Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração

Publicado por Faculdade IDE em 29 de maio de 2020
Categorias:
Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração

Melhorar a memória e concentração é o desejo de muitas pessoas para aumentar o desempenho em diversas tarefas do dia a dia, como nos estudos e no trabalho. Isso porque essas duas capacidades são fundamentais para conquistar bons resultados em qualquer tipo de atividade.

No entanto, diante de tantas interferências do ambiente (sons, luzes, notificações de aplicativos, entre outras), ter uma boa concentração virou um desafio para a maioria de nós. Ao mesmo tempo, somos bombardeados de informações durante a maior parte do dia, o que torna mais difícil nos lembrarmos de tudo, até mesmo das coisas mais relevantes.

Sendo assim, o que fazer para melhorar a memória e concentração? Neste post, vamos dar 7 dicas que vão ajudá-lo a ter melhores resultados no trabalho e nos estudos. Acompanhe!

1. Cuide da sua saúde mental

Tanto a memória quanto o foco são resultados de diversas conexões cerebrais funcionando em harmonia. Para que todo esse processo ocorra de maneira satisfatória, nada melhor que manter sua mente longe de distrações capazes de comprometer a saúde dela.

Em outras palavras, cuidar da sua saúde mental é fundamental para ter um bom desempenho em suas atividades. Isso implica dar um bom descanso para o seu corpo e mente, evitar situações frequentes de estresse, ter uma alimentação nutritiva e, se necessário, procurar ajuda médica e terapia.

Muitas doenças psicológicas conseguem prejudicar a sua disposição para realizar as tarefas cotidianas e, principalmente, sua capacidade de prestar atenção por um longo período, como é o caso da ansiedade e da depressão. Por essa razão, é importante ficar atento aos sinais do seu corpo e procurar tratamento, caso seja necessário.

2. Pratique exercícios de memorização

Imagine que o seu cérebro é como um músculo: quanto mais você exercitá-lo, mais forte ele se tornará. Por isso, praticar atividades que ajudam na memorização é essencial para que consiga reter mais conteúdos e se lembrar facilmente deles.

Trabalhar a sua memória é útil, inclusive, para evitar complicações de saúde que geram esquecimento, principalmente durante a fase idosa, como é o caso do Alzheimer, Parkinson, demência, entre outras patologias afins.

Portanto, vale a pena apostar em exercícios de lógica (sudoku, cruzadas, caça-palavras), quebra-cabeças, jogo da memória, entre outros. Existem alguns outros truques que também ajudam a memorizar efetivamente as informações, como:

  • mudar o caminho de trajetos que você faz diariamente, como o de sua casa até o trabalho;
  • fazer atividades como dança, teatro e diversos tipos de arte;
  • tomar banho de olhos fechados e tentar pegar as coisas sem olhar;
  • decorar trechos de livros, filmes e afins;
  • escrever um diário, à noite, relembrando todas as atividades que você fez ao longo do dia.

3. Medite regularmente

A meditação traz ótimos efeitos ao corpo e à mente de um indivíduo. A prática meditativa contribui para ter mais consciência de si mesmo, incentivando a prestar atenção na própria respiração e conseguir controlar os pensamentos.

Ela, por si só, já é um exercício de concentração. Afinal, passar alguns minutos parado, em silêncio, observando como você está se sentindo já envolve um grande empenho. Como resultado, a sua mente se acostuma a focar naquilo que interessa e a reter esse conhecimento. Ou seja, um ótimo método para melhorar a memória e concentração.

4. Desligue o “piloto automático”

Lembra-se do exemplo de mudar o caminho para ir ao trabalho? É uma maneira de desligar o piloto automático. Esse é o nome dado para quando alguém faz as coisas de forma pragmática, sem prestar atenção, principalmente por já estar acostumado a realizar determinada tarefa.

O piloto automático, muitas vezes, permite que os pensamentos se dispersem para outros assuntos, que não estão necessariamente relacionados à ação executada no momento. Desse modo, a sua concentração fica cada vez mais prejudicada por estar muito dispersa.

Por isso, um truque para fortalecer o seu foco e memória é passar a realizar as suas atividades prestando atenção nos detalhes, sem deixar a mente divagar. Isso vai proporcionar, inclusive, mais eficiência para a realização de suas tarefas cotidianas.

5. Dedique-se a aprender coisas novas

Aprender algo novo é outra dica muito interessante para melhorar o seu desempenho nas atividades do dia a dia. Isso porque é mais fácil se concentrar em coisas novas, justamente por não ser possível usar o piloto automático.

As técnicas manuais são bons exemplos de atividades que ajudam a exercitar a sua memória e concentração, como se dedicar ao artesanato, aprender a tocar um novo instrumento, praticar um esporte, treinar um estilo de pintura ou desenho, entre outros exercícios interessantes.

6. Evite o consumo de álcool e cigarros

Maus hábitos como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem acarretar inúmeros danos à saúde. Além de serem fatores de risco para o surgimento de câncer, doenças respiratórias, complicações no fígado e vários outros prejuízos, quando consumidos a longo prazo, ambos geram problemas de memória, por levarem toxinas ao cérebro e, com isso, comprometer o bom funcionamento do órgão.

7. Faça planejamentos semanais

Manter a disciplina é uma forma de se manter focado em suas atividades. No entanto, é muito difícil seguir a mesma rotina por muitos dias consecutivos e fazer com que o planejamento seja cumprido fielmente. Por isso, é interessante fazer planos curtos, dentro do seu alcance.

Para isso, você pode, por exemplo, sentar-se no domingo e listar todas as tarefas que precisa realizar ao longo da semana. Depois disso, divida-as entre os dias e, se possível, coloque o horário que você deve realizar cada uma delas.

Um planner ou uma agenda podem ser essenciais para otimizar a rotina. Assim, você sempre tem onde consultar, no início do dia, para saber o que precisa ser realizado. Com isso, é possível relaxar e se concentrar em uma atividade por vez, sem se sentir ansioso pelo que ainda não foi feito.

Viu só como dá para melhorar a memória e concentração com algumas técnicas simples de serem adotadas no dia a dia? Por isso, aproveite e coloque em prática essas dicas para ter mais sucesso em suas atividades e alcançar os seus objetivos.

Gostou das sugestões? Então compartilhe este post agora mesmo em suas redes sociais. Assim, os seus amigos também podem ficar por dentro do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste