Impulsione sua carreira médica seguindo estas 7 dicas

Publicado por em 17 de junho de 2020
Categorias:
Impulsione sua carreira médica seguindo estas 7 dicas

Seguir a carreira médica é uma ótima escolha, graças aos privilégios e à importância dessa profissão para a sociedade. No entanto, diante da concorrência no mercado, é sempre importante tomar algumas atitudes que não apenas ajudem você a se destacar em sua carreira médica, mas que também contribuam para que o seu atendimento seja cada vez mais atual e de qualidade.

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem cerca de 500 mil médicos ativos no Brasil. Isso indica a necessidade de ter um diferencial competitivo, principalmente na hora de projetar a sua vida profissional a longo prazo.

Por esse motivo, neste post, vamos dar 7 dicas que vão ajudá-lo a impulsionar a sua carreira médica e alcançar os seus objetivos profissionais. Confira!

1. Invista em especialização

Aprofundar o seu conhecimento e atualizar as suas técnicas é de grande importância para a sua vida profissional. Por isso, investir em uma especialização na área da saúde, principalmente após os primeiros anos de graduação, vai ser um grande diferencial em sua carreira.

Assim você conseguirá mais autoridade e conhecimento específico acerca de um setor, isso trará benefícios aos seus pacientes, que terão um médico especializado para prestar atendimento. Um curso de especialização ainda pode alavancar a sua carreira com mais reconhecimento, aumento da remuneração e ascensão profissional.

Além do mais, lembre-se sempre da importância dos cursos de extensão para o seu currículo e faça o possível para aprender novos conteúdos periodicamente. Isso ainda lhe trará mais confiança para disputar vagas no mercado de trabalho.

2. Faça um bom networking

Engana-se quem pensa que o networking é uma ferramenta dispensável para a medicina. Conhecer novas pessoas e fazer contatos com outros profissionais da saúde tem muito a agregar na sua experiência como médico. Primeiramente porque permite a troca de conhecimentos, o que é essencial para expandir as suas capacidades.

Além disso, o networking é de grande utilidade se você tem o objetivo de abrir um consultório. Ele pode lhe proporcionar parcerias, ajudar para a sua inserção no mercado, contribuir para a indicação, entre diversos outros benefícios.

3. Participe de congressos e outros eventos da área

Congressos, feiras e demais eventos são grandes oportunidades para a sua vida profissional. Inclusive, se o seu objetivo é ampliar o networking, saiba que esse é um ótimo espaço, tendo em vista que reúne diversas pessoas de áreas que lhe interessa.

Eventos da área da saúde também costumam apresentar as novidades do mercado, o que é uma vantagem competitiva, pois permite que você mensure quais são os setores com mais chances de sucesso para investir, baseando-se nas atualidades.

Além do mais, esses são ambientes de grande troca científica e tecnológica, conhecimentos imprescindíveis para se destacar em sua área, aprimorar o seu atendimento e oferecer aos seus pacientes o que há de melhor no setor da saúde.

4. Conheça sua missão e seu propósito

Não tem como chegar a algum lugar sem saber para onde quer ir, não é mesmo? Por isso, antes de tudo, entenda quais foram os motivos que o levaram a optar pela carreira médica. Ainda, reflita sobre quais são os seus objetivos enquanto profissional e quais os resultados que você pretende alcançar após um determinado tempo atuando.

Ponderar todos esses pontos e, se possível, reuni-los em um documento é fundamental para nortear as suas decisões de carreira. Ademais, um plano de negócios bem-definido, mesmo para um consultório médico, é essencial para transmitir mais segurança aos seus pacientes. Sem contar que mesmo que você não queira empreender, ter uma missão e um propósito traz mais valor ao seu serviço e passa mais confiança na hora de procurar ou manter um emprego.

5. Aprenda sobre negócios

Provavelmente, durante o seu curso, você não aprendeu muitas disciplinas sobre negócios, não é mesmo? Entretanto, esse conhecimento é indispensável para montar e gerenciar adequadamente um consultório, que é praticamente uma empresa.

Até mesmo se você não pretende montar um negócio, as noções de empreendimento são cruciais para gerenciar as suas finanças pessoais. Elas também podem ser usadas para que você estabeleça um plano de carreira eficiente e fácil de ser alcançado.

Para isso, é preciso saber da importância de realizar um planejamento detalhado com as metas que você deseja alcançar e se organizar para traçar um caminho que o leve até a elas. Além disso, é importante estar disposto a fazer as adaptações necessárias para se manter estrategicamente presente no mercado e aceitar críticas construtivas que ajudem você a alavancar sua carreira na área da saúde.

6. Atualize-se constantemente

Lembra-se de que a especialização e os eventos da área são necessários para se atualizar? Isso reforça a importância de estar sempre por dentro das novidades do setor da saúde.

Para isso, é indispensável ler diariamente artigos sobre o seu ramo de atuação, pesquisar como o seu campo pode se integrar com outros setores, acompanhar as notícias do país e do mundo. Além disso, busque sempre caminhar junto à sociedade, aprendendo como prestar um atendimento inclusivo e demonstrar isso aos seus pacientes ou potenciais clientes.

7. Gerencie seu tempo

Acima de tudo, é importante saber conciliar a sua vida pessoal com a profissional. Afinal, de que adiantaria alcançar vários objetivos em sua carreira, sem poder dividir as conquistas com pessoas queridas, não é mesmo?

Por isso, faça o máximo possível para se organizar no dia a dia e ter tempo de realizar as suas atividades profissionais, manter-se assíduo nos estudos e na leitura, cuidar da própria saúde (física e mental), praticar algum passatempo, ficar com a sua família e descansar adequadamente.

Pode parecer muita coisa para uma só pessoa, mas, acredite, é possível gerenciar o seu tempo e conquistar os seus objetivos pessoais e profissionais ao mesmo tempo, sem deixar de lado a qualidade de vida. Lembre-se de que o seu bem-estar é fundamental para se tornar um grande médico, por isso, dê sempre atenção às coisas essenciais na vida.

Impulsionar a sua carreira médica exige dedicação e muito estudo. Com essas dicas, você pode começar a realizar um planejamento para atingir as suas metas e chegar cada vez mais perto da sua realização profissional.

Gostou das dicas? Quer ler mais sobre o assunto? Então confira como e quando realizar a pós-graduação em Medicina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste