Por que atuar no departamento de recursos humanos? Entenda mais

Publicado por em 1 de julho de 2020
Categorias:
Por que atuar no departamento de recursos humanos? Entenda mais

Independentemente do porte de um negócio, ele só terá bons resultados se os seus colaboradores trabalharem da maneira correta e estiverem satisfeitos com a empresa. Nesse contexto, ganha destaque o departamento de recursos humanos, que realiza a gestão estratégica das equipes.

Se você gosta de trabalhar para o bem-estar das pessoas e busca uma área com um mercado de trabalho sempre aquecido, pode apostar no RH. Quer entender melhor como é a atuação desse setor, qual a diferença dele para o departamento pessoal e como se preparar para fazer uma carreira de sucesso nesse segmento? Então não perca o post que preparamos para você!

O que faz um departamento de recursos humanos?

É o setor responsável pelo gerenciamento dos colaboradores de uma empresa. O gestor de RH funciona, na verdade, como um elo entre os profissionais e a direção e atua para que as equipes possam trabalhar em um ambiente adequado e também se desenvolver na organização.

Dessa forma, o dia a dia do departamento de recursos humanos inclui uma série de atribuições, entre elas:

  • realização de procedimentos de recrutamento e seleção;
  • elaboração de planos de carreira;
  • zelo pelo bem-estar dos colaboradores, com um trabalho que engloba a saúde ocupacional, ambiente organizacional, entre outros pontos;
  • desenvolvimento de programas voltados para a qualidade de vida do colaborador;
  • elaboração de pesquisas de satisfação junto às equipes;
  • mediação de conflitos entre profissionais;
  • participação em discussões sobre políticas salariais;
  • análise do desempenho do colaborador;
  • retenção de talentos;
  • acompanhamento de treinamentos;
  • promoção da cultura organizacional.

Perfil do profissional de RH

Como se vê, é uma área bastante dinâmica e de muitas responsabilidades. Dessa maneira, o profissional interessado em atuar no departamento de recursos humanos precisa ter senso de liderança e também gostar de lidar diretamente com pessoas. Assim, se dá bem na carreira quem desenvolve a empatia para saber se colocar no lugar do outro.

É necessário também desenvolver outras competências, como a inteligência emocional para evitar agir por impulso e enfrentar momentos de tensão. Ainda é fundamental apresentar boa comunicação para saber dar feedbacks, cultivar um bom relacionamento interpessoal e ser imparcial, principalmente nas situações em que é preciso mediar conflitos entre os colaboradores.

Qual a diferença entre departamento pessoal e recursos humanos?

Uma confusão bastante comum é considerar que o setor de recursos humanos e o departamento pessoal são áreas iguais. Apesar de cuidarem dos interesses dos colaboradores, há diferença entre eles.

O RH se volta mais para a gestão de pessoas e relações humanas, ou seja, para o desenvolvimento e bem-estar de um profissional na empresa. Cabe a esse setor fazer os processos de seleção e criar programas focados em equipes que tenham um bom relacionamento e satisfação em trabalhar no local.

Já o departamento pessoal é um setor mais burocrático. Trabalha para os colaboradores, porém com questões como folha de pagamentos, registros na carteira de trabalho, trâmites e documentos para a admissão e demissão, entre outras rotinas.

O que ocorre é que o departamento de RH é mais amplo e pode englobar, em suas atividades, as tarefas do departamento pessoal.

Como é o mercado para essa área?

Ficou interessado em trabalhar no departamento de RH, mas ainda tem dúvidas sobre as perspectivas profissionais da área? Saiba que é um mercado bastante em alta, visto que esse setor é cada vez mais valorizado pelas empresas, inclusive as de pequeno e médio porte.

Isso porque elas sabem que é preciso ter profissionais voltados para a gestão de suas equipes. Com isso, você garante mais produtividade e pessoas que atuam de acordo com a cultura e política da organização.

Não adianta ter o colaborador mais qualificado se ele não executa suas atividades seguindo os valores e preceitos da empresa. Assim, o setor de RH ganha um papel especial, já que tem como objetivo alinhar a equipe com os propósitos da organização.

É possível atuar como assistente, analista, superior e gestor de RH, cada cargo de acordo com a qualificação e experiência do candidato. Quem preferir, pode ainda buscar uma formação na área e atuar na consultoria em recursos humanos.

Como atuar na área de recursos humanos?

Quer saber qual caminho trilhar para entrar na área de RH? O primeiro passo é buscar uma graduação na área. O interessante é que o aluno pode fazer o curso de Gestão em Recursos Humanos, com as vantagens de ser um tecnólogo e ter curta duração: em apenas dois anos você já está com o diploma em mãos e pode começar uma carreira de sucesso no setor.

O diferencial é que as graduações nessa modalidade são formatadas para atender às necessidades do mercado. Assim, os temas abordados têm um viés mais prático. O que isso quer dizer? Que o aluno já sai preparado para a rotina profissional e desafios da área.

Na Faculdade IDE, por exemplo, a graduação tecnológica em Gestão de RH conta com uma matriz curricular completa, que acompanha as principais tendências da área de recursos humanos. Dessa forma, aborda disciplinas, como:

  • Gestão de Pessoas;
  • Psicologia e Comportamento Organizacional;
  • Direito Trabalhista e Previdenciário;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Modelos de Gestão;
  • Clima e Cultura Organizacional;
  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes;
  • Gestão de Cargos, Carreira e Remuneração;
  • Coaching Pessoal e Profissional;
  • Gestão da Informação em Recursos Humanos;
  • Técnicas de Negociação e Mediação de Conflitos;
  • Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas;
  • Gestão Estratégica;
  • Empreendedorismo;
  • Comunicação Empresarial e Endomarketing
  • e muito mais!

Graduação em Recursos Humanos

A ideia desse curso superior é formar um profissional capacitado para implantar ações voltadas para a melhoria do ambiente organizacional, mas que, ao mesmo tempo, estejam de acordo com as táticas da empresa.

Se você gosta de trabalhar com pessoas e busca um cargo mais estratégico, pode apostar no departamento de recursos humanos. O mercado de trabalho para a área é altamente promissor. Para conseguir as melhores oportunidades no setor, a dica é procurar um curso superior de qualidade, como o oferecido pela Faculdade IDE.

Quer saber como começar a graduação na área? Então entre em contato com a Faculdade IDE, inscreva-se na graduação em recursos humanos e descubra todos os diferenciais dessa formação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste