Hard skills vs. soft skills: como aprimorar suas competências?

Apostar no aperfeiçoamento constante é uma atitude essencial para quem deseja ocupar cargos elevados e receber os melhores salários. Sobretudo para quem vive em um mercado tão complexo e competitivo. Sendo assim, conhecer as diferenças entre hard skills vs. soft skills pode ser extremamente relevante.

Trata-se de dois tipos completamente diferentes de competências, mas que podem ser aprimoradas de maneira incisiva. Dessa maneira, farão com que você se torne um profissional mais requisitado e valioso para os contratantes.

Ficou interessado? Então continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!

O que são as hard skills?

As chamadas hard skills são aquelas habilidades tradicionais e mais mensuráveis que você sempre escutou que precisa desenvolver para o sucesso da sua carreira. Elas podem ser quantificadas por meio de testes práticos ou, até mesmo, pela escolaridade, pelos cursos feitos, pelos livros lidos e pelos treinamentos já realizados.

Isso quer dizer que, em linhas gerais, as pessoas podem aprender meios de aprimorar essas competências. Como exemplos, podemos citar a proficiência em línguas estrangeiras, diplomas universitários, certificados obtidos em especializações ou MBAs, habilidades em programação de softwares, etc.

Quais as hard skills mais buscadas pelas empresas?

Agora que você entendeu melhor qual é o conceito de uma hard skill, vamos mostrar alguns exemplos do que uma empresa pode exigir dos seus funcionários quanto a esse tipo de habilidade. Confira, abaixo, algumas das demandas mais comuns no mercado.

Certificados e diplomas

É quase impossível falar da exigência de hard skills sem citar os certificados e diplomas. Eles podem ser compreendidos como uma das formas pela qual uma empresa ou um empregador garante que o seu funcionário tenha as competências e alguns requisitos básicos para o exercício de um ofício ou profissão.

A certificação mais comum, na maioria das áreas, é o diploma de ensino superior, que é um objetivo para boa parte das pessoas. No entanto, existem alternativas ou mesmo continuações, como graduações, mestrados, doutorados, pós-graduações, MBAs, entre outras.

Fluência em outro idioma

Ser fluente em outra língua é outra exigência muito comum do mercado, em termos de hard skills, sobretudo, em algumas profissões ou ramos de atuação. Com um mundo cada vez mais sem fronteiras, saber se comunicar nos mais diversos idiomas acaba sendo um diferencial importante para o sucesso.

Além do inglês, que é praticamente um pré-requisito para qualquer cargo de melhor nível, pode ser interessante apostar em outros caminhos. Existe uma procura elevada para espanhol, alemão, italiano, francês e, nos últimos anos, mandarim e cantonês, em razão do enorme crescimento econômico da China.

O que são as soft skills?

Já as soft skills estão em alta no mercado atual e são um pouco mais difíceis serem avaliadas. Isso ocorre porque essas habilidades estão relacionadas às características individuais da pessoa e a forma com que ela se relaciona com o mundo, com os colegas de trabalho ou mesmo as situações que surgem no dia a dia.

Como esse é um item subjetivo, a sua avaliação costuma ocorrer em entrevistas e dinâmicas de grupo que simulam algumas atividades reais da rotina do trabalho. Alguns dos principais exemplos de soft skills que podemos citar são a flexibilidade, a capacidade de comunicação, a paciência, a liderança, a ética, a persuasão etc.

Quais as soft skills mais buscadas pelas empresas?

Depois de explicar o que são as soft skills, nada melhor do que compreender o conceito por meio de alguns dos exemplos que estão mais em voga no mercado. Veja, a partir de agora, quais são as habilidades desse tipo que os empregadores estão valorizando mais.

Resiliência

A resiliência é um termo que está muito em moda no mercado. Trata-se de uma terminologia oriunda da física, mas que vem sendo aplicada nas mais diversas áreas. Por definição, podemos dizer que a resiliência é a propriedade que alguns corpos têm em retornar à sua forma original após terem sido submetidos à pressão.

Trazendo para o lado profissional, essa qualidade está relacionada à capacidade que um indivíduo tem para lidar com problemas e adaptar-se a mudanças, superando os obstáculos que podem surgir no dia a dia, como estresse, eventos traumáticos, crises econômicas, dificuldades etc.

Ética

Outra soft skill muito valorizada ao longo da história é a ética. Por definição, essa é uma parte da filosofia que está relacionada a um conjunto de regras de ordem valorativa e moral, que devem ser responsáveis por motivar, orientar e disciplinar o comportamento humano, nos seus mais variados âmbitos.

Isso quer dizer que uma pessoa ética reflete a essência das normas, regras e preceitos de ordem valorativa, com o fim de garantir uma convivência pacífica dentro da sociedade e, logicamente, de uma empresa ou organização. Esse alinhamento favorece o trabalho em equipe e melhora a produtividade.

Qual a importância de desenvolver as duas competências?

Não é preciso pensar muito para perceber que o desenvolvimento de competências é um diferencial importante para ter sucesso na sua carreira. O mercado anda cada vez mais competitivo e os processos seletivos estão bastante complexos e dinâmicos, o que indica que você precisa ampliar os seus horizontes e suas habilidades.

As hard skills podem ser aprimoradas por métodos tradicionais, como cursos, especializações ou pós-graduações. Acredite: elas ainda têm muita importância! Já as soft skills dependem de aprendizado pessoal, sendo lapidadas com autoconhecimento, administração de emoções, ganho de cultura e respeito pelo próximo.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, os conceitos de hard skills e soft skills são muito importantes para quem deseja ter sucesso na carreira. Na realidade, eles são complementares e, quando bem desenvolvidos e lapidados, podem criar um profissional altamente desejado pelo mercado e pelos contratantes.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os conceitos de hard skills vs. soft skills? Ficou interessado em aprimorar as suas habilidades e competências com professores de alta qualidade? Então, não perca mais tempo e conheça nossos cursos de pós-graduação. Estamos preparados para impulsionar a sua carreira!


Redimensionar Fonte
Contraste