Pós-graduação em linguagem: o que é estudado nessa especialização?

Publicado por Faculdade IDE em 24 de julho de 2019
Categorias:
Pós-graduação em linguagem: o que é estudado nessa especialização?

O aprimoramento técnico vem sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho brasileiro, especialmente nos dias de hoje, em que os diplomas universitários já não podem ser considerados, por si só, como um diferencial competitivo. Diante dessa realidade, conhecer melhor a pós-graduação em linguagem pode ser muito interessante.

Essa é uma excelente opção para quem atua na área de saúde, sobretudo para fonoaudiólogos, uma vez que é um segmento que possui uma demanda constante e que tem ótimas perspectivas para o futuro. Confira o conteúdo a seguir e descubra o que é estudado nessa especialização!

Pós-graduação em Linguagem

A pós-graduação em linguagem é uma especialização da área de saúde, cujo público-alvo é formado por fonoaudiólogos. O intuito do curso é aprimorar a capacidade desse profissional em prevenir, diagnosticar e tratar transtornos da fala e da escrita, favorecendo uma formação completa, crítica e altamente criativa dos alunos pós-graduandos.

Para o exercício da fonoaudiologia no Brasil, é necessário concluir uma graduação autorizada pelo MEC e ter um registro profissional ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia. Já para se tornar um especialista, é preciso realizar uma pós-graduação reconhecida pelo CFFa.

A grade de disciplinas inclui matérias fundamentais para esses aspetos, com destaque, por exemplo, para Teorias De Aquisição De Linguagem Falada e Escrita, Desvios Fonéticos e Fonológicos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico da Linguagem Infantil, Atuação Fonoaudiológica na Gagueira, Educação Especial, entre outras essenciais nessa área específica.

Nas palavras de Claudia Sobral de Oliveira Uchoa, coordenadora dos cursos de fonoaudiologia da Faculdade IDE: “o curso abrange todas as áreas específicas da Linguagem, desde o atraso simples na aquisição e desenvolvimento da fala, perpassando pelas diversas alterações de recepção, processamento e execução de fala”.

Área de atuação dos pós-graduados

A pós-graduação em linguagem é um curso que se propõe a tornar o profissional um verdadeiro especialista, tornando-o capaz de trabalhar em todos os campos de atuação da área, que é bastante ampla. Ela envolve todos os aspectos da comunicação humana, desde a aquisição da fala, suas alterações congênitas ou adquiridas e assim por diante.

A coordenadora da Faculdade IDE afirma que, na especialização, “o fonoaudiólogo capacita-se ao atendimento em todas as faixas etárias, desde o bebê ao idoso, nas mais diversas especificidades: transtornos do desenvolvimento da linguagem, autismo, alterações de fala, leitura e escrita, afasias, gagueiras e alterações sensoriais”.

Vantagens de fazer uma pós-graduação

Agora que já falamos um pouco sobre a importância da pós-graduação em linguagem e as áreas de atuação, veja algumas vantagens desse curso para sua carreira!

Ampliação de conhecimentos técnicos

Invariavelmente, a realização de um curso de pós-graduação tem a intenção de ampliar os conhecimentos de um profissional, uma vez que, na graduação tradicional, o ensino tem um enfoque mais generalista e que prepara os alunos para que atuem nos mais diversos segmentos.

Ao continuar o seu aprendizado, o fonoaudiólogo está pronto para adquirir competências novas, atrelando uma série de disciplinas importantes a novos objetivos de carreira. O conhecimento científico e a troca de experiências com professores e colegas são pontos fundamentais para o sucesso no futuro.

Ganho de diferencial competitivo

Não é novidade para ninguém que um diploma de pós-graduação pode ser um tremendo diferencial competitivo na hora de montar ou alavancar o próprio currículo. Se você deseja ter salários mais elevados, ocupar os cargos mais altos ou se tornar um gestor da área de saúde, uma especialização é algo simplesmente imprescindível.

Claudia Uchoa afirma que “ao fazer essa especialização, o fonoaudiólogo se destacará no mercado de trabalho como um profissional melhor habilitado ao atendimento. Poderá receber título de especialista em Linguagem, emitido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, comprovando sua experiência profissional”.

Aumento da rede de contatos

Nos dias de hoje, fazer um bom networking é fundamental para ter sucesso nos mais variados segmentos do mercado. Sendo assim, você não pode deixar de considerar que uma das melhores implicações de investir em uma pós-graduação é, justamente, conviver com pessoas de mesmos interesses e campo de atuação.

Ao fazer esse tipo de curso, você amplia a sua rede de contatos profissionais e, ao mesmo tempo em que se aumenta a sua agenda de telefones, você se torna mais conhecido no seu ramo. Dessa maneira, naturalmente, as portas vão se abrindo e você terá mais chances de ser contatado por empresas e gestores interessados no seu perfil.

Diferenciais da Faculdade IDE

O próximo passo depois de tomar a decisão de fazer uma pós-graduação em linguagem é escolher uma universidade com profissionais especializados e reconhecimento no mercado. Conheça alguns motivos para contar com a Faculdade IDE nessa decisão!

Alto reconhecimento do mercado

Não faltam motivos para um fonoaudiólogo querer estudar linguagem na Faculdade IDE. Essa é uma instituição consolidada no mercado brasileiro, com diversos cursos e filiais distribuídas em muitas cidades e estados brasileiros, com um elevado índice de aprovação entre os alunos e mais de 10 anos de atuação em especializações de saúde.

No caso do curso de linguagem, a fonoaudióloga e coordenadora de fonoaudiologia da Faculdade IDE, afirma: “não temos dúvida, essa especialização vai contribuir para que mais fonoaudiólogos possam competir no mercado de trabalho, com melhor habilitação e preparados para a sua atuação profissional”.

Excelente infraestrutura de ensino

A infraestrutura de uma instituição de ensino é essencial tanto para que as disciplinas possam ser lecionadas adequadamente quanto para que os acadêmicos possam identificar a reputação, a organização e as condições que o local oferecerá para os seus alunos ao longo da duração do curso.

Na Faculdade IDE, esse é mais um diferencial, com destaque para a estrutura física e o alto nível de qualificação dos professores, que são referências na área. A prestação de serviços educacionais é preparada para dar todo suporte ao aluno, com ferramentas digitais que facilitam a visualização de notas, emissões de requerimentos e muito mais.

Autorização do Ministério da Educação

Quem regula toda a estrutura de ensino no Brasil é o Ministério da Educação e, por isso, estar em sintonia com esse órgão do Governo Federal é fundamental tanto para poder abrir um curso dentro da lei quanto para estar em sintonia com as exigências práticas e teóricas de uma especialização.

A Faculdade IDE tem o seu curso de Linguagem, assim como todos os outros, com a devida autorização do MEC. Assim, podemos capacitar, qualificar e aprimorar a formação de profissionais, propondo disciplinas com temas inovadores e sempre acompanhando as mudanças do mercado.

Como você pôde ver, a pós-graduação em linguagem pode ser uma excelente alternativa ara você se destacar no mercado e aprimorar as suas competências, ganhando um belo diferencial para o seu futuro profissional!

Ficou interessado em fazer pós-graduação em linguagem? Então visite nosso site e conheça a nossa especialização!