Especialização na área da saúde: qual a importância para um profissional?

Publicado por Faculdade IDE em 19 de abril de 2019
Categorias:
Especialização na área da saúde: qual a importância para um profissional?

No Brasil, uma realidade inerente ao mercado atual é que quem não se diferencia corre sérios riscos. Seja de estagnação, emprego mal remunerado ou até mesmo desemprego. Infelizmente estes riscos também atingem os profissionais de saúde. Assim, entender a importância de uma especialização na área da saúde é essencial.

Esse é um ramo que não abre margem para erros ou para pessoas pouco preparadas. Diante dessa realidade, a busca constante por conhecimento e o interesse em se aprimorar em novas técnicas é indispensável.

Quer descobrir como fazer isso? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir e fique por dentro de diversas áreas que estão em alta no mercado para se especializar. Boa leitura!

A importância de uma especialização na área da saúde

O mercado atual impõe uma imensa concorrência em todos os ramos. Diante disso é notório que a realização de uma graduação não é suficiente para garantir o sucesso profissional. Fazer uma especialização é fundamental para qualquer pessoa que vise crescer na sua carreira ou mesmo se tornar uma referência no seu campo de atuação.

Um curso de pós-graduação é uma forma de se capacitar. Além disso ensina a oferecer um atendimento completo ao público, e entra em sintonia com as práticas mais modernas e eficientes da sua área. Isso acontece porque a matriz curricular dos cursos apresenta temas atualizados.

Os cursos permitem, dessa maneira, que você ganhe um grande diferencial competitivo na hora de concorrer a cargos e posições, além de salários mais atrativos. Uma pesquisa da consultoria de emprego Catho confirma o reconhecimento do mercado para os profissionais que buscam qualificação: o levantamento apontou que profissionais graduados têm um aumento de 47,5% no salário ao realizar um curso de pós-graduação.

A oportunidade de empreender na área da saúde

Outro ponto relevante de apostar em uma especialização na área da saúde é que isso pode abrir portas que antes eram impensáveis para esse profissional. Se ter um diferencial competitivo é muito interessante na hora de concorrer pelas melhores posições, a possibilidade de empreender é ainda mais vantajosa e lucrativa.

É crucial analisar se a área em que você quer atuar tem uma boa demanda e se abre a possibilidade de você empreender com sucesso. Desse modo, atraindo um número de pessoas que seja suficiente para garantir a sustentabilidade do negócio. Esses são fatores muito importantes para quem quer subir um degrau na carreira.

Ao se tornar um especialista, você pode, por exemplo, criar seu próprio negócio. Uma vez que, ao aprimorar seus conhecimentos em um segmento específico, você se aprofunda nas técnicas, e também aprende sobre gestão no segmento da saúde. Dessa forma, é possível preencher as demandas que estejam abertas nessa área na sua cidade.

A especialização na área da saúde

Você já deve estar com vontade de começar uma especialização, mas é importante escolher um ramo da sua área para se aprofundar. Lembre-se que, ao concluir a graduação, você só terá capacitação para atuar de forma generalista.

Antes de decidir o que quer estudar, é indispensável que você avalie a instituição de ensino na qual você está pensando em se matricular. Além disso, é importante que você analise qual é a área que você mais gosta de trabalhar, pesquisando maneiras de como se destacar dos outros.

Outro ponto fundamental é que o curso em questão seja devidamente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso o corpo docente precisa ser formado por professores gabaritados e de alta qualidade.

Veja, a seguir, algumas das principais especializações em diversas áreas da saúde que vão valorizar seu currículo e fazer você construir uma carreira de sucesso!

Enfermagem

A enfermagem é uma das profissões que conta com mais especializações na área da saúde. Por isso pode proporcionar boas oportunidades para quem quer se aprimorar um pouco mais. Um enfermeiro forense, por exemplo, está apto a atuar no cuidado de vítimas e agressores envolvidos em casos de violência, além de seus respectivos familiares.

O campo da Dermatologia e Estética também é um que vem ganhando espaço na área de Enfermagem. Principalmente para quem deseja empreender — devido ao crescente número de pessoas preocupadas com o bem-estar e a saúde da pele. Quem faz esse curso aprende sobre diversas técnicas e procedimentos, baseados nos mais modernos conhecimentos da ciência.

Fisioterapia

Os fisioterapeutas, por sua vez, podem se especializar em diversas áreas com boas perspectivas para o futuro. A Fisioterapia Neurofuncional, por exemplo, prepara o profissional para atuar com eficiência em diversos casos relacionados a problemas motores e deficiências do movimento, tanto em adultos quanto na área da pediatria.

O curso de Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia tem o seu ensino voltado para o campo da estética, usando técnicas modernas para proporcionar os melhores resultados para os pacientes, incluindo gestantes, pessoas com alteração de cicatrização e casos de pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

O aluno tem contato com as técnicas mais avançadas, como fotobiomodulação, jato de plasma, eletrocautério, dermaplaning, peeling, entre outras. Aprende ainda sobre as tecnologias desse campo, como ultrassom focado, lipocavitação, ultracavitação e criofrequência.

Além de atender em domicílio, uma possibilidade para o fisioterapeuta especializado nesse segmento é empreender e abrir o seu próprio negócio, maximizando seus lucros em um local privado.

Farmácia

A área de Farmácia também permite uma série de especializações, como o segmento de Farmácia Magistral. Nesse curso, os profissionais graduados em Farmácia ganham mais conhecimentos teóricos e práticos sobre a área, ficando aptos a administrar e gerenciar uma farmácia manipulada.

Outra possibilidade é o campo da Farmácia Oncológica, que vem tendo uma boa demanda no mercado. Nela, os farmacêuticos aprendem sobre a gestão de medicações voltadas para o tratamento do câncer, e com o curso, o profissional desenvolve uma abordagem crítica na promoção, prevenção e assistência ao paciente oncológico.

Educação Física

Na área de Educação Física, uma opção é a pós-graduação em Treinamento Funcional e de Força, na qual o profissional aprende a fazer adequadamente a avaliação, a prescrição de atividades e a orientar a realização de exercícios de força para as mais diferentes populações — essa área tem se mostrado cada vez mais valorizada.

O MBA em Gestão e Empreendedorismo na Educação Física e no Esporte permite excelentes chances para quem deseja criar seu próprio negócio, seja ele voltado para atletas ou para pessoas iniciando atividades físicas. É uma das áreas mais requisitadas e atende bem às demandas do mercado de trabalho atual. Nas aulas, os estudantes ganham conhecimento em gerenciamento e administração esportiva em todos os âmbitos.

Fonoaudiologia

Você sabia que o fonoaudiólogo pode expandir sua área de atuação realizando uma pós-graduação voltada para a estética? Com a especialização em Motricidade Orofacial com Ênfase na Estética Facial e Novas Técnicas e Instrumentos, o profissional pode se dedicar a esse nicho que visa harmonizar o rosto.

O objetivo é atender não só ao público que quer suavizar rugas e outras marcas de expressão, mas pacientes com deformidades dentofaciais, com queimaduras, paralisia facial e outros casos.

A pós-graduação vai preparar o profissional para avaliar e tratar questões relacionadas à estética facial, envolvendo aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical. Dessa maneira, ele acompanha um conteúdo com técnicas variadas, como aplicação de bandagem elástica terapêutica em cabeça e pescoço, drenagem linfática manual e laserterapia.

Outra especialização na área da saúde interessante para o fonoaudiólogo é a de Disfalgia com Ênfase em Ambiente Hospitalar. O curso tem como objetivo fornecer subsídios para que o profissional trabalhe com pacientes com problemas de deglutição junto à equipe multidisciplinar.

As aulas são práticas e direcionadas para que o aluno compreenda os fatores desencadeantes do distúrbio e possa propor métodos e técnicas de reabilitação, bem como estratégias para a prevenção de outros problemas de saúde.

Nutrição

Uma pós-graduação em Nutrição com boas oportunidades para quem quer crescer na carreira é a de Nutrição Clínica Funcional Aplicada às Fases da Vida. Como o próprio nome do curso indica, o curso tem o diferencial de ser aplicado às fases da vida, ou seja, o nutricionista passa a ter o conhecimento e as competências para atender a um público bem abrangente, como:

  • crianças;
  • adolescentes;
  • adultos;
  • idosos;
  • grávidas;
  • lactantes.

Outro ponto importante é que a especialização fornece ao aluno uma visão integrativa e interdisciplinar do processo nutricional, atendendo às necessidades e particularidades de cada grupo de pacientes.

As aulas se voltam para o diagnóstico nutricional, para o tratamento dietoterápico direcionado a alimentos funcionais, além de abordar a prescrição magistral e os suplementos nutricionais — fora o uso de plantas medicinais para prevenção e tratamento de patologias, bem como para a promoção a saúde.

Alimentação Coletiva

Quem quiser trabalhar fora da clínica, em hotéis, grandes restaurantes, refeitórios (escolas e empresas), hospitais e até aeronaves e grandes embarcações na área da qualidade de alimentos pode apostar na especialização em Gestão e Segurança de Serviços de Alimentação Coletiva.

São aulas práticas e visitas técnicas para que o nutricionista possa atuar nesse nicho. A grade curricular do curso é direcionada para temas específicos de gestão, como de recursos humanos em serviços de nutrição, de custos em serviços de alimentação, da produção de alimentos e da qualidade em hotelaria.

O profissional também aprende sobre o planejamento físico-funcional de unidades de alimentação e nutrição, e sobre a elaboração e o custo de cardápios em serviços de alimentação.

Com esse curso de especialização na área da saúde, o nutricionista está apto a coordenar a produção de refeições especiais — grandes eventos, on e offshore e catering — e para prestar consultoria na área.

Psicologia

Há diversas áreas para o psicólogo se especializar, e uma que está em alta é voltada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cada ano, cresce o registro de crianças autistas: segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, houve um aumento de 15% no número de crianças com TEA de 2012 para 2014, o que significa 1 caso para cada 59 crianças.

A especialização Transtorno do Espectro Autista com Ênfase na Intervenção Comportamental vai preparar o profissional para trabalhar nesse nicho, com habilidades e conhecimentos voltados para as especificidades desses pacientes.

A matriz curricular é direcionada para a compreensão do desenvolvimento infantil, o desenvolvimento da linguagem, a neuromodulação, as dificuldades sensoriais, a definição e o conceito da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), entre outros. Tudo isso permite que o psicólogo atue em clínicas, escolas, equipes multidisciplinares e que também dê suporte às famílias dos pacientes.

Radiologia

Com o avanço das tecnologias na medicina diagnóstica, os profissionais formados em Radiologia encontram um mercado de trabalho bastante amplo em hospitais, laboratórios, clínicas (médicas e odontológicas) e centros de pesquisa.

Quando se trata dessa área, um ponto muito importante se refere à segurança, tanto dos pacientes quanto de quem manuseia os equipamentos, já que, para muitos exames, há a emissão de radiação ionizante.

Nesse contexto, saem na frente os profissionais que buscam uma especialização na área da saúde em Proteção Radiológica. O objetivo do curso é especializar o tecnólogo em Radiologia para atuar em serviços de diagnóstico por imagem, tratamentos radioterápicos, radiologia industrial e pesquisa científica.

As aulas são práticas e visam preparar o aluno para prestar assistência e consultoria no planejamento e na execução dos procedimentos voltados para a proteção radiológica. Ele aprende sobre os princípios de radioproteção, as normas regulatórias, a instrumentação nuclear, as aplicações dosimétricas, o cálculo de blindagem e o levantamento radiométrico.

Outros temas abordados nessa pós-graduação são: proteção radiológica industrial, transporte de material radioativo, situações de emergência e prevenção de acidentes.

Depois de ler este conteúdo, você já deve ter percebido que uma especialização na área de saúde é uma excelente alternativa para quem quer se diferenciar. É uma maneira de se atualizar em relação às novas técnicas e tendências do seu segmento e dar um salto na carreira. Descubra o nicho que tem mais a ver com o seu perfil e comece a se programar para fazer uma qualificação de peso!

Você tem interesse em investir na sua profissão? Entre em contato com a Faculdade IDE e conheça os diferenciais dos cursos de pós-graduação dessa instituição, que é referência no ensino da área da saúde!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste