Qual a importância do marketing na área da saúde?

Publicado por Faculdade IDE em 10 de julho de 2019
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Qual a importância do marketing na área da saúde?

O marketing na área da saúde tem sido uma pauta muito atual e procurada pelos novos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho. Com a popularização e o crescimento da internet e suas novas ferramentas, surgiram inúmeras alternativas que potencializaram e modificaram bastante a maneira como demonstrávamos nossos serviços.

Hoje, qualquer pessoa pode buscar qualquer informação em uma questão de segundos. E, obviamente, essa capacidade carrega inúmeros benefícios e malefícios que devem ser amplamente discutidos pelos profissionais da atualidade.

A primeira coisa que deve ser mencionada é que, no mundo atual, quem não apresenta uma presença digital certamente estará atrás dos seus principais concorrentes e terá dificuldades para conseguir novos pacientes para movimentar seu consultório.

Abaixo, nós falaremos mais sobre a importância do marketing e principalmente como ele pode ser aplicado de maneira simples hoje em dia. 

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Como era antes da internet?

Antes da internet os profissionais da área da saúde estavam restritos a um pequeno anúncio nos jornais, revistas ou até mesmo a placas e outros métodos mais “tradicionais” para conseguir atrair novos pacientes.

A boa reputação também era uma importante ferramenta, que acaba fazendo com que as pessoas voltassem e até mesmo indicassem o local como uma excelente alternativa para tratamento.

Como você deve imaginar, a satisfação dos pacientes era — e ainda é — um grande foco dos estabelecimentos (ou consultórios) que deram certo. E apesar dessas técnicas serem consideradas antiquadas para os dias de hoje, elas ainda são capazes de gerar grandes resultados.

Contudo, é notório que essas alternativas apresentam limitações. E, para os profissionais que realmente eram referência no mercado, restavam grandes eventos e até mesmo aparições em jornais e programas de televisão para divulgar sua marca pessoal ou seu consultório para um grande número de pessoas.

Como você já deve saber, não é muito fácil aparecer na televisão e em outros veículos da mídia, e por essa razão somente alguns poucos profissionais — normalmente aqueles que estavam no topo da sua carreira — eram aqueles que conseguiam essa incrível oportunidade.

Hoje, o mundo mudou, existem várias alternativas e maneiras de aproveitar do marketing para conseguir novos pacientes ou até mesmo para aumentar seu relacionamento com profissionais do seu mercado.

Cabe àqueles que estão se formando aproveitar essas novas oportunidades, entendê-las e principalmente transformá-las em realidade para que todas as recompensas profissionais possam ser colhidas.

Como funciona o marketing hoje?

Na atualidade, o que funciona de maneira mais barata e com mais eficiência é a internet. Conforme os anos se passaram, todos ficaram mais aptos a ignorar panfletos, outdoors, anúncios em revistas e uma série de outras mídias.

Quando um paciente tem um problema, ele rapidamente entra no Google — não só para saber mais sobre sua condição como para encontrar um médico ou profissional qualificado para cuidar do seu caso.

Por essa razão, é fundamentalmente importante se tornar uma das opções de busca dessas pessoas. Isso é o que se conhece como Marketing de Conteúdo, que é quando um profissional, consultório ou marca, educa seus futuros pacientes por meio de materiais informativos.

Isso faz com que um blog tenha grande importância para os profissionais liberais. Fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e várias outras áreas podem se beneficiar incrivelmente dessas novas alternativas.

Estar presente nas mídias sociais também é outra maneira de levar seu serviço para as grandes massas que buscam por mais informações, e não raro, vemos excelentes profissionais dando suas opiniões e principalmente tirando dúvidas sobre inúmeros tratamentos, procedimentos, condições e situações que são de grande importância para as pessoas.

Vale ressaltar que qualquer pessoa atualmente pode aplicar o “marketing moderno” a qualquer momento da sua carreira e em qualquer área. Simplesmente basta um pouco de conhecimento e principalmente de proatividade com relação aos novos aprendizados que podem envolver inúmeras técnicas de divulgação.

As alternativas são extensas e ainda podem ser uma grande mídia para abordar mais sobre conceitos profissionais, como a ética na saúde e a importância de parcerias e tratamentos multidisciplinares para o alcance de maiores resultados em um tratamento específico.

Quais são as tendências para o futuro?

As tendências para o futuro ainda estão se desenhando. A inteligência artificial, por exemplo, está se tornando cada vez mais uma realidade e uma questão que deve ser amplamente debatida e estudada pelos profissionais da atualidade.

Outras tendências envolvem o maior relacionamento com o profissional da área da saúde e seus pacientes. Cada vez mais as pessoas buscam por meios de comunicação pessoais e instantâneos, que podem auxiliar na qualidade do atendimento e principalmente ajudar na fidelização.

Como você deve saber, é muito mais barato manter um paciente do que conseguir novos. E todos nós sabemos que se tornar uma referência no seu mercado é mais do que essencial para quem busca estabilidade e crescimento da sua marca, seja ela pessoal ou não.

A saúde 4.0 a cada dia surpreende com suas novas tecnologias e alternativas de tratamento. Cabe aos novos profissionais conhecê-la com mais profundidade e até mesmo abusar dessas novas oportunidades que fazem parte do futuro e até mesmo da nossa evolução no mercado de trabalho.

Saber lidar com aplicativos e auxiliar seus pacientes com as novas tecnologias também pode significar maior adesão ao tratamento — o que todos nós sabemos que é uma das peças fundamentais para a melhora da completa da condição ou da qualidade da vida do indivíduo que precisa de cuidados.

Todas essas novas tendências podem — e devem — ser aplicadas dentro do seu marketing para que não só seus conhecimentos se tornem cada vez mais evidentes para seu público, como para criar um posicionamento nesta grande lacuna que temos atualmente no mercado da área da saúde.

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