugar, sua própria postura pode influenciá-los positivamente. Ou seja, demonstrar que está confiante e tranquilo com o novo cenário é uma ótima estratégia de intervenção.
Além disso, você pode orientar sobre a prática de meditação e a importância de ter uma rotina, especialmente para pacientes que ainda estão em isolamento e são mais idosos. Apesar de simples, essas atividades ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Por fim, não interrompa os seus atendimentos e comunique o paciente sobre folgas e férias. É essencial que ele se sinta seguro e saiba que pode contar com o seu apoio em qualquer circunstância.
Conseguiu entender a como lidar com pacientes preocupados com a pandemia? Neste período de incertezas e dúvidas sobre o futuro, você desempenha um papel fundamental. Tenha consciência disso e adote uma postura otimista e proativa. Seja o apoio para os seus pacientes e os ajude a se preparar para o pós-pandemia.
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Categorias:áreas de saúde
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