5 palestras Ted da área da saúde para assistir, relaxar e aprender

Manter-se inteirado sobre o que acontece na área da saúde, independentemente de sua atuação, é fundamental para desenvolver a sua carreira e aprimorar o seu atendimento. Portanto, assistir às palestras TED é uma forma prática e eficiente de fazer isso.

Os famosos TED Talks, palestras online realizadas por profissionais do mundo inteiro, tornaram-se uma ótima fonte de conhecimento. Afinal, a maioria dos vídeos não se estende muito, apresenta os conteúdos de forma sucinta e didática, além de unir entretenimento com estudo.

Profissionais da área da saúde podem se beneficiar das palestras TED para atualizar os seus conhecimentos, refletir sobre diversas questões do setor, abrir os horizontes, assim como se inspirar para estudar algo novo e ter perspectivas diferenciadas.

Neste post, vamos apresentar cinco vídeos muito interessantes e construtivos. Acompanhe!

Conheça algumas palestras TED da área da saúde

As palestras TED Talks, na maioria das vezes, são disponibilizadas em formas de vídeos e com uma curta duração, nos quais os palestrantes apresentam experiências vivenciadas, reflexões ou estudos que estão realizando.

Além disso, os profissionais compartilham o seu conhecimento em uma linguagem bem didática e intuitiva, fazendo com que não seja necessário tanto esforço para entender o conteúdo. Desse modo, é possível relaxar e aprender por meio dos vídeos.

A seguir, confira cinco palestras TED sobre a área da saúde que podem fazer a diferença na sua vida!

1. Daniel Kraft, O Futuro da Medicina

Daniel Kraft é um médico e cientista que já passou pelas universidades mais conceituadas do mundo, como Stanford, Brown e Harvard. O profissional é engajado em unir a tecnologia com a medicina, a fim de trazer inovação para a área da saúde e conquistar melhores resultados nos tratamentos.

Em sua palestra denominada “Medicine’s future? There is an app for that!”, de 18 minutos, o médico fala sobre a importância de unir diversos conhecimentos à tecnologia. Segundo ele, a resposta para a implementação de novas soluções para a medicina está na interdisciplinaridade.

Como o uso de equipamentos digitais está cada vez mais intrínseco no dia a dia das pessoas, Kraft sugere ferramentas tecnológicas que podem ser usados em clínicas, hospitais e demais instituições de saúde a fim de trazer melhorias para o setor.

Além disso, ele reforça que nem sempre é necessário um alto investimento para conseguir recursos com alto potencial de inovação, apontando uma possibilidade de empreendedorismo na saúde.

2. Atul Gawande, Como Curamos a Medicina

Atul Gawande é um jornalista e cirurgião americano que pauta os seus trabalhos em busca de estratégias para a redução de erros e resultados mais seguros em cirurgias. Em sua instigante palestra “How do we heal medicine?”, ele sugere que a medicina está doente.

Isso ocorre porque a quantidade de medidas burocráticas e políticas aplicadas sobre a área, além de fazerem com que os profissionais tenham que lidar com o estresse diariamente, não permitem aos profissionais de medicina trabalharem em seu maior potencial.

Segundo ele, é necessário voltar os olhos para encontrar a cura da medicina. Isto é, encontrar medidas para otimizar o cenário, com práticas integrativas e complementares, trazer resultados satisfatórios ao setor e buscar novas maneiras de realizar os atendimentos.

3. Judy MacDonald Johnston, Prepare-se Para um Bom Final de Vida

Em “Prepare for a good end of life”, Judy MacDonald narra a perda de alguns de seus entes queridos. Com isso, ela sugere práticas que preparam um indivíduo para um fim de vida mais humanizado e confortável.

De acordo com Judy, pensamos muito sobre formas de ter uma vida boa. No entanto, precisamos refletir também sobre as nossas chances de termos uma morte boa, ou seja, tirar do papel os planos que fazemos sobre como poderia ser o nosso fim.

Ela cita que a maioria das pessoas prefere morrer em casa. Entretanto, 80% dos americanos chegam ao fim da vida em um ambiente hospitalar. Portanto, é necessário se preparar, tanto psicologicamente quanto financeiramente, para ter o fim de vida que deseja, com o auxílio de advogados e cuidadores que se empenham a atender às suas vontades.

4. Abraham Verghese, O Toque de Um Médico

Na palestra “A Doctor’s Touch”, o médico Abraham Verghese relata diversas experiências da interação entre o profissional da saúde e o paciente.

Como professor em Stanford, Verghese mostra a importância de uma relação humanizada e uma conexão entre essas duas partes para obter bons resultados na medicina. Dessa forma, preocupa-se com o futuro do setor por conta das mudanças dessa interação, proporcionadas pelo aumento do uso da tecnologia.

Em cerca de 18 minutos, Abraham dialoga sobre a diferença que o toque do médico traz para a cura do paciente. Sendo assim, fala sobre como a interação humana e uma boa comunicação entre o profissional e o paciente são essenciais na medicina.

5. Nathan Wolfe, Procurando Vírus

Nathan Wolfe é um importante pesquisador e virologista americano. Em sua palestra “The jungle search for viruses”, o profissional discute as possibilidades de identificar vírus com alta taxa de mortalidade e impedir a sua transmissão em larga escala.

A virologia é uma área que está em alta nos últimos tempos devido à pandemia causada pelo coronavírus. Wolfe tem o seu trabalho voltado a entender como os vírus são transmitidos de animais para humanos, como eles surgem e por que podem ser tão mortais. Diante desse contexto, vale a pena saber mais sobre o assunto.

Todas essas palestras podem ser encontradas na plataforma TED Talks. Além disso, os conteúdos têm legendas disponíveis em várias línguas, inclusive em português. Para usar essa ferramenta, basta clicar no ícone “subtitles”, no canto direito inferior do vídeo, e inserir o idioma que você deseja.

Para que a medicina esteja sempre em evolução, é fundamental que a comunidade médica seja unida e compartilhe experiências, independentemente da especialidade ou área de atuação. Por isso, aproveite essas palestras TED para ter contato com diversas temáticas, inspirar-se e ampliar o seu conhecimento.

Gostou deste conteúdo? Quer continuar lendo sobre assuntos relacionados à área da saúde? Então, assine nossa newsletter e receba as nossas novidades diretamente em sua caixa de e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Redimensionar Fonte
Contraste