Farmácia Hospitalar e Clínica: 4 motivos para se especializar

Publicado por Faculdade IDE em 18 de novembro de 2019
Categorias:
Farmácia Hospitalar e Clínica: 4 motivos para se especializar

A Farmácia Hospitalar e Clínica é uma área de grande importância dentro de ambientes que visam ao cuidado da saúde. Afinal, é a responsável por administrar os fármacos e substâncias que serão usados para o tratamento dos pacientes. Ou seja, a sua maior função é oferecer possibilidades de terapia e cura para as pessoas que estão internadas, por meio dos medicamentos.

Além do mais, essa é uma ótima opção de curso para pós-graduação na área da saúde. Tendo em vista a alta demanda do mercado e as diversas vantagens que esse setor oferece, essa especialização trará boas perspectivas para a sua carreira.

Por esse motivo, reunimos as principais informações sobre esse curso neste artigo. Quer saber mais sobre os benefícios de estudar Farmácia Hospitalar e Clínica após a sua graduação? Então, continue a leitura!

Conheça o curso de Farmácia Hospitalar e Clínica

O curso de especialização em Farmácia Hospitalar é voltado para os farmacêuticos formados que têm interesse em atuar no setor. Desse modo, exercendo inúmeras atividades de caráter técnico-científico relacionadas a essa área de conhecimento.

As suas principais funções são garantir que os pacientes estão recebendo a terapia farmacológica adequada, priorizar a qualidade e segurança dos medicamentos, acompanhar a equipe de saúde, realizar atividades de investigação científica, executar a aquisição, o controle, o armazenamento e a distribuição dos remédios — inclusive os mais valiosos —, orientar o time de atendimento etc.

A grande vantagem de cursar essa especialização é o amplo mercado de trabalho que espera os graduados. Constituído por clínicas, hospitais, empresas, secretarias de saúde, além das demais vagas nos setores públicos e privados voltadas para o cuidado da saúde.

Durante o curso, o aluno se deparará com disciplinas multidisciplinares, voltadas para a capacitação de assistência farmacêutica, farmacologia, gestão de pessoas, atenção ao paciente, etc. Por esse motivo, algumas das disciplinas ministradas no curso são:

  • gestão de qualidade;
  • logística;
  • metodologia científica;
  • segurança do paciente;
  • infecção hospitalar;
  • farmacovigilância;
  • farmacoeconomia;
  • interações medicamentosas.

4 motivos para se especializar em Farmácia Hospitalar e Clínica

Com o crescimento das possibilidades de acesso a uma boa qualidade de serviços de saúde, o ramo da Farmácia Hospitalar e Clínica se tornou cada vez mais necessário para a organização dentro desses ambientes e para assegurar o melhor tratamento a cada um dos pacientes.

Desse modo, elevou-se também a procura por profissionais aptos para lidarem com os desafios dessa área, muitas vezes, considerada complexa. Para isso, é necessário comprometimento para dedicar ao trabalho, sem tirar o foco do paciente.

E foi assim que os benefícios de trabalhar nesse setor ficaram cada vez mais explícitos. A seguir, confira 5 bons motivos para se especializar em Farmácia Hospitalar e Clínica e ter sucesso na carreira!

1. Alta demanda do mercado

A demanda por essa profissão no mercado aumentou bastante à medida que foram surgindo novos centros hospitalares, de caráter público e privado, e se aprimoraram a qualidade dos serviços naqueles já existentes.

Dessa maneira, teve-se a noção de que um profissional especializado em selecionar e organizar os fármacos corretamente era extremamente necessário para evitar perdas, reduzir os erros e problemas no tratamento, aumentar as chances de cura dos pacientes, entre outras vantagens.

Por essa razão, as oportunidades de emprego são altas para uma pessoa que tem conhecimentos e habilidades comprovados em Farmácia Hospitalar e Clínica. Sendo assim, vale a pena investir em uma especialização nessa área.

2. Valorização do profissional

Como essa é uma área do conhecimento muito necessária e ainda é raro encontrar muitos profissionais com domínio sobre o assunto, o farmacêutico hospitalar se tornou uma profissão muito mais valorizada.

Uma pessoa apta para lidar com as atividades do cotidiano farmacêutico nos ambientes hospitalares tem muito prestígio no setor da saúde e certamente recebe consideráveis retribuições — tanto na remuneração quanto no status.

3. Oportunidade de ajudar as pessoas

Um dos principais motivos que levam os alunos a buscarem o ramo da saúde para estudo e trabalho é o fato de que eles se tornam capazes de contribuir para o bem-estar do público em geral. O prazer de ajudar a pessoa compensa todo o esforço e serve como motivação para enfrentar os desafios da profissão.

Ao realizar um curso de pós-graduação lato sensu em Farmácia Hospitalar e Clínica, é possível cumprir o propósito de cuidar dos pacientes, promovendo mais qualidade de vida por meio do tratamento mais adequado.

4. Mais experiência e conhecimento sobre o assunto

Saber mais sobre a sua área do conhecimento também é estimulante e prazeroso. Muitas vezes, apenas a curiosidade de conhecer melhor a teoria dos fármacos utilizados em ambientes hospitalares é o suficiente para fazer com que alguém busque esse curso.

Sem mencionar que a vivência no dia a dia, que coloca em prática tudo o que foi aprendido em sala de aula, é capaz de agregar muito no currículo de um profissional e fazer com que ele tenha mais experiência e domínio sobre o assunto.

Ser um profissional da saúde, na maioria das vezes, não é uma tarefa fácil. Contudo, é um trabalho considerado muito nobre por praticamente todas as pessoas, justamente devido ao seu serviço de dedicação à saúde e ao bem-estar da sociedade.

Por esse motivo, procurar um curso de pós-graduação para se especializar em Farmácia Hospitalar e Clínica é uma ótima alternativa para complementar os seus conhecimentos e contribuir para o tratamento, cura e bem-estar dos pacientes que estão internados. Assim, além de salvar vidas, você ainda trabalha na área que proporciona satisfação e alegria. Portanto, não perca tempo e busque já uma instituição de ensino para iniciar o mais rápido possível os seus estudos.

Tem interesse em saber mais sobre como estudar nessa área? Então, entre em contato conosco! Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Redimensionar Fonte
Contraste