Descubra como escolher uma pós-graduação na área da saúde!

Publicado por Faculdade IDE em 5 de julho de 2019
Categorias:
Descubra como escolher uma pós-graduação na área da saúde!

Não é novidade para ninguém que, especialmente nos segmentos mais técnicos e competitivos do mercado, investir em estratégias de aperfeiçoamento constante é algo muito importante para ter sucesso profissional. Diante dessa realidade, saber como escolher uma pós-graduação na área da saúde é um diferencial imprescindível para você.

No passado, concluir uma faculdade era suficiente para garantir bons rendimentos e ter uma vida financeira mais tranquila. Essa realidade mudou e, atualmente, se tornar ainda mais especializado na sua área é muito recomendável. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como fazer isso da maneira correta!

Avalie as suas necessidades profissionais

O primeiro passo para escolher uma pós-graduação na área de saúde é avaliar muito bem quais são as suas necessidades profissionais em curto, médio e longo prazos. Antes de mais nada, você deve perguntar a si mesmo qual é o seu objetivo para investir tempo e dinheiro nessa nova etapa.

Isso é muito importante, por exemplo, para decidir se você buscará uma opção mais voltada ao que o mercado de trabalho está pedindo no momento e direcionada à prática do dia a dia ou se deve procurar alguma alternativa que atenda melhor as suas aptidões e interesses enquanto profissional.

Busque conselhos de profissionais de sucesso

Ter uma referência é sempre algo bastante positivo, independentemente do segmento no qual você atua. Quando falamos de um profissional de saúde, isso pode ser ainda mais relevante, visto que esse é um setor repleto de profissionais competentes e que envolve não apenas muito conhecimento técnico, como também histórias pessoais de sucesso.

Sendo assim, uma excelente forma de conseguir uma “luz” sobre um curso a se fazer é conversar com alguém especialista na área e que está em uma posição que você também deseja alcançar. Questione seus gestores e chefes sobre as pós que eles já fizeram e se acham que essa alternativa é adequada ou não para o seu perfil.

Não deixe de considerar as suas limitações

Nem sempre podemos fazer o que queremos e, ao levar isso em conta na hora de escolher uma pós-graduação na área da saúde, você mostra que é um profissional maduro e antenado com as próprias possibilidades. É interessante, por exemplo, para quem precisa viajar para outra cidade, optar por aulas aos finais de semana.

É imprescindível que você escolha um programa e um curso que você tenha condições de levar até o fim. Nessa equação, devem entrar o momento da sua carreira, a sua realidade financeira e outros aspectos desse tipo. A boa notícia é que, se você pesquisar bem, certamente encontrará uma opção que caiba no seu bolso e na sua agenda.

Pesquise bem sobre a instituição de ensino

A intuição de ensino que oferece o curso de pós-graduação deve, obviamente, ser levada em conta na tomada de decisão, afinal, é ela que oferecerá a estrutura, que contratará os professores e que expedirá o seu diploma. Além de reconhecimento do Ministério da Educação, é interessante que essa empresa tenha expertise no seu ramo.

Para checar isso, você pode começar, por exemplo, vendo se ela oferece diversas modalidades de cursos diferentes e se tem filiais espalhadas pelo país, pois isso demonstra robustez financeira e know-how na área de ensino. Assim, você garante um ensino de qualidade e bom custo-benefício.

Outra maneira de fazer essa verificação é usando a internet para pesquisar se a instituição possui um site, um blog com artigos sobre o seu ramo e se interage com o público por meio de suas redes sociais. Converse também com profissionais fazem ou já fizeram uma pós lá, até para ter uma boa noção do que lhe espera.

Verifique as disciplinas que estão no programa

Outro ponto essencial para escolher uma pós-graduação na área da saúde é verificar quais são as disciplinas que são oferecidas pelo programa. Essa é uma forma de saber se o que será ensinado realmente está dentro do que você espera e de verificar se os temas realmente terão uma contribuição importante para você enquanto profissional.

Algumas vezes, você pode se interessar pelo curso apenas pelo seu nome, mas é imprescindível que você se aprofunde um pouco mais, de maneira que você possa avaliar se o conteúdo previsto para as aulas é importante no seu segmento de atuação e até mesmo a fim de analisar a qualidade da organização dos tópicos.

Fazendo essa leitura é possível encontrar as matérias que representem mais desafios ou novidades para a sua carreira. O mais crucial é que, em um âmbito geral, a pós-graduação esteja alinhada as suas pretensões, seu momento e seus anseios como um todo.

Veja quem são os professores do curso

Por fim, uma boa maneira de escolher uma pós-graduação na área da saúde é vendo quem são os professores. Afinal, a ideia não é se apegar apenas ao que está nos livros, mas sim a toda a experiência que esses profissionais têm. Sabemos que a teoria é importante, mas a prática pode ser diferente, e a didática é muito importante nesse processo.

Procure, por exemplo, verificar se os coordenadores são referências em suas áreas e se a instituição oferece cursos exclusivos, sendo pioneira no mercado. O contato com profissionais de ponta e até mesmo com acadêmicos experientes melhora o seu networking e pode proporcionar boas oportunidades em curto, médio e longo prazos.

Não se esqueça: o corpo docente tem uma grande parcela da qualidade de qualquer pós e, antes de tomar sua decisão, se for possível, solicite a lista prévia de quem ministrará as classes. Faça pesquisas sobre o currículo Lattes e no site do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Seguindo esses passos, você pode escolher uma pós-graduação na área da saúde com muito mais facilidade e conquistar um diploma que fará, efetivamente, muita diferença ao longo de sua carreira!

Gostou de aprender como escolher uma pós-graduação na área da saúde? Quer estudar em uma instituição renomada e com alta qualidade no corpo docente? Então entre em contato com a Faculdade I.D.E. e conheça nossas opções de cursos!

Powered by Rock Convert