Segunda graduação ou pós: afinal, o que é melhor?

Publicado por em 15 de abril de 2020
Categorias:
Segunda graduação ou pós: afinal, o que é melhor?

Em um mundo tão competitivo e dinâmico quanto o que vivemos, apostar no aprimoramento constante é uma estratégia inteligente para quem deseja ter sucesso profissional, ocupando os melhores cargos disponíveis no mercado. Por isso, é muito importante saber escolher entre uma segunda graduação ou pós.

As duas alternativas apresentam vantagens muito interessantes, mas cada qual parece oferecer melhores resultados, de acordo com o perfil do estudante e com o segmento no qual ele está inserido. Isso é válido, em especial, quando falamos da área de saúde. Continue lendo este conteúdo e descubra a melhor opção para você!

Afinal, o que é melhor: segunda graduação ou pós?

Antes de tudo, é muito importante ter em mente que apostar no aperfeiçoamento profissional não é mais um diferencial, como era há alguns anos. Em um mercado tão competitivo, isso é quase uma obrigação para quem não deseja ter problemas de empregabilidade e anseia por uma boa posição.

Se você já tem um curso superior, fazer outra graduação surge como uma alternativa, principalmente se você não estiver satisfeito com a sua área de atuação atual. Entretanto, a pós pode proporcionar também esse tipo de mudança, com a vantagem de deixar você com um currículo mais atraente e com conhecimentos muito mais específicos sobre o ramo

O que deve ser levado em consideração na escolha?

Agora que você já ficou um pouco mais familiarizado sobre as características de fazer uma segunda graduação ou uma pós, vamos nos aprofundar no assunto e mostrar o que deve ser considerado na hora da escolha. É importante avaliar o que é mais indicado para o seu perfil profissional. Confira, abaixo, alguns fatores essenciais.

Duração do curso

Não tem jeito: fazendo uma nova graduação ou uma pós, você vai ter que mergulhar nos livros e estudar bastante para conseguir o diploma. Entretanto, existe um fator relevante e que diferencia as duas opções, que é a questão do tempo. Para quem está no mercado de trabalho e não pode ter dedicação exclusiva, isso é muito importante.

Uma pós-graduação, invariavelmente, tende a ser mais flexível, adaptando-se às possibilidades dos alunos, pois é sabido que praticamente todos que estão nela já atuam dentro da área. Muitas vezes, os encontros presenciais são aos finais de semana, com frequências mensais, além de haver a disponibilização de conteúdos em plataformas online.

Aplicação dos conteúdos

A aplicação dos conteúdos é outra das grandes diferenças entre uma segunda graduação ou uma pós. Embora ambas preparem para a atuação profissional, uma especialização tende a ter o seu foco principal em fornecer acesso aos conteúdos que forem mais relevantes e práticos, normalmente, diretamente voltados para o mercado de trabalho.

Isso quer dizer que, em linhas gerais, esse tipo de curso tende a ser mais dinâmico, até mesmo por conta de as aulas serem ministradas à noite ou em finais de semana, por exemplo. Portanto, não há tempo a perder e, dependendo do caso, você terá um diploma de especialista na sua área em pouco mais de um ou dois anos.

Criação de networking

Criar networking é algo muito importante para qualquer carreira, principalmente para as mais concorridas, como costuma acontecer com o profissional de saúde. Quando você tem a amizade e/ou o respeito de outras pessoas que atuam no seu ramo, fica muito mais fácil saber de boas vagas de emprego ou, até mesmo, conseguir uma indicação.

Uma instituição de ensino é um ótimo local para conseguir firmar esse tipo de relacionamento, embora existam diferenças consideráveis entre fazer isso na graduação ou na pós. Quando você está em um curso de especialização, todos ali já atuam no segmento e estão buscando a excelência, o que ajuda a lapidar a sua rede de contatos.

Influência no salário

Embora seja muito importante fazer algo que efetivamente gostemos, não dá para negar que a remuneração é outro motivo que pode levar qualquer pessoa a considerar ou desistir de um novo curso, não é mesmo? É preciso levar em conta não apenas o preço da mensalidade, mas também, o impacto que esse diploma trata ao seu orçamento.

Em linhas gerais, não é novidade que as empresas e recrutadores valorizam mais os egressos dos cursos de pós-graduação. Essa mão de obra é considerada altamente qualificada e especializada, uma vez que focou o seu aprimoramento em algo específico e pontual. Por vezes, ter duas graduações pode sequer fazer diferença.

Insatisfação pessoal

A insatisfação com a própria área de atuação do primeiro curso superior escolhido é um dos principais motivos que levam alguém a querer fazer outra graduação, e isso ocorre por muitas razões. Enquanto alguns fazem a escolha da carreira muito cedo por conta do vestibular, outros sofrem influência dos pais — e o resultado pode não ser nada bom.

Dessa maneira, considerar um novo diploma para mudar os próprios rumos é até aconselhável, desde que a ideia seja amadurecida. No entanto, você não precisa entrar de novo na faculdade para fazer isso: existem alternativas excepcionais de pós-graduações, que podem direcioná-lo para um cargo mais compatível com o seu perfil.

Como a Faculdade IDE pode ajudar você?

A Faculdade IDE pode ajudar bastante no seu aperfeiçoamento profissional. Trata-se de uma instituição de Ensino Superior renomada no ramo, com uma atuação voltada para a área de saúde em suas mais variadas vertentes. Isso quer dizer que, ao estudar conosco, você poderá ter acesso ao que há de melhor no segmento, com uma excelente estrutura.

O ensino de qualidade é uma prioridade para a instituição, que conta com equipe atenciosa e altamente preparada em todos os setores, desde o administrativo até os professores, que compartilham com os seus alunos os conteúdos mais relevantes para a atualidade. Assim, permitem que os estudantes construam um novo caminho para suas carreiras e vidas!

E você, gostou de aprender como escolher entre uma segunda graduação ou pós? Quer contar com ajuda de profissionais com expertise nesse ramo e que podem oferecer o aprimoramento que você sempre sonhou? Então, não perca mais tempo: entre em contato conosco e conheça nossos cursos!


Redimensionar Fonte
Contraste