Nutrição e emagrecimento saudável: entenda o papel desse profissional

Não é novidade para ninguém que a sociedade atual, vive uma verdadeira epidemia de problemas de saúde — por exemplo a obesidade, hipertensão e diabetes. Diante dessa realidade, entender melhor a relação entre nutrição e saúde é importante, nesse texto você se informará um pouco sobre nutrição e emagrecimento saudável.

O nutricionista surge como um profissional importante nesse panorama, que pode mudar o prognóstico de muitas pessoas e fazer uma grande mudança nesse cenário. Também é capaz de proporcionar mais qualidade de vida e minimizar as chances de muitas enfermidades e comorbidades. Continue lendo este conteúdo e aprenda mais sobre o tema!

A importância do nutricionista para a sociedade

De acordo com Roberta de Morgana, coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição e Obesidade: do Emagrecimento à Bariátrica: essa conjuntura patológica que estamos experimentando na sociedade, seja pelo elevado nível de estresse das grandes cidades, pela adoção de hábitos de sedentarismo ou mesmo por escolhas alimentares ruins entre outros fatores, vem fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais doentes.

Muitos problemas, alguns bastante sérios, podem ser evitados com uma boa alimentação. Da mesma maneira que tratamentos são potencializados com escolhas nutricionais adequadas, que atuarão em sinergia com a conduta, os princípios ativos e medicamentos adotados. Por isso, o profissional nutricionista é importante.

A responsabilidade do profissional nutricionista, ao contrário do que pensam algumas pessoas, vão muito além do fator emagrecimento. Elas incluem muitos outros aspectos, como a promoção do bem-estar e saúde global, resultando na elevação da autoestima e o combate / prevenção de doenças.

A nutrição é uma ciência com objetivo de promover bem-estar e saúde da população através da alimentação. É um ofício que tem diversas vertentes, mas que, sobretudo, adota como intuito administrar e coordenar atitudes e programas de alimentação. Isso acontece tanto no cotidiano, quanto em hospitais, escolas, restaurantes, empresas entre outros espaços. Aliando ciência e proporcionando a qualidade de refeições e a prescrição de dietas individualizadas. Sejam em situação de saúde, ciclos de vida e/ou doença, podem melhorar o quadro clínico dos indivíduos.

Alguns nutricionistas que acabaram de sair da faculdade ou com pouco tempo de experiência acabam um pouco perdidos no mercado de trabalho. Por conseguinte sem saber ao certo o que fazer com sua carreira. No entanto, esse é um ramo em franco crescimento, que permite muitos campos de atuação que podem se encaixar no perfil de cada um.

Alguns dos campos de atuação do nutricionista

Agora que você já entendeu um pouco melhor a importância do nutricionista para a sociedade e aprendeu sobre as responsabilidades do profissional de nutrição, chegou a hora de conhecer alguns dos principais campos de atuação que essa carreira proporciona. Veja abaixo alguns deles!

Nutrição clínica

É um dos principais campos de atuação do nutricionista. Essa especialidade se refere a tudo que é praticado

Outro ponto que merece destaque, a valorização do nutricionista nas equipes multidisciplinares, sobretudo no tratamento e na prevenção da obesidade, intolerâncias alimentares, hipertensão, diabetes, câncer, doenças autoimunes e muitas outras doenças.

Consultoria

A consultoria é um ramo que vem ganhando muitos adeptos na área da Nutrição ligado a gestão de serviços de alimentação e bebidas e controle de qualidade, especialmente por proporcionar bons retornos do ponto de vista financeiro. Ao mesmo tempo, ainda permite que o profissional organize melhor os seus horários e, dessa maneira, ganhe um pouco mais de qualidade de vida.

Empresas do segmento alimentício, por exemplo, podem usar esse recurso para aperfeiçoar a sua produção. Nesse contexto, um nutricionista é útil na avaliação de projetos de construção de cozinhas industriais ou na análise das condições do local, atuando na sua adequação perante as normas sanitárias vigentes no país.

Saúde coletiva

Os princípios da saúde coletiva já estão ganhando bastante espaço no âmbito do SUS e, por isso mesmo, os profissionais de saúde precisam estar atentos para as oportunidades que essa realidade pode proporcionar. No Brasil, um percentual elevado da população se alimenta mal e está acima do peso, reforçando o papel do nutricionista nesta área.

A demanda é bastante elevada, por exemplo, desde hospitais aos postos de atenção básica, assim como clínicas de família, ambulatórios e na vigilância sanitária. Vale lembrar também que, além desses, as organizações não governamentais (ONGs) costumam procurar especialistas para desenvolver ações de combate à desnutrição.

Nutrição esportiva

A prática de atividade esportiva ou exercícios, também possui relação direta com a Nutrição. As atletas ou mesmo amadores que procuram por bons resultados na prática de exercícios físicos não podem abrir mão de um bom monitoramento nutricional e uma alimentação adequada a prática esportiva. Você pode buscar uma especialização neste segmento, caso isso seja seu interesse.

Academias e clubes, necessitam de Nutricionistas que possam fazer o acompanhamento dos praticantes de atividades desportivas. No alto desempenho, atletas podem elevar consideravelmente a sua performance com uma alimentação adequada.

Gastronomia

Por fim, não dá para falar do papel do profissional especializado nessa área sem mencionar as possibilidades em gastronomia. Além de ser um ramo em crescimento e com uma excelente demanda nos dias de hoje, muitas ações e estratégias podem promover uma união entre sabor, nutrição e emagrecimento saudável.

Os interessados nesse segmento podem desenvolver preparações de acordo com restrições dietéticas e, ao mesmo tempo, realizar adaptações de receitas para uma versão mais saudável. Existe uma série de cursos e oficinas em que esses preceitos são utilizados, mas é preciso ser empreendedor também para conseguir destaque.

Como você pode perceber, nutrição e emagrecimento saudável têm uma intensa relação e isso abre um leque de possibilidades interessantes para os nutricionistas crescerem na profissão e ganharem um bom retorno financeiro.

Aprendeu um pouco mais sobre nutrição? Entendeu melhor o papel desse profissional em alguns ramos? Então, não deixe de conferir nosso outro artigo com 5 áreas de atuação do nutricionista que você precisa conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste