Como e quando realizar a Pós-graduação em Medicina? Confira o post

Publicado por em 11 de março de 2020
Categorias:
Como e quando realizar a Pós-graduação em Medicina? Confira o post

A aprovação na universidade de medicina já é, por si, a realização de um sonho. Dado o tamanho da concorrência por uma vaga e pela importância que esse ofício tem para qualquer sociedade. Entretanto, o aprendizado não para por aí e é preciso saber como e quando realizar a pós-graduação em Medicina.

A sequência de uma carreira de sucesso depende muito dessa escolha, que precisa considerar muitos fatores importantes. Entre eles, as preferências individuais, o momento do mercado e as perspectivas de crescimento da área.

Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Quais as áreas de especialização em Medicina?

Após concluir a formação superior em Medicina, é normal que os recém-formados experimentem um período de dúvidas, sem saber ao certo qual caminho traçar. Entretanto, conhecer as áreas de especialização pode ajudar bastante nesse panorama, mostrando alguns dos caminhos a serem traçados.

O aperfeiçoamento constante é inerente à profissão, mas é possível direcionar os estudos para um segmento específico. Basicamente, podemos escolher entre duas vertentes. Uma delas é a clínica, que faz diagnósticos e propõe tratamentos de doenças em suas mais diversas subespecialidades.

Nessa linha, também cabe escolher um caminho que o leve a atuar em medicina preditiva, um conceito cada vez mais valorizado na Medicina. A outra vertente é a cirúrgica, que trata enfermidades por procedimentos cirúrgicos.

Por que fazer uma pós-graduação em Medicina?

Fazer uma pós-graduação é uma atitude recomendável para praticamente qualquer área de atuação, mas é algo ainda mais importante na Medicina. Quando um médico se especializa, ele se torna apto a fazer ainda mais pelos seus pacientes. Além disso, também ganha mais autoridade e reconhecimento no ramo, o que se reflete em melhores cargos e salários.

Um dos benefícios dessa modalidade em relação às residências é que, em linhas gerais, há muito mais versatilidade e adaptabilidade para os estudantes. Na pós-graduação, eles contam com todas as matérias, disciplinas e práticas essenciais. Além de mais possibilidades na montagem das grades, nas preferências individuais e, eventualmente, até nos horários.

Conheça a pós-graduação em Medicina da Faculdade IDE

Agora que você já aprendeu como e quando realizar a pós-graduação em Medicina e descobriu um pouco mais sobre o universo das especializações da área de saúde, chegou a hora de conhecer quais são as modalidades oferecidas pela Faculdade IDE. Continue lendo e descubra!

Clínica Médica

A Clínica Médica engloba todas as áreas não cirúrgicas e pode ser subdividida em várias outras especialidades. Quando o médico se envereda por essa vertente, ele estará pronto para fazer o diagnóstico e a abordagem das mais diversas patologias, atuando principalmente em ambiente hospitalar, mas também em clínicas, consultórios e assim por diante.

O campo de atuação é, portanto, imenso, tanto na esfera pública quanto em estabelecimentos privados. O fato é que, para se tornar cardiologista, endocrinologista, pediatra, intensivista ou outra especialidade da área clínica, o egresso da faculdade de Medicina precisará fazer a clínica médica antes, até mesmo como pré-requisito.

Saúde Coletiva

A Saúde Coletiva é uma especialidade que está em alta no momento e tem uma excelente perspectiva de crescimento nos próximos anos. Ela foca diagnósticos precoces e ações preventivas, que acabam sendo muito mais eficazes. Além disso, sobretudo em médio e longo prazo, custam muito menos, tanto para os pacientes quanto para os governos.

Os médicos se tornam capacitados por meio de uma formação que busca oferecer melhores competências técnicas e mais consciência crítica. O curso é perfeito para homens e mulheres que desejam atuar nos serviços e nas unidades públicas e privadas, especialmente no âmbito do nosso SUS (Sistema Único de Saúde).

Cardiologia

O médico cardiologista é aquele que analisa e trata eventuais doenças relacionadas com o coração e o sistema circulatório, realizando o diagnóstico e promovendo os devidos tratamentos. Em tempos nos quais as pessoas andam cada vez mais sedentárias e estressadas, essa é uma especialização com alta demanda e em franco crescimento.

Os principais objetivos do curso estão relacionados ao desenvolvimento das competências teóricas e práticas sobre o aparelho cardiovascular. Assim, possibilita a identificação de aspectos fisiológicos normais e patológicos, capacitando os alunos a realizar e interpretar alguns exames essenciais, como o eletrocardiograma.

Medicina Legal

A Medicina Legal é uma área que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça e da Lei, avaliando e caracterizando os fenômenos biológicos e traduzindo esses aspectos para as autoridades competentes. Dessa forma, esse especialista pode ajudar na compreensão das causas de uma morte, da existência de violência sexual e outros casos do tipo.

Os principais objetivos do curso envolvem o desenvolvimento no âmbito das diversas áreas pertinentes à produção pericial. Dessa forma, eleva o potencial acadêmico e estimula a discussão científica, até mesmo com a elaboração de pesquisas importantes para a sociedade, ligadas ao ramo da Medicina Legal e da Perícia Médica.

Nutrologia

A Nutrologia é uma das especialidades médicas que está em alta para quem está em busca de uma melhora na saúde global ou de tratamentos menos agressivos para doenças. Esse médico se dedica ao diagnóstico de distúrbios que possam advir do comportamento alimentar, indicando caminhos e maneiras de amenizar ou até de reverter o quadro.

Esse é um campo que se aplica também para a área do esporte. Isso porque desenvolve competências teórico-práticas e foca temáticas que possibilitam a identificação dos aspectos fisiológicos que podem promover um desempenho ainda melhor, tanto do ponto de vista competitivo quanto na promoção da saúde.

Como você pôde ver, a pós-graduação em Medicina é uma maneira de ganhar conhecimento, elevar sua autoridade e, ainda, obter um melhor retorno financeiro no final do mês! Nessa profissão, o aprimoramento constante deve fazer parte da rotina, buscando instituições renomadas e que possam agregar ao seu currículo!

Gostou de aprender como e quando realizar a pós-graduação em Medicina? Está em busca de uma instituição que possa oferecer um ambiente propício ao estudo, um corpo docente diferenciado e toda a expertise de que você precisa para se destacar nesse mercado? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça os nossos cursos!


Redimensionar Fonte
Contraste