Gerenciamento em Enfermagem: conheça as diversas opções de atuação

Conheça como funciona o gerenciamento em Enfermagem e as principais áreas nas quais um profissional pode atuar.
Publicado por Faculdade IDE em 15 de fevereiro de 2021
Categorias:
Gerenciamento em Enfermagem: conheça as diversas opções de atuação

Os entusiastas da gestão não precisam mais pensar que não podem trabalhar na área da saúde. Na verdade, é possível unir os dois segmentos e atuar de forma integrativa, e essa é a proposta do gerenciamento em Enfermagem.

Um profissional que atua em alguma das áreas da Enfermagem e tem conhecimentos administrativos certamente se destaca no mercado de trabalho. Afinal, assim como todos os negócios e instituições, uma boa gestão é o que leva um estabelecimento ao sucesso, e isso não é diferente na área da saúde.

Neste artigo, queremos falar sobre como funciona o gerenciamento em Enfermagem e apresentar as principais áreas nas quais um profissional pode atuar. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é gerenciamento em Enfermagem?

O gerenciamento em Enfermagem nada mais é que a aplicação dos conceitos da Administração na área da saúde. Desse modo, é o setor responsável por fazer o planejamento, a organização, a direção e o controle do negócio, seja ele uma clínica ou consultório médico; seja ele um hospital ou demais instituições de saúde.

O profissional que atua com o gerenciamento em Enfermagem é quem se responsabiliza por manter a organização de diversos processos internos, como direcionamento de escalas, demissões e contratações, treinamentos de novos colaboradores, relatórios de gestão, controle de qualidade de atendimento, elaboração de normas e rotinas do serviço , elaboração e validação de procedimentos operacionais padrão e várias outras funções.

É por isso que uma especialização na área da saúde e de gestão é fundamental para quem deseja assumir cargos administrativos. Isso vai permitir que o profissional tenha mais conhecimento sobre determinados segmentos e possa atuar com eficiência no gerenciamento.

Como esse segmento funciona e qual é a importância?

Sem que haja uma equipe para planejar e organizar os procedimentos de uma organização, é impossível que os processos internos ocorram em sincronia e que o objetivo da organização seja cumprido.

Desse modo, ele previne diversos problemas no atendimento ao paciente, como atraso na REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS , erros de medicação ou (RETIRAR prescrição médica) e perda de dados ou documentos. A maioria deles parte de uma má gestão dos setores responsáveis e pode ser evitada por meio de uma administração eficiente e coordenada.

Powered by Rock Convert

Uma vez que a Enfermagem se relaciona com diversas áreas da saúde, um gerenciamento eficaz integra os setores e os mantém em harmonia. Como resultado, a qualidade E A SEGURANÇA do atendimento ao paciente é priorizada, o ambiente de trabalho se torna mais agradável, e a produtividade dos colaboradores alcança níveis mais satisfatórios.

Portanto, o objetivo desse segmento é manter em ordem os processos internos de uma instituição de saúde, colaborando para que cada setor tenha as suas necessidades atendidas e identificando os pontos que precisam de melhoria. Tudo isso para que tanto os colaboradores quanto os pacientes se sintam satisfeitos com o ambiente e os serviços.

Quais são as possibilidades profissionais vinculadas ao gerenciamento em Enfermagem?

O segmento de gerenciamento em Enfermagem tem diversas possibilidades de atuação. Por esse motivo, primeiramente, é importante considerar os próprios desejos profissionais para, assim, determinar quais são os próximos passos da sua carreira.

As principais possibilidades profissionais vinculadas ao gerenciamento em Enfermagem são as áreas de:

  • Administração Hospitalar — práticas de gestão que promovem o bom funcionamento de organizações de cuidados com a saúde, sejam elas públicas ou privadas;
  • Gestão de Saúde — aborda tanto questões políticas quanto logísticas, a fim de direcionar toda a instituição e os seus colaboradores a seguir a missão e a filosofia institucional;
  • Gestão de Enfermagem — administra os processos relacionados aos serviços de assistência de enfermagem , coordenando equipes de enfermagem ;
  • Gestão em Home Care — organiza os procedimentos envolvidos com a assistência à saúde em domicílio;
  • Gestão da Estratégia de Saúde da Família — determina passos para atender com qualidade às necessidades do segmento de Saúde da Família;
  • Gestão Empresarial — gerencia todo o negócio, passando pelos setores financeiro, de recursos humanos e de logística;
  • Gestão da Qualidade em Saúde — visa garantir a qualidade dos atendimentos prestados pelos profissionais da saúde e a satisfação dos pacientes;
  • Gestão de Redes de Atenção à Saúde — atua principalmente no SUS (Sistema Único de Saúde), a fim de promover medidas para garantir o direito de todos ao acesso à saúde;
  • Gestão da Atenção Básica — administra processos e promove campanhas para receber os pacientes no atendimento inicial;
  • Gestão de Urgências e Emergências — coordena as equipes que atuam no atendimento de casos de urgência;
  • Gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde — organiza o descarte adequado dos resíduos hospitalares das instituições de saúde;
  • Gestão em Hotelaria Hospitalar — providencia medidas visando o conforto do paciente durante estadia na instituição de saúde, principalmente no período de internação;
  • Acreditação Hospitalar — avalia a qualidade dos serviços de atendimento à saude prestados por um estabelecimento.

Quais são as maneiras de atuar na área?

Existem diversas maneiras de chegar ao cargo de gerente de Enfermagem. O primeiro passo é ter graduação na área. Além disso, fazer uma pós-graduação em saúde, principalmente nos cursos focados em gestão hospitalar, é fundamental para se aprofundar em um nicho.

É preciso ter em mente também que, para se tornar um gerente de Enfermagem, é necessário ter experiência com gestão. Dessa maneira, antes de se tornar um profissional da área, é importante explorar os setores administrativos das instituições de saúde, observando a rotina, tirando dúvidas e desenvolvendo novas habilidades.

Por fim, nada melhor que aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho. Workshops, palestras, cursos livres, especializações, são oportunidades que favorecem a qualificação profissional e permitem alcançar cargos mais elevados.

Como visto, o segmento de gerenciamento em Enfermagem é muito importante para o funcionamento e para a qualidade do atendimento das instituições de saúde. No entanto, é necessário trilhar um caminho de construção de carreira, buscando sempre o aprimoramento, a fim de conquistar essa posição.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, continue vendo mais conteúdos como este! Para isso, basta assinar a nossa newsletter e se atualizar quanto às nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste