Todas as cidades

Blog

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental e como se especializar na área?

Pensando em se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental? Veja este post e descubra por que essa pós tem tudo a ver com você!

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental e como se especializar na área?

A Psicologia é a ciência que estuda os fenômenos psíquicos e comportamentais dos seres humanos por meio de análises aprofundadas das emoções de cada indivíduo. Profissionais graduados na área estão aptos a diagnosticar, tratar e prevenir uma série de doenças e transtornos que envolvem nossa saúde mental. A Terapia Cognitivo-Comportamental, por exemplo, é um dos principais ramos da Psicologia. Se você está se perguntando o que é Terapia Cognitivo-Comportamental, saiba que essa corrente teórica se define por uma abordagem focada no momento presente. É ideal para quem procura terapias voltadas ao tratamento de distúrbios comportamentais, geralmente ocasionados por traumas ou níveis elevados de ansiedade e estresse. Tem interesse no tema e já pensou em se especializar nessa área? Então continue a leitura e entenda por que vale a pena o investimento!

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?

A Terapia Cognitivo-Comportamental, conhecida pela sigla TCC, é um referencial teórico da Psicologia que tem o objetivo principal de intervir em pensamentos, emoções e comportamentos considerados disfuncionais nos seres humanos, como níveis elevados de ansiedade. Essa abordagem desperta bastante interesse tanto nos profissionais da área quanto nos pacientes que buscam acompanhamento terapêutico. Por se tratar de um ramo que se baseia na terapia relacionada ao presente, é natural que o paciente sinta-se mais confortável nesse tipo de tratamento, pois ele refletirá sobre questões profundas de sua existência a partir de vivências do contexto atual. O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por exemplo, é um dos sintomas de variadas disfunções psíquicas que se manifestam no dia a dia do paciente. Vícios, manias e outros transtornos também são indícios claros de que algo não vai bem na saúde mental do indivíduo. Nesse sentido, a busca pelo auxílio terapêutico com base na abordagem comportamental é uma das indicações mais recorrentes dos psiquiatras. Em seguida, pontuamos algumas questões que são frequentemente tratadas na TCC:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • estresse;
  • traumas;
  • lutos;
  • conflitos de família;
  • conflitos de casal;
  • separação e divórcio;
  • problemas de autoestima;
  • necessidade de autoconhecimento.

 

Como é o mercado de trabalho na área?

Um psicólogo especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental tem vaga garantida no mercado de trabalho em saúde. É muito comum o trabalho em consultórios particulares. No entanto, a carreira pública também chama bastante atenção, permitindo atuar em grandes hospitais públicos e órgãos como secretarias municipais de saúde. A área acadêmica é outro setor que desperta o interesse dos psicólogos especialistas. Muitos deles continuam a formação em cursos de mestrado e doutorado, capacitando-se para trabalhar como professores universitários nos cursos de Psicologia mais renomados do país, tanto em universidades públicas quanto em instituições privadas. Qualquer que seja sua escolha, uma coisa é certa: não faltarão oportunidades, pois o cuidado com a saúde mental é uma demanda social urgente. Quem tem uma pós-graduação na área da saúde pode se considerar ainda mais privilegiado nesse sentido, até porque as médias salariais do ramo acompanham o grau de formação do profissional.

Quais são as atribuições do profissional?

A abordagem da TCC parte do princípio de que os distúrbios emocionais são resultantes dos modos como o indivíduo interpreta o que acontece no seu dia a dia. Por isso, a principal função desses psicólogos é ressignificar as percepções dos pacientes em relação a situações afetivas e comportamentais. Dessa forma, é possível “tocar nas feridas” do passado, tratando anseios e outras negatividades que sejam decorrentes disso. Para tanto, o profissional utiliza uma série de técnicas aprendidas durante o curso de especialização, as quais permitem identificar determinados padrões de comportamento e, então, descobrir a origem dos transtornos e propor as reflexões adequadas. Inclusive, nessa abordagem é comum que os psicólogos passem pequenas tarefas de casa aos seus pacientes, de modo que o indivíduo possa refletir sobre como se comporta em relação a algum tema abordado durante a sessão. Essa prática, além de desenvolver o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, traz mais segurança e qualidade de vida para o paciente enfrentar seus dilemas cotidianos. Esse trabalho também é interessante do ponto de vista da autonomia dos pacientes, pois possibilita que eles tomem decisões por si próprios. Afinal, um dos focos da TCC é combater os pensamentos que fazem a pessoa desacreditar de si mesma, os quais, muitas vezes, culminam em práticas de autos sabotagem, porque o indivíduo não se acha capaz. É dever do terapeuta clarear essa visão deturpada, mostrando às pessoas que elas podem modificar esse tipo de percepção ao treinar o autoconhecimento e buscar as transformações comportamentais. As “tarefas de casa” citadas acima são excelentes ferramentas porque colaboram para que o paciente tome inciativa e modifique seus hábitos, analisando suas experiências a cada nova sessão.

Como se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental?

Embora alguns conceitos da TCC sejam abordados na graduação em Psicologia, é somente na pós-graduação que o aluno poderá se aprofundar nessa vertente e se capacitar para exercê-la com maestria. As técnicas de abordagem são complexas e envolvem um entendimento minucioso da mente humana. Por isso, a capacitação é primordial para enriquecer os atendimentos e alcançar os resultados esperados. Isso sem falar que ser um especialista abre muitas portas no mercado de trabalho, elevando o currículo do profissional a um patamar mais sólido e respeitoso. Afinal, ele agora será visto como uma referência naquele assunto. Em seguida, listaremos os principais objetivos da pós em Terapia Cognitivo-Comportamental da Faculdade IDE:

  • debater as bases epistemológicas da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental;
  • compreender os princípios básicos do desenvolvimento cognitivo e emocional, bem como sua interferência no comportamento humano;
  • desenvolver competências relacionadas ao processo clínico, como avaliação, conceitualização de caso e elaboração de plano de tratamento;
  • apreender os principais protocolos interventivos da TCC contemporânea, observando sua aplicabilidade em diferentes contextos.

Após entender o que é Terapia Cognitivo-Comportamental, que tal iniciar uma pós-graduação na área? Para decidir a melhor instituição para realizar o curso, é importante analisar alguns aspectos, como grade curricular do curso, qualidade do corpo docente e a reputação da faculdade. Essas características são fundamentais para você obter um diploma de peso no mercado e oferecer o que há de melhor aos seus pacientes. Este curso está disponível aqui, na Faculdade IDE. Somos uma instituição de ensino superior voltada à área da saúde, com presença em oito estados do Norte e Nordeste e mais de treze anos de atuação no mercado. Dessa maneira, nosso principal diferencial é enxergar o conhecimento como a porta de entrada para grandes mudanças, por isso estamos totalmente focados em proporcionar ensino de qualidade por meio de uma equipe atenciosa e de conteúdos relevantes à sociedade. Acreditamos fortemente que um bom trabalho em conjunto permite a cada estudante construir seu próprio caminho — inclusive, conquistamos 98% de aprovação entre os alunos. Portanto, conheça nossas especializações em Psicologia e invista em uma trajetória de sucesso!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS