8 especializações em Enfermagem para você conhecer!

Publicado por Faculdade IDE em 8 de fevereiro de 2019
Categorias:
8 especializações em Enfermagem para você conhecer!

Investir em atualização dos conhecimentos profissionais é uma necessidade comum a praticamente todas as áreas de atuação. Principalmente para quem trabalha em um segmento tão dinâmico e importante quanto o setor de Saúde. Por isso, conhecer boas opções de especializações em enfermagem em Recife pode ser o diferencial que está faltando na sua carreira.

Atualmente existem diversas opções de especializações em enfermagem disponíveis  para atuar legalmente no mercado brasileiro. Desse modo o enfermeiro que faz especialização em uma boa instituição torna-se mais competitivo. Além disso também se torna preparado para atender a demanda exigida para atuar em serviços de ponta.

Nessa perspectiva, listamos as 8 melhores especializações em Enfermagem para você conhecer. Além disso, trazemos informações sobre como anda o mercado da saúde em Recife e como fazer a escolha do curso ideal para sua carreira!

As especializações em Enfermagem

A seguir, confira a lista de especializações em Enfermagem que separamos para você!

1. Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia)

A especialização em Saúde da Mulher é uma excelente opção para quem deseja estar em consonância com as principais exigências e demandas do mercado. Sobretudo porque o curso contempla as áreas de Ginecologia e Obstetrícia e tem um de seus focos na humanização e no embasamento teórico.

Ele proporciona uma verdadeira imersão em evidências científicas, abrindo a possibilidade de trabalhar nos mais variados estabelecimentos de saúde, junto com a equipe multidisciplinar. Entre os mais relevantes — da rede pública ou privada — podemos destacar as maternidades, os hospitais gerais, clínicas e consultórios.

Assim sendo com essa pós-graduação, os enfermeiros passam a ser ainda mais capazes de prestar assistência às mulheres. Sobretudo nos mais diversos cenários de parto, incluindo a identificação de riscos obstétricos e perinatais no contexto privado e no âmbito do SUS.  Já que o curso oferece vivências práticas que abrangem desde a assistência pré-natal até o puerpério, assim como o atendimento inicial de recém-nascidos.

Outro ponto forte é a chance da criação de uma rede de contatos —  networking — entre os alunos e  professores especializados nesse segmento. Dessa maneira a integração com outros profissionais é importante para a troca de experiências e de conhecimentos que, na prática, reforçam ainda mais o aprendizado. Nesse sentido o curso pode incluir disciplinas técnicas, ética e legislação, com foco na saúde da mulher.

2. Enfermagem Forense

Enfermagem Forense é uma área em forte expansão no país e que pode proporcionar excelentes cargos e salários promissores. Dessa maneira a proposta do curso é capacitar o enfermeiro quanto à união de habilidades nos campos de investigação, intermédio e detalhismo técnico. Acima de tudo baseado na legislação e nos princípios legais que regem esses procedimentos.

Entre os principais conhecimentos, destacam-se as noções generalizadas sobre as aplicações da lei como forma de tratar os pacientes envolvidos em diferentes casos. Os mais comuns e que exigem investigação especial e a presença de um especialista de Enfermagem são os processos de vítimas de violência.

Há um destaque especial para investigações clínicas de mortes para a emissão de pareceres, o tratamento de vítimas de estupros ou violência doméstica e a prestação de cuidados de Enfermagem para pessoas sob custódia judicial.

Nesse curso, o enfermeiro tem a chance de conhecer temas relacionados à ética e ao direito processual também. O índice de mortes violentas no país torna essa uma das especializações em enfermagem que proporciona um diferencial na carreira. Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostraram que, em 2018, foram registrados 57.341 óbitos violentos.

As disciplinas que compõem a grade curricular foram escolhidas para a capacitação exigida nesse campo de atuação. Entre as mais importantes estão a antropologia forense, a prática de perícia em violência sexual, a metodologia de pesquisa e a investigação clínica e patológica da causa da morte.

3. Oncologia e cuidados paliativos

Como os pacientes com neoplasias no estado avançado têm mais chances de apresentar desconfortos físicos e psicológicos, os enfermeiros precisam estar atualizados para prestar uma assistência compatível com a necessidade deles.

A introdução de metodologias paliativas ajudam consideravelmente na promoção do bem-estar dessas pessoas, respeitando seus limites, culturas, histórico clínico, anseios e expectativas. Por meio dessa especialização em Oncologia e cuidados paliativos, o profissional se torna mais familiarizado com a realidade do câncer e, desse modo,  a atenção é redobrada.

Nessa pós-graduação, o aluno aprende sobre a legislação em Oncologia e cuidados paliativos e outros temas afins. Isso o torna muito mais preparado para encarar essas situações nos diversos ambientes de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios.

O curso tem conceitos especializados para todos os níveis de complexidade dos processos patológicos provocados pelo câncer ou outras enfermidades severas. Além da qualificação na área, essa especialização objetiva a promoção do pensamento crítico e político, baseado em evidências científicas para que os profissionais possam oferecer um atendimento diferenciado e num alto grau de excelência.

4. Enfermagem em UTI geral

A especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva vem ganhando espaço no mercado e tem como principal objetivo formar Enfermeiros Especialistas em UTI, com foco na Gestão de Unidades de Cuidados Intensivos. A proposta do curso é tornar esses profissionais de saúde mais aptos a contribuírem para a sobrevida de pacientes graves, em especial vítimas de traumas severos.

Com os conhecimentos adquiridos nessa pós-graduação, os egressos poderão proporcionar aos pacientes semicríticos e críticos de UTI uma atuação pautada nas melhores bases epidemiológicas, clínicas e humanísticas. Ter esse embasamento teórico e prático é crucial para proporcionar um bom prognóstico e acompanhar a evolução do estado clínico dessas pessoas.

Alguns pontos abordados nas aulas são os cuidados paliativos e a avaliação da dor e a manipulação de aparelhos, como respiradores e bombas de infusão. As bases mais importantes para a identificação das enfermidades mais frequentes em Unidades Intensivas também são ensinadas. 

O curso engloba tudo o que for necessário ao acompanhamento de casos emergenciais, como as condutas mais adequadas frente às mortes encefálicas ou os procedimentos apropriados para pacientes transplantados, por exemplo.

Além disso, a completa grade do curso faz com que os enfermeiros estejam capacitados para atuar em estabelecimentos públicos ou privados, sobretudo em grandes hospitais com maior demanda nos setores de UTI.

5. Enfermagem em Dermatologia e Estética

A área de Estética é uma das que vem apresentando maiores índices de lucratividade no ramo, sobretudo devido à preocupação das pessoas com o alinhamento ao padrões ditados pela indústria da moda e da beleza.

Outro aspecto relevante e que influencia bastante a procura por esses tratamentos é o avanço observado nas diversas técnicas e procedimentos relacionados com as questões de gênero.

Além disso, para quem procura por especializações em enfermagem em Recife, essa área é promissora devido às características do lugar. As belezas naturais, o sol e a praia atraem pessoas de todas as regiões do país e do exterior, o que aumenta a procura pelos tratamentos de pele, sobretudo no verão.

Por isso, uma especialização nesse ramo é uma excelente ideia para enfermeiros que almejam um destaque na carreira. A Enfermagem em Dermatologia e Estética surgiu para formar profissionais que atuem, de maneira eficaz, em todos os níveis de complexidade na manutenção e na promoção da saúde da pele.

A proposta dessa pós-graduação é padronizar os conhecimentos em assistência de Enfermagem baseada na investigação científica e no atendimento direto, personalizado e focado na expectativa de cada paciente. 

Com essa formação, o enfermeiro adquire mais competência para atuar em diversos serviços de saúde, como clínicas e hospitais com ênfase no tratamento de estética ou em procedimentos pós-cirúrgicos. O conteúdo abrange, ainda, a assistência aos pacientes queimados, a capacitação para atuar em instituições de pesquisa — como universidades e laboratórios —, além da oportunidade de apostar no empreendedorismo.

6. Auditoria em Serviços de Saúde

O objetivo desse curso é a habilitação de profissionais que pretendem se preparar melhor para atuar na gestão, análise, implantação e desenvolvimento de serviços de Auditoria de Sistemas e de Serviços de Saúde.

Entre os objetivos dessa especialização, destacam-se a proposta de capacitação de profissionais da Enfermagem para otimizar os recursos e atender a demanda por avaliações dos serviços prestados dentro das organizações.

A grade curricular foi elaborada com o foco em disciplinas específicas para a formação de profissionais para prestar auditoria nos sistemas de saúde em instituições como hospitais, laboratórios, clínicas médicas e outras que atuam na assistência médica e hospitalar.

7. Enfermagem do Trabalho com ênfase em Gestão de Núcleos de Saúde do Trabalhador

O foco dessa especialização é a formação e a capacitação técnica de enfermeiros especialistas em Enfermagem do Trabalho com ênfase na Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Nesse curso, o pós-graduando terá uma base científica e prática relacionada à visão biopsicossocial do trabalhador.

As disciplinas oferecidas na grade curricular promovem um aprendizado voltado para a gestão de ambientes e condições de trabalho saudáveis, com o foco principal na sustentabilidade e transdisciplinaridade. Entre as disciplinas mais relevantes do curso destacam-se Ética e Bioética com foco na Saúde do Trabalhador, Enfermagem do Trabalho: Bases e Assistência Inicial aos Acidentes de Trabalho.

8. Saúde Mental e Dependência Química

O objetivo do curso é promover ações pedagógicas e preparar profissionais da Enfermagem para a construção de um entendimento sobre a Saúde Mental e a Dependência Química. Dada à complexidade desse campo, as disciplinas dessa especialização estão relacionadas com a Política e a Clínica, permeada pela Ética, quesito necessário à atuação profissional nesse campo.

Uma das propostas dessa especialização é provocar uma reflexão sobre a teoria e a prática clínica e fomentar estratégias que possibilitem uma transformação no modo de lidar com o sofrimento psíquico. A grade curricular oferece conteúdos focados na história da loucura, princípios da reforma psiquiátrica e conteúdos relacionados à família, saúde mental, drogas e contexto social.

A demanda por especialistas em Recife

Recife é uma das cidades que mais crescem entre as capitais nordestinas, o que abre possibilidades de maior demanda por profissionais de saúde — principalmente ligados ao campo de Enfermagem. Por isso, há um amplo mercado para quem reside ou na região ou somente deseja fazer especialização por lá.

Quanto ao crescimento populacional, a dinâmica demográfica em Recife se baseia em três principais componentes: a taxa de fecundidade, os índices de mortalidade e a migração. A capital pernambucana tem uma área territorial em torno de 218 km², habitada por mais de 2 milhões de pessoas. Essa cidade é lar de povos de diferentes etnias, culturas e condição socioeconômica características de municípios em expansão demográfica.

Há em torno de 40 hospitais distribuídos entre as redes públicas e privadas. Os mais importantes — e que sempre contratam bons profissionais que fazem especialização em Recife — são:

  • Agamenon Magalhães;
  • Barão de Lucena;
  • Restauração;
  • Geral da Mirueira (Sanatório Padre Antônio Manuel);
  • Getúlio Vargas.

Como fazer a melhor escolha de especialização

Como você pôde perceber, existem várias opções de especializações em Enfermagem. De tal forma que além de aumentar o seu conhecimento na área,  tornam-se em um importante diferencial na carreira. Desse maneira podem simbolizar novas oportunidades e abrir as portas para um mercado de trabalho em expansão, como o ramo da saúde.

No entanto, é preciso escolher uma instituição sólida, com experiência, credibilidade no mercado e que tenha tradição de ensino. Por isso é importante observar também a infraestrutura e os equipamentos utilizados nas aulas práticas, pois isso é fundamental à qualidade de sua formação.

Ter esse cuidado é essencial para garantir o retorno de seu investimento financeiro e otimizar o seu tempo. Pois permite agregar mais conhecimento especializado e promover o crescimento na carreira.  

Além de dar um “up” na sua vida profissional, uma especialização na área da saúde te traz muitos benefícios. Por exemplo, garante que você se torne mais capacitado, dinâmico e preparado para superar desafios e enfrentar a competitividade de mercado.

Com o avanço da ciência e da tecnologia, o setor de saúde também tem evoluído constantemente. Nesse contexto, o profissional precisa acompanhar essa evolução, aprender novas técnicas e se adequar às mudanças. Isso é fundamental para melhorar a qualificação profissional e, desse modo, tornar-se apto para prover o melhor atendimento ao paciente.

Portanto, aproveite a oportunidade de atualizar a sua carreira profissional e procure uma especialização em Recife. Principalmente, Faça do presente seu aliado para garantir um futuro melhor. Portanto busque um curso que seja ideal ao seu perfil. E além disso também garanta uma formação que o torne apto às exigências de um mercado de trabalho tão competitivo como o da Enfermagem.

Gostou de saber como fazer especialização em Recife? Então, aproveite para baixar gratuitamente o nosso e-book com um guia completo sobre as especialidades de enfermagem! 


Redimensionar Fonte
Contraste