Todas as cidades

Blog

Cursos na área de saúde: saiba quais são os mais procurados

Selecionamos os cursos na área de saúde mais procurados e explicamos um pouco mais sobre cada um deles. Leia e saiba mais sobre cursos na área de saúde.

Cursos na área de saúde: saiba quais são os mais procurados

Ter uma especialização é algo que acrescenta muito na vida profissional de um indivíduo. Isso porque, com isso, ele demonstra ter mais conhecimento sobre um determinado assunto, o que transmite mais confiança aos contratantes. Por isso, é uma boa ideia ficar atento aos cursos na área da saúde. Esse é um setor com uma alta demanda de profissionais. Afinal, é praticamente impossível que alguém consiga viver sem nunca precisar de algum atendimento médico, independentemente da área. Ou seja, além de terem uma profissão de muito prestígio, pessoas que atuam cuidando da saúde de outras são extremamente necessárias para a sociedade. Por isso, neste post, selecionamos os cursos de alta procura na área da saúde e vamos descrever um pouco mais sobre cada um deles. Acompanhe e saiba mais!

Nutrição

O nutricionista é o profissional responsável por entender as demandas nutricionais necessárias para o organismo de cada pessoa e orientar acerca da alimentação mais adequada e das práticas que favorecem a saúde e o bem-estar no dia a dia das pessoas. Atualmente, cerca de um quinto da população brasileira sofre de obesidade — um problema, muitas vezes, causado por conta dos maus hábitos alimentares. Essa é apenas uma das doenças que atingem as pessoas e que podem ser tratadas com o auxílio de um nutricionista. Além dessa, podemos citar a desnutrição, anorexia ou bulimia (junto da ajuda de um profissional da mente, como psiquiatra ou psicólogo), anemia, entre várias outras. O nutricionista também pode dar assistência às pessoas que estão há muito tempo em estado de internação, como a UTI. Essa área é conhecida como Nutrição Hospitalar e tem como objetivo ajudar na recuperação desses pacientes, impedindo que cheguem ao estado de desnutrição. Outra especialização muito procurada é a Nutrição Esportiva. Algumas das características presentes em estudantes de Nutrição são o interesse pelo funcionamento do organismo e como as substâncias presentes nos alimentos atuam nele, a facilidade de lidar com pessoas, a preocupação com a saúde, alimentação e bem-estar do próximo, entre outras. O curso de nutrição tem duração média de 4 anos e aborda matérias do eixo biológico, como bioquímica, fisiologia, anatomia, entre outras. A área de atuação envolve diversos eixos, como instituições hospitalares, clínicas, restaurantes, clubes, empresas de caráter público ou privado, entre outras.

Psicologia

O profissional da Psicologia tem como objetivo estudar o comportamento, emoções e fatores psicológicos relacionados ao ser humano. Com isso, é possível fazer o tratamento e acompanhamento de transtornos mentais e distúrbios de personalidade, por meio da análise da origem e das causas que conduzem as atitudes e pensamentos de uma pessoa. Esse profissional tem sido cada vez mais necessário na sociedade. Com o aumento do uso da tecnologia, rotinas atarefadas, relações sociais superficiais, entre outros problemas que afligem as pessoas, transtornos como a ansiedade e depressão são frequentemente diagnosticados no país. Algumas das características importantes para esse profissional são a capacidade analítica dos fatos, comunicação clara e aberta, habilidades de ouvir com atenção e sigilo profissional. O psicólogo pode atuar em diversas áreas, não apenas em consultórios. Por exemplo, escolas, instituições de recuperação e reabilitação, empresas e hospitais são locais em que os conhecimentos podem ser aplicados.

Enfermagem

Assim como a medicina, a enfermagem se divide em diversas áreas de cuidado, como clínica, psiquiátrica, pediátrica, obstétrica, forense, estética, cirúrgica, neurológica, entre muitas outras. O enfermeiro é capaz de atuar em hospitais, clínicas, UTI, órgãos de saúde pública, ambulatórios, centros de estética, saúde da mulher e até mesmo em atendimento home care. A profissão é dedicada à promoção e manutenção da saúde das pessoas por meio da administração de medicações, curativos, higiene, alimentação e outros aspectos que ajudam a restabelecer o bem-estar do paciente. Ter resiliência, proatividade, paciência, inteligência emocional, flexibilidade, atenção e respeito com as pessoas é fundamental para se sair bem nessa profissão. Afinal, ela lida diretamente com a vida e bem-estar do paciente. O enfermeiro pode atuar também na gestão de hospitais ou setores como a educação, quando é licenciado, ministrando aulas em cursos da área da saúde. A graduação dura em média 5 anos e é durante o curso que o aluno tem contato com disciplinas teóricas e práticas relacionadas aos cuidados com a saúde.

Fisioterapia

A fisioterapia é a área da saúde dedicada à recuperação da movimentação dos pacientes. Muitas vezes, atua com a prevenção ou tratamento de lesões nas articulações, ossos e demais estruturas que facilitam a mobilidade do corpo. Ser observador, conseguir se comunicar com facilidade, ter um bom controle motor e disposição física são algumas das características principais desse profissional. Durante o seu trabalho, ele pode lidar com o tratamento de pessoas que sofreram lesões que comprometeram a sua autonomia ao se movimentar, seja de origem externa, como acidentes de carro ou quedas, ou interna, como acidente vascular encefálico (AVE). As especializações em Fisioterapia que merecem atenção são a Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia e a Fisioterapia em Urologia, Ginecologia e Obstetrícia. Ambas são áreas que tiveram crescimento no mercado nos últimos anos, principalmente, por conta do avanço da tecnologia aplicada à saúde e pela ascensão de equipes multiprofissionais em clínicas e hospitais. A graduação tem em média 5 anos de duração, e o aluno terá contato com disciplinas que tratam de anatomia, neurologia, ortopedia, traumatologia, pneumologia, entre várias outras do eixo das biológicas.

Farmácia

Essa área tem aplicação na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. É a principal responsável pela produção de remédios, produtos de higiene e estética, pesquisas acerca da atuação de substâncias no organismo e análises clínicas. Um farmacêutico pode trabalhar em laboratórios, fábricas, hospitais, clínicas e em farmácias. Essa é uma boa profissão para investir principalmente pelo fato de que o avanço da tecnologia permite a criação de fórmulas e medicações que promovem o bem-estar de diversos pacientes, contribuindo para o tratamento de inúmeras doenças. O curso de graduação também tem cerca de 5 anos e têm bastante foco em disciplinas relacionadas às ciências da natureza (biologia, química e física). Um farmacêutico, geralmente, é uma pessoa analítica, aplicada nos estudos, tem bastante raciocínio lógico e capacidade de criação e inovação. Apesar de ser um segmento que enfrenta diversos desafios, como a falta de incentivo à ciência no Brasil — que está intimamente relacionada com o setor da saúde —, essas profissões ainda são de grande prestígio e utilidade na sociedade. Por isso, buscar saber mais sobre os cursos na área da saúde pode ser um diferencial para que você encontre a sua vocação. Para saber mais sobre cada um desses cursos, siga o nosso Instagram e descubra o que podemos oferecer para a sua carreira acadêmica e profissional!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS