Por que os cursos de extensão são importantes para seu currículo?

Publicado por Faculdade IDE em 12 de abril de 2019
Categorias:
Por que os cursos de extensão são importantes para seu currículo?

Com a grande quantidade de profissionais formados, as oportunidades no mercado de trabalho não são suficientes para suprir a demanda. O cenário atual exige que profissionais mantenham-se constantemente atualizados, dedicando-se a especializações como cursos de extensão e pós-graduações.

Essas capacitações são excelentes ferramentas que complementam a educação do profissional em formação e também daqueles que já são graduados, pois permitem especialização em determinada área e garante a preparação adequada para os desafios da profissão, enriquecendo o currículo.

Na intenção de mostrar a importância de manter-se atualizado e aprimorar-se nas áreas de atuação, desenvolvemos o artigo abaixo para que você conheça um pouco mais sobre os cursos de extensão. Confira!

O que são cursos de extensão?

Embasados pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (que estabelece bases e diretrizes da educação nacional), os cursos de extensão são atividades que ampliam o conhecimento em conteúdos específicos de determinadas áreas, visando a conquista de habilidades ou competências que desenvolvam conhecimentos e aptidões.

Um exemplo prático é a realização do curso de Desospitalização e Assistência Domiciliar para profissionais que trabalham em atendimento home care. Tal conhecimento pode não ser aprofundado ou adquirido durante a graduação, por exemplo. Por isso as extensões vão além do curso geral e são realizados, em sua maioria, por graduandos e profissionais já em atividade.

Qual a importância em realizar esse aprimoramento?

Desenvolvimento de aprendizagem na prática

Durante a extensão, o aluno tem a oportunidade de desenvolver na prática o que aprendeu na graduação, somado aos novos conhecimentos do curso. As qualificações de profissões da área da saúde necessitam, além de conhecimentos teóricos, os práticos, habilitando-os a exercerem suas funções de forma segura e aprimorada.

Oportunidade de enriquecimento do currículo

Com a alta concorrência por vagas no mercado de trabalho, o curso é um grande diferencial na carreira profissional. Enriquecer o currículo aumenta as oportunidades e diminui assim o número dos concorrentes para o cargo desejado.

Construção de conhecimento específico

O curso é uma grande oportunidade para adquirir conhecimento específico em novas áreas e melhorar competências que serão úteis em campos de atuação escolhido pelo profissional, habilitando-o para atuar com maior preparo, qualificação e desenvolvimento intelectual.

Confirmação do curso escolhido

A extensão pode ajudar o universitário a testar se realmente escolheu o curso certo e qual área específica deseja trilhar. Explorando conhecimentos específicos e práticos, é possível vivenciar o aprendizado em sala de aula, conhecendo-o mais a fundo.

Possibilidade de mudança de campo de atuação

Realizar um aperfeiçoamento pode ser vantajoso também para profissionais que planejam mudar o campo específico de atuação, e pretendem conhecer um pouco mais sobre a área antes de realizar a transição.  

Quais os benefícios da extensão?

O curso pode ser realizado a qualquer momento

Desde o início da vida acadêmica até durante a vida profissional, o curso de extensão pode ser realizado pelo profissional. Diferente da pós-graduação, em que o aluno precisa ter concluído o curso universitário, a extensão tem como vantagem ser também realizada simultaneamente à graduação.

Diferencial no mercado de trabalho

Embora os cursos de extensão não possuam validade acadêmica, são considerados importantes diferenciais no momento da contratação, pois reconhece que o profissional está em busca de qualificação e atualização dos conhecimentos.

Abranger o networking

Por meio da extensão os profissionais criam ou aumentam a rede de relacionamento devido à interação com outros profissionais. O Networking contribui para a execução de parcerias, trocas de experiências, ideias e colabora também para a exposição profissional e compartilhamento de informações sobre os serviços prestados na área.

Conhecer diferentes áreas

Como vimos anteriormente, para aqueles profissionais que desejam mudar a área em que atuam, realizar cursos de extensão dá o benefício de aprender um pouco mais sobre o campo de interesse antes de decidir realmente realizar a mudança.

Duração reduzida

Os cursos possuem carga horária reduzida e podem ser concluídos em dias, semanas ou meses. Essa é uma grande vantagem para pessoas com rotinas atribuladas entre trabalho e estudo, permitindo-os realizar a extensão sem que fiquem sobrecarregados.

Como escolher o melhor para você?

São inúmeros os cursos existentes, para escolher o ideal, a melhor forma é optar por aquele que encaixe em sua rotina de trabalho (ou estudo). Observe a duração, a área de interesse diretamente e como o curso vai contribuir para sua formação. Acompanhe a seguir os cursos disponíveis para a área da saúde.

Educação física

Para a área de educadores físicos, o curso de Realidade Virtual na Recuperação Funcional é composto por conteúdo teórico e prático, proporcionando ao aluno conhecimento sobre realidade virtual e competências para tratar de forma lúdica e terapêutica.

Enfermagem

Voltado para enfermeiros, técnicos e estudantes de enfermagem, o curso de vacinação qualifica o aluno para atuação em salas de vacinas, com o objetivo de garantir qualidade na assistência prestada. 

A capacitação em Puericultura é outro curso de extensão voltado para a área de enfermagem e tem como objetivo instrumentalizar profissionais para atender as consultas de puericultura na atenção básica à saúde.

Para profissionais e estudantes com interesse em promover o manuseio adequado aos recém-nascidos portadores de estoma, o curso de cuidados com a pele e estomas neonatal e pediátrico é ideal, pois induz o aluno a refletir a respeito de sua prática.

Fisioterapia

O curso de Realidade Virtual na Recuperação Funcional também é voltado para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Além dele, esses profissionais também podem optar pelo aprimoramento em Fisioterapia nas Disfunções Pélvicas Femininas, que tem como objetivo fornecer conhecimento sobre os principais tratamentos fisioterapêuticos em disfunções pélvicas na mulher.

Fonoaudiologia

Para profissionais e alunos de fonoaudiologia, estão disponíveis cursos para Avaliação e Terapia das Funções Orofaciais, Diagnóstico Audiológico e outros como a reabilitação vestibular, extensão responsável por apresentar procedimentos terapêuticos considerados como melhores técnicas no tratamento de pacientes com disfunções vestibulares.

Já o curso de perícia em fonoaudiologia promove aos alunos e profissionais conhecimentos necessários para atuar como Perito Judicial e desenvolvendo habilidades para contribuir em perícias auditivas, vocais e grafotécnicas, além de outras qualificações.

Medicina

Além do curso de Fios, Suturas e Anodamentos, os alunos e profissionais de medicina podem contar com cursos de Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), Implantação, Manutenção e Retirada de PICC, e também Acolhimento e Classificação de Risco em Urgência e Emergência Obstétrica.

Radiologia

Estudantes e técnicos em radiologia têm à disposição o curso de Densitometria Óssea, o qual o objetivo principal é instrumentalizar estudantes e profissionais para realizar tal exame com qualidade e agilidade em todos requisitos.

Multiprofissionais

Além das áreas citadas acima, cursos multiprofissionais também estão disponíveis, prezando pela importância do trabalho integrado entre diferentes profissionais, e permitindo o aperfeiçoamento do atendimento em uma área específica, abrangendo conteúdo de diferentes campos. 

formação de auditores de qualidade e segurança no cuidado é um dos cursos multiprofissionais e tem como objetivo capacitar e preparar o indivíduo para tornar-se um auditor da qualidade e segurança do cuidado. Desenvolve conhecimentos relacionados à auditoria de qualidade em saúde e concede maior entendimento ao assunto abordando teoria e questões práticas.

Diferente da área de auditoria mas ainda um curso para várias profissões, o TUI NÁ (Medicina Manual Chinesa) proporciona ao profissional habilidades e conhecimentos para tratar disfunções bioenergéticas e osteomioarticulares. Além de suas definições, indicações e procedimentos de manipulação, é ensinado o domínio das técnicas manuais chinesas. 

Você pôde conhecer mais sobre os cursos de extensão e entender a importância desse aprimoramento para seu currículo, crescimento profissional e destaque no mercado de trabalho.

Gostou de saber mais sobre os cursos de extensão? Quer receber outros conteúdos como esse em primeira mão? Então assine nossa newsletter!

Posts relacionados