7 dicas infalíveis de marketing para nutricionistas

Publicado por Faculdade IDE em 27 de novembro de 2019
Categorias:
7 dicas infalíveis de marketing para nutricionistas

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, divulgar a qualidade dos novos serviços e nossos diferenciais é fundamental, sobretudo no segmento da saúde. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas infalíveis de marketing para nutricionistas.

Tenha em mente que essa é uma imprescindível. Pois mesmo em momentos nos quais as pessoas estão tentando economizar, é possível ter um excelente retorno financeiro ao usar as táticas corretas. Continue a leitura deste conteúdo e descubra como fazer isso!

1. Observe o código de ética profissional

A primeira e, provavelmente, mais importante das dicas infalíveis de marketing para nutricionistas consiste em seguir o Código de Ética da profissão. Qualquer estratégia que você venha a adotar no futuro precisa estar em perfeita consonância com essa normatização, que deve funcionar como uma espécie de guia.

Atuar em nutrição significa lidar com questões relacionadas com a saúde, isso traz implicações e responsabilidades distintas em relação a quem trabalha em outros mercados. O público que o procurará, independentemente do motivo, espera um atendimento seguro, sério e da mais elevada qualidade.

Para garantir que tudo isso seja cumprido, siga todas as regras até mesmo no marketing e na divulgação. Respeite proibições como a de jamais promover sensacionalismo e autopromoção, usar consultas para divulgar produtos por dinheiro, transmitir dados incorretos de maneira proposital etc.

2. Construa sua presença na internet

Não é novidade para ninguém que a internet conquistou extrema importância na vida de boa parte das pessoas. As redes sociais, por exemplo, já fazem parte da rotina diária delas. Por isso, saber utilizar adequadamente esse tipo de mídia pode ser um grande diferencial na sua carreira.

Um perfil profissional nos principais sites do gênero, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, ajuda a aumentar a exposição e até fortalecer o posicionamento de qualquer nutricionista. Procure fazer postagens relevantes e sobre temas que tendam a despertar o interesse dos leitores. Além disso mantenha uma frequência adequada — três a quatro vezes por semana já é um bom começo.

3. Conheça bem o seu público-alvo

Depois de cuidar dos aspectos éticos, o passo seguinte é conhecer muito bem qual é o seu público-alvo. Esse fator contribui para direcionar as suas estratégias e fazer com que o seu marketing e a sua própria atuação sejam mais eficientes. Entretanto, por mais óbvio que isso pareça, muitos profissionais de saúde acabam pecando nesse aspecto.

Para isso, você deve fazer uma boa análise de sua especialidade, dos clientes atuais e até mesmo dos que você ainda pretende atrair em curto, médio e longo prazos. Caso o seu intuito seja o de atender mulheres jovens, por exemplo, as suas ações precisam ter foco nesse segmento, bem como seus interesses e objetivos mais comuns.

4. Monte um site de alta qualidade

O seu website funciona mais ou menos como o seu endereço oficial na internet e, por isso mesmo, ele precisa refletir o máximo de qualidade e credibilidade. Essa presença online é imprescindível para o sucesso da sua estratégia digital, pois tornou-se raro que as pessoas busquem por produtos ou serviços sem utilizar a web atualmente.

O ideal é que o design e as páginas consigam transmitir uma ideia de confiabilidade, ao mesmo tempo em que os tópicos e links devem ir direto ao ponto, com uma interface de fácil navegação. Outro ponto relevante é sempre tentar manter as formas de contato atualizadas, como o endereço físico, os telefones e o e-mail.

5. Invista em ações de Inbound Marketing

Você já ouviu falar sobre o Inbound Marketing? Também chamado de marketing de atração, essa estratégia nada mais é do que uma reunião de técnicas modernas, baseadas na internet, para fazer com que as pessoas busquem ativamente pelas soluções que uma empresa ou profissional oferecem, sem que sequer percebam isso.

As principais ações incluem a criação artigos em blogs, o envio de newsletters, o uso das redes sociais e assim por diante. Procure selecionar as alternativas que mais façam sentido para os seus objetivos e as suas áreas de atuação, investindo nas escolhas mais promissoras para os efeitos que você espera.

6. Aposte no aprimoramento constante

Qualquer pessoa que anseia pelo sucesso em sua carreira precisa se manter atualizada, principalmente em um momento no qual novas descobertas surgem todos os dias e as informações correm o mundo em questão de minutos. Porém, para os profissionais de saúde, o aprimoramento constante é ainda mais crucial.

No ramo da nutrição, muitas verdades absolutas mudam de forma repentina e quem não estiver disposto a ampliar a sua mente tenderá a ter problemas. Tente ir, sempre que possível, nos principais simpósios, congressos e palestras sobre a sua área. Não se esqueça também de fazer cursos e especializações, como uma boa pós-graduação.

7. Crie bons atendimentos e relacionamentos

Por fim, a última e não menos importante das dicas infalíveis de marketing para nutricionistas é oferecer um bom atendimento para o seu público e manter um relacionamento saudável com os pacientes. Por mais que as estratégias de merchandising tenham mudado nos últimos anos, o velho e bom “boca a boca” continua sendo muito importante.

Boa parte das pessoas estará em busca não apenas de um profissional capacitado, mas também de um ser humano que seja, ao mesmo tempo, detentor de um amplo conhecimento, empático e disposto a ajudar em seus objetivos. Mostre para todos que você é tudo isso e mais um pouco: o seu retorno profissional e pessoal será garantido!

Seguindo essas dicas infalíveis de marketing para nutricionistas, você não terá problemas em manter o consultório cheio, criando um ambiente de satisfação e um círculo virtuoso de sucesso para a sua carreira!

Gostou de conhecer essas dicas infalíveis de marketing para nutricionistas? Se quiser aprender um pouco mais sobre estratégias de divulgação para profissionais de saúde, aproveite sua visita ao blog e confira um guia completo sobre o uso de redes sociais nessa área!


Redimensionar Fonte
Contraste