5 especializações em Enfermagem para você conhecer!

Publicado por Faculdade IDE em 8 de fevereiro de 2019
Categorias:
5 especializações em Enfermagem para você conhecer!

Investir em aprimorar os conhecimentos profissionais é uma necessidade comum a praticamente todas as áreas de atuação, especialmente para quem trabalha em um segmento tão dinâmico e importante quanto o setor de Saúde. Por isso, conhecer as melhores especializações em enfermagem é muito importante.

A Enfermagem tem ganhado cada vez mais especialidades para atuar legalmente no mercado brasileiro. Sendo assim, o enfermeiro que faz especialização em uma das diversas áreas de Saúde tem um grande diferencial para para atuar em serviços de ponta.

Além, claro, de mais chances de uma remuneração mais elevada do que apenas com a graduação. Confira o conteúdo a seguir sobre 5 especializações em Enfermagem para você conhecer.

1. Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia)

A especialização de enfermagem em saúde da mulher é uma excelente opção para quem deseja estar em consonância com as principais exigências e demandas do mercado. O curso contempla as áreas de Ginecologia e Obstetrícia e tem um de seus focos na humanização e no embasamento teórico.

Ele proporciona uma verdadeira imersão em evidências científicas, abrindo a possibilidade de trabalhar nos mais variados estabelecimentos de saúde que atuam nesse segmento, entre os quais podemos destacar as maternidades, os hospitais gerais, clínicas e consultórios.

Os enfermeiros passam a ser ainda mais capazes de prestar assistência às mulheres nos mais diversos cenários de parto, incluindo a identificação de riscos obstétricos e perinatais no contexto privado e do SUS. O curso oferece vivências práticas da assistência pré-natal ao puerpério, assim como o atendimento inicial de recém-nascidos.

Outro ponto forte é a chance da criação de uma rede de contatos e networking entre os alunos e o corpo de professores, normalmente especialistas no segmento e profissionais de referência. O curso pode incluir disciplinas técnicas e sobre a ética e legislação, com foco na saúde da mulher.

2. Enfermagem Forense

A enfermagem forense é uma área em forte crescimento e que pode proporcionar excelentes cargos em termos de remuneração. A ideia do curso é capacitar o enfermeiro quanto a união de habilidades nas áreas de investigação, intermédio e detalhismo.

Entre os principais ensinamentos está o conhecimento das aplicações da lei como forma de tratar os pacientes envolvidos em casos de violência, investigações clínicas de mortes para a emissão de pareceres, o tratamento de vítimas de estupros ou violência doméstica e a prestação de cuidados de enfermagem para pessoas sob custódia judicial.

O enfermeiro tem a chance de conhecer temas relacionados, por exemplo, com a ética e o direito processual com foco em antropologia forense, prática de perícia em violência sexual, metodologia de pesquisa, investigação clínica da morte, entre outros.

3. Oncologia e cuidados paliativos

Como os pacientes com patologias graves ou estado avançado apresentam muitas chances de apresentarem desconfortos físicos e psicológicos, a introdução de metodologias paliativas ajudam consideravelmente na promoção do bem-estar desses indivíduos, respeitando seus limites, culturas, histórias e anseios.

Através da especialização em Oncologia e cuidados paliativos, o enfermeiro está mais familiarizado com a comunicação de más notícias, a legislação em oncologia e cuidados paliativos e muito mais temas, o que o torna muito mais preparado para encarar essas situações nos mais variados ambientes de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, tanto públicos quanto privados.

O curso tem conceitos especializados para todos os níveis de complexidade dos processos patológicos provocados pelo câncer ou outras enfermidades severas, objetivando a promoção do pensamento crítico e político, baseado em evidências científicas e qualificando os profissionais para oferecerem um atendimento diferenciado.

4. Enfermagem em UTI Geral

A especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva vem ganhando espaço no mercado e tem como principal objetivo formar Enfermeiros Especialistas em UTI, com foco na Gestão de Unidades de Cuidados Intensivos, aptos a contribuir para a sobrevida de pacientes graves, especialmente vítimas de traumas severos.

Com os conhecimentos adquiridos nessa pós-graduação, os egressos poderão proporcionar aos pacientes semicríticos e críticos de UTI uma atuação pautada nas melhores bases epidemiológicas, clínicas e humanísticas, o que é crucial para proporcionar um bom prognóstico para essas pessoas.

Alguns pontos abordados nas aulas são os cuidados paliativos e a avaliação da dor, a manipulação de aparelhos, como respiradores e bombas de infusão, a identificação das enfermidades mais frequentes em Unidades Intensivas e as condutas adequadas frente às mortes encefálicas ou em transplantados, por exemplo.

Além disso, a completa grade do curso faz com que os enfermeiros estejam capacitados para atuar em estabelecimentos públicos ou privados, sobretudo em grandes hospitais que contam com UTI.

5. Enfermagem em dermatologia e estética

A área de estética é uma das que vem apresentando maiores índices de lucratividade no ramo, sobretudo por conta da preocupação das pessoas com a saúde da pele e também pela melhoria de diversas técnicas e procedimentos do gênero. Por isso, uma especialização nesse ramo é uma excelente ideia para enfermeiros.

Enfermagem em Dermatologia e Estética é uma especialização com o intuito de formar profissionais dotados da capacidade de atuar de maneira eficaz em todos os níveis de complexidade na manutenção e na promoção da saúde da pele, estimulando a assistência de enfermagem baseada em conhecimentos científicos e o atendimento direto e personalizado aos pacientes.

O enfermeiro passa a ter maior competência para atuar em diversos serviços de saúde, como clínicas e hospitais com ênfase no pós-cirúrgico e na assistência aos pacientes queimados, em instituições de pesquisa como universidades e laboratórios, além da chance de apostar no empreendedorismo.

Procure o curso certo!

Como você pôde perceber ao ler esse conteúdo, existem várias especializações em Enfermagem. Elas podem não apenas aumentar os seus conhecimentos na área, como também abrir as portas para que você seja um profissional mais completo e antenado com o seu tempo, valorizando o seu passe no mercado de trabalho.

No entanto, você precisa procurar uma instituição sólida e com experiência, que ofereça aulas práticas, marque presença em vários estados brasileiros e tenha uma boa tradição de ensino. E você, também está interessado em dar um salto de qualidade na sua profissão? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Posts relacionados