Mercado de estética: descubra por que é uma área em ascensão

Não é novidade para ninguém que, nos últimos anos, passamos por uma crise que afetou diversos segmentos. Entretanto, algumas áreas passaram praticamente ilesas por esse cenário, e o mercado de estética foi uma delas.

Mesmo com um panorama que não parecia tão favorável, esse ramo conseguiu prosperar. Em 2020, o mercado volta a sofrer um abalo, mas a tendência é de que o desenvolvimento da área seja ainda mais notável em uma conjuntura melhor.

E você, já cogitou seguir uma carreira voltada ao mercado de estética? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre esse assunto!

O mercado de estética e suas principais áreas

Falando sobre um mercado que está em franca ascensão, não é difícil perceber que isso abre a possibilidade de atuar em vários segmentos com sucesso. Entre os principais setores e as principais áreas do ramo, podemos destacar os procedimentos estéticos, sobretudo, para as regiões corporal, capilar e facial, embora tenhamos alguns outros.

Profissionais como biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, educadores físicos e psicológicos podem se especializar para trabalhar tanto por conta própria quanto junto a dermatologistas e cirurgiões plásticos — seja no desenvolvimento de diversos tratamentos relacionados à beleza e ao bem-estar, seja nas suas aplicações. Veja, na sequência, em que locais o profissional de estética pode atuar.

Clínicas

As clínicas são os principais locais em que um profissional que fez especialização em saúde ou graduação em estética pode atuar. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer o Vestibular Mude o Seu Mundo.

Além disso, é exatamente nesse tipo de estabelecimento que podemos encontrar os mais variados tratamentos e cuidados corporais, como drenagem linfática, limpeza de pele e serviços de saúde.

Spas

Os spas estão em alta, e muitas pessoas não abrem mão de visitar, mesmo que esporadicamente, esses locais. Eles oferecem alternativas muito interessantes, que incluem não apenas os cuidados com o corpo, mas também serviços relacionados ao relaxamento e ao bem-estar físico e mental.

Salões

Os salões de beleza também são estabelecimentos que estão sempre em alta para a atuação de um profissional de estética. Afinal, os salões de beleza estão cada vez maiores e mais especializados. Hoje, eles costumam disponibilizar serviços que vão além dos tratamentos capilares e incluem procedimentos corporais que demandam muita capacitação.

Hospitais

Você pode até não ter ouvido falar sobre isso, mas os hospitais também estão entre os estabelecimentos nos quais um profissional de estética pode atuar. A área de saúde é uma das atribuições desse especialista, que pode auxiliar a equipe médica em procedimentos cirúrgicos e também no pós-operatório de pacientes.

Por que a estética é uma área em ascensão?

A estética sempre foi valorizada pelo ser humano, mas ela está em ascensão até mesmo por uma demanda social recente. Uma boa aparência sempre foi um diferencial nas vidas profissional e pessoal. No entanto, com o advento da internet e a exposição das redes sociais, isso se tornou algo quase imperativo para muitas pessoas.

A maior expectativa de vida também contribui para esse cenário, pois tanto homens quanto mulheres querem viver mais mantendo não apenas a saúde, mas também o aspecto jovial dos anos pregressos. Com o avanço da ciência e do conhecimento em diversas técnicas e diversos procedimentos, isso realmente é possível.

Por que a capacitação é importante na estética?

São muitos os estabelecimentos e as possibilidades que se abrem para quem fez uma especialização em estética. Entretanto, em um mercado tão competitivo e com pacientes cada vez mais exigentes, você só conseguirá um bom espaço e boas remunerações se for um profissional especializado.

Esse é um ramo delicado, no qual você lida com o bem-estar, a autoestima e a saúde das pessoas. Estar habilitado para isso, inclusive com um bom diploma, é fundamental, até por termos procedimentos que envolvem técnicas médicas.

Como se preparar para atuar no mercado de estética?

A seguir, confira as melhores dicas para desenvolver a sua carreira e ser um profissional de destaque:

Elabore um bom planejamento

O primeiro passo para atuar no mercado de estética consiste em fazer um bom planejamento. Sem isso, você terá dificuldades em escolher os caminhos mais adequados ao seu perfil e poderá gastar o seu dinheiro não apenas em um curso que não agrega muito, como também em uma instituição sem reconhecimento no mercado.

Uma boa ideia é tirar um tempo e fazer uma boa autoavaliação. Com isso, você pode perceber anseios, demandas, expectativas e necessidades. Coloque tudo no papel e cruze isso com as informações que você conseguir, pesquisando e buscando as alternativas que podem trazer o sucesso que você tanto deseja.

Acompanhe as tendências do mercado

Ao se preparar para atuar no mercado de estética, você também não pode deixar de acompanhar as principais tendências do mercado. Essa é uma atitude importante tanto para que você conheça os caminhos que trazem o melhor retorno financeiro quanto para que escolha a melhor instituição de ensino.

Existem alguns procedimentos e tratamentos que estão em alta e que prometem se manter assim nos próximos anos. Um deles é o botox, que envolve a aplicação de toxina botulínica para amenizar rugas e marcas de expressão. Quem é habilitado a fazer as aplicações, portanto, tende a ter bons lucros pela frente.

Aposte em uma boa especialização

Por fim, como ressaltamos, apostar em uma boa especialização é fundamental para você se preparar para atuar no mercado de estética. Isso garantirá que você aprenda as melhores técnicas e os melhores procedimentos, além de abrir um leque imenso de oportunidades profissionais.

Ao escolher uma instituição de ensino com uma boa reputação e expertise na área de saúde, você será instruído para ser um excelente profissional e terá a chance de ampliar a sua rede de contatos, criando um networking fundamental para o futuro. Pense em uma graduação tecnológica, uma pós-graduação ou outro curso do tipo.

Como você pôde ver, o mercado de estética está em franco crescimento e os profissionais mais capacitados poderão experimentar excelentes lucros nos próximos anos.

Gostou de aprender sobre o mercado de estética? Então, clique aqui para conhecer as pós-graduações disponíveis na área de estética!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste