Pós-graduação em Enfermagem em Recife: conheça as oportunidades

Publicado por em 20 de janeiro de 2020
Categorias:
Pós-graduação em Enfermagem em Recife: conheça as oportunidades

Recife é uma das cidades que mais cresceu nos últimos anos e, a cada dia, ganha mais expressividade entre as capitais mais desenvolvidas do nordeste. Para quem atua na área de saúde, fazer pós-graduação em Enfermagem no Recife é uma boa opção para aproveitar as oportunidades que o mercado local oferece.

Nessa perspectiva, a proposta deste artigo é apresentar os motivos que tornam uma especialização em Recife um diferencial na carreira. Veja, então, como escolher uma boa instituição na cidade, os cursos de destaque e quais os fatores que devem ser considerados na hora de fazer uma pós-graduação em Enfermagem! Acompanhe!

A área da saúde em Recife

Manter-se atualizado e fazer especializações são duas excelentes práticas para garantir bons empregos e conquistar sucesso profissional. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, com isso, os profissionais que não se destacarem certamente ficarão para trás. Essa realidade se reflete em todas as categorias de atuação.

A localização geográfica de Recife a torna um importante polo regional de atendimento de quem reside nas regiões Norte e Nordeste. Cada vez mais, as pessoas procuram atendimento na capital pernambucana, mesmo antes de buscar soluções em grandes metrópoles como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo.

Vale destacar também a questão de economia e praticidade. Afinal, há o fato de não precisar se deslocar até as grandes cidades do sudeste para se especializar na área de saúde. Ter a oportunidade de fazer uma pós-graduação em Enfermagem no Recife simboliza grandes vantagens para quem não pode sair dessa região para estudar.

Um dos fatores que mais fortalecem essa tendência é o fato de Recife oferecer um campo de trabalho muito amplo na área de Enfermagem. Na cidade, há grandes e renomados hospitais que tornam essa capital um ponto estratégico e bastante atrativo para os profissionais da saúde.

O Mercado de trabalho de Enfermagem

Esse mercado em expansão desperta o interesse dos universitários, tanto em início de carreira quanto quem já atua na área há mais tempo. Por isso, há uma constante busca por pós-graduação em Enfermagem no Recife, o que torna esse curso uma excelente oportunidade de especialização e de capacitação nesse ramo.

Gilmar Júnior, coordenador do núcleo de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade IDE em Recife, destaca a importância de uma especialização nessa área: “Recife é considerado o segundo polo médico do Brasil tanto no setor público quanto no setor privado. Aqui, o mercado de trabalho do profissional de saúde, com hospitais e clínicas de referência, é muito amplo e vasto, dando margem para diversas especialidades do enfermeiro”.

O coordenador ainda destaca que Recife é um campo rico e fértil, uma vez que é uma das maiores cidades do Brasil. Ele completa: “aqui, o campo para o enfermeiro especialista é mais fértil. Logo, o leque de oportunidades de trabalho é gigantesco.”

Diferenciais da Faculdade IDE

O professor e coordenador Gilmar Júnior destacou os pontos fortes da instituição. Ele explicou também o motivo pelo qual a instituição tem crescido tanto nos últimos anos e fortalecido a sua marca na capital pernambucana e nas regiões adjacentes.

“A Faculdade IDE tem muitos diferenciais. O primeiro deles é que os cursos são elaborados por grandes especialistas da área. As matrizes curriculares são tratadas para que formem especialistas para o mundo real de trabalho e não para o mundo ideal. Mantemos o foco no negócio, no empreendedorismo e no empoderamento do enfermeiro especialista”, afirma o coordenador.

Em relação à grade curricular, ele destaca que mais de 70% é formada por mestres e doutores. Isso sem falar que mais de 50% dos professores trabalham com exclusividade para a pós-graduação da Faculdade IDE.

Nas palavras de Gilmar, “os cursos são pautados em atividades práticas, vivências em serviços especializados e em hospitais conveniados. Outro diferencial é que para a conclusão do curso, os enfermeiros não se limitam apenas a um trabalho final, como nas outras instituições. Aqui, nossos alunos trabalham, hoje, em um plano de negócio ou em um projeto, o que substitui o tradicional trabalho de conclusão de curso (TCC).”

Infraestrutura do Polo em Recife

A Faculdade IDE tem grande preocupação com o nível de qualidade dos cursos de pós-graduação. A estrutura oferecida é adequada para uma formação profissional diferenciada. Os laboratórios são bem equipados, assim como os espaços para aulas práticas — o que torna a instituição uma referência nesse ramo. Ademais, o conceito no MEC a coloca como uma escola de destaque na área da saúde do Nordeste.

A grade proposta pela faculdade tem muitos cursos de especialização. Alguns são considerados os carros-chefe. Entre os que mais se destacam na pós-graduação de Enfermagem em Recife são a Saúde da Mulher, que é da área de Ginecologia e Obstetrícia — especialização que já abriu a sua décima turma.

Outros cursos de muito sucesso também são a Enfermagem em UTI Geral com ênfase em Gestão de UTI, Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica, Enfermagem em Auditoria e Enfermagem em Dermatologia e Estética.

Cursos oferecidos de acordo com a demanda da região

Sobre a importância desses cursos para atender a demanda na região, Gilmar Júnior argumenta que eles são oferecidos conforme a demanda de inscritos. Além disso, são estudados e disponibilizados para os enfermeiros de acordo com as necessidades do mercado, tanto em relação ao nível local quanto do estadual ou mesmo o nacional.

De acordo com Gilmar, “os serviços de saúde são muito carentes desses especialistas. Então, os cursos são preparados considerando o atual mundo do trabalho e as necessidades mais urgentes. São, na verdade, oportunidades de o enfermeiro desenvolver as suas habilidades cada vez mais fortes e amplas. Esse quesito é essencial à inserção do profissional no mercado de maneira empreendedora e diferenciada.”

Como vimos, para quem investir em uma pós-graduação em Enfermagem no Recife, o leque de oportunidades é bem amplo. A área é uma das mais relevantes para assegurar a prevenção e a promoção da saúde da população. No entanto, é necessário manter-se atualizado e estar bem preparado para prestar uma assistência padronizada e alcançar mais destaque na profissão.

E você? Está à procura de uma excelente pós-graduação em Enfermagem no Recife? Então, não perca tempo: entre em contato com a Faculdade IDE e conheça nossas especializações nessa área!


Redimensionar Fonte
Contraste