Como me preparar o mercado de trabalho na atualidade?

Publicado por IDE CURSOS em 14 de julho de 2016
Categorias:
Como me preparar o mercado de trabalho na atualidade?

A competitividade é uma das principais características do mercado de trabalho na atualidade. Cada vez mais, as empresas exigem que o candidato tenha conhecimento e experiência sólidos, sendo mais rígidos conforme o nível de responsabilidade da vaga ofertada. Como se destacar nesse cenário?

Apesar de ser uma tarefa árdua, é possível conquistar e garantir a estabilidade profissional por meio do constante aprimoramento das habilidades técnicas. O mercado de trabalho contemporâneo quer mais que um diploma de graduação: existe uma forte escassez de especialização – e é aí que você deve concentrar seus esforços.

Quer saber como se transformar nessa profissional que as empresas tanto procuram? Você está no lugar certo! Confira aqui o que precisa ser feito para ganhar evidência no mercado.

Mostre que você está em movimento

Para se tornar uma profissional qualificada, é preciso “apertar o botão F5” constantemente. Isso quer dizer que, mesmo se você tiver muita experiência prática, é fundamental buscar novas fontes de aperfeiçoamento teórico na sua área de atuação.

Atualmente, existem diversas maneiras de obter conhecimento extra: por meio de eventos, palestras e cursos específicos – como os de especialização e pós-graduação. Veremos mais para frente como escolher o curso perfeito, mas tenha sempre em mente o seguinte: apenas participando dessas atividades você poderá conhecer algumas das metodologias mais inovadoras no segmento da saúde.

Além de se capacitar para atender às novas demandas sociais, você poderá comprovar ao futuro empregador que não espera a necessidade ficar evidente para tomar uma providência. Pelo contrário: você é engajada com seu trabalho e sabe que é melhor prevenir do que remediar.

Faça a especialização certa

Já falamos aqui que o mercado de trabalho na atualidade é competitivo e com pouca oferta de mão de obra qualificada. Mas isso não é motivo para fazer todos os cursos que aparecerem na sua frente: seja objetiva e escolha a área que realmente desperta o seu interesse.

Por exemplo: vamos supor que você queira trabalhar com fonoaudiologia. Nesse ramo, você pode optar por atuar com crianças, idosos e até mesmo auxiliar adultos com necessidades especiais a se comunicar no ambiente de trabalho.

Outra alternativa é seguir uma linha mais administrativa. Você sabia que hoje em dia as empresas têm investido bastante em saúde no trabalho? Talvez essa pode ser a deixa para você encontrar uma nova maneira de aplicar seus conhecimentos em saúde.

Enfim, você tem um leque enorme de opções para escolher. Por isso, não tenha pressa e encontre a área com a qual você mais se identifique.

Escolha uma instituição qualificada

Tão importante quanto definir a área de especialização é selecionar o lugar onde você vai estudar. Atualmente, existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos de pós-graduação e especialização na área da saúde. Mas como saber qual é a melhor? Fazendo uma pesquisa detalhada na internet e com ex-alunos, se for possível.

Muitos profissionais se deixam levar por fatores como o preço acessível ou pela fama da instituição na hora de escolher onde adquirir seu novo diploma. No entanto, esses são apenas dois itens de uma extensa lista que precisa incluir grade curricular atualizada, corpo docente com profissionais atuantes no mercado, entre outros detalhes.

Por isso, verifique se o estabelecimento de ensino é reconhecido pelo Ministério da Educação e se ele tem capacidade estrutural para garantir um bom desempenho aos seus alunos.

Nem sempre um curso barato é vantajoso, assim como um de custo elevado não é garantia de conteúdo de alto padrão. Lembre-se que é o seu dinheiro e o seu futuro que estão em jogo: saiba onde aplicá-los para ter o retorno que você quer e merece.

Seja fiel à sua história

Quais elementos formam um profissional completo: as qualidades ou os defeitos? Se você escolheu a primeira opção, então é hora de ampliar um pouco mais os seus horizontes. Isso porque, assim como na esfera pessoal, não existem pessoas perfeitas no mundo corporativo – e muitos profissionais perdem oportunidades incríveis por não aceitarem esse fato.

Quando for questionada sobre erros cometidos em uma entrevista, não tente fugir da resposta ou criar uma solução que você acredita que agradará ao recrutador. Seja honesta consigo mesma e exponha a situação com integridade, mostrando os ensinamentos que você obteve com aquele problema.

O mercado de trabalho procura por profissionais com sede de aprendizado, tanto no que diz respeito às práticas laborais, quanto nos desafios diários do relacionamento com colegas e com o paciente.

Ofereça sempre o seu melhor

É complicado mantermos a motivação em alta quando não estamos 100% satisfeitos com nosso emprego, seja por questões financeiras ou por falta de crescimento profissional. Só que fazer um trabalho mais ou menos é ainda mais prejudicial, principalmente para você.

Aproveite o dia de hoje e faça a diferença! Por exemplo: se você sabe que mudando os medicamentos de lugar na prateleira o atendimento será mais rápido, então ofereça essa sugestão para a chefia. Apareceu algum paciente se queixando de problemas vocais que você já teve? Compartilhe sua experiência com ele.

A capacidade de sair do básico e oferecer ideias eficientes, é a menina dos olhos de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. A preparação para o mercado de trabalho tem de ser feita no presente. Esperar a oportunidade ideal para dar o melhor de si é uma perca de tempo: lá na frente, adivinha quem os recrutadores vão consultar para saber mais sobre você?

Uma das principais vantagens do mercado de trabalho na atualidade é que a necessidade de capacitação é permanente. Ou seja: não existe tempo perdido – quando se trata de conhecimento, a hora perfeita para começar é agora!

Consulte sua experiência, habilidades e pesquise muito bem antes de escolher o tema da sua especialização. Só não deixe de fazê-la! Apenas frequentando o ambiente estudantil você poderá ter acesso às metodologias mais inovadoras no segmento da saúde. E somente com bagagem intelectual é possível oferecer ao paciente o melhor tratamento do mercado.

E aí, está pronta para reciclar seus conhecimentos? Compartilhe conosco como você surpreenderá o mercado de trabalho nos comentários!

Posts relacionados