Todas as cidades

Blog

Bacharelado ou tecnólogo? Entenda as diferenças das modalidades

Está pensando em melhorar o seu currículo? Conheça as diferenças e decida entre bacharelado ou tecnólogo! Confira agora mesmo!

Bacharelado ou tecnólogo? Entenda as diferenças das modalidades

Ter uma especialização profissional é muito importante para se diferenciar no mercado de trabalho, uma vez que os melhores cargos e salários serão, invariavelmente, destinados a quem apresentar as melhores habilidades e conhecimentos. Diante dessa realidade, entender as diferenças entre bacharelado e curso tecnológico pode ser muito importante. Ambas as modalidades apresentam características interessantes e podem proporcionar um ótimo retorno financeiro. Mas é fundamental que você avalie o seu próprio perfil, as suas prioridades e necessidades antes de fazer a escolha: bacharelado ou tecnólogo. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

Quais as características acadêmicas de cada modalidade?

Antes de tudo, é preciso entender que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, os dois cursos são de nível superior. Isso significa que tanto o diploma de bacharelado quanto o de tecnólogo são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo mercado como cursos superiores, com titulação de graduação. Em outras palavras, isso significa que você, ao realizar qualquer uma das duas opções, poderá ter uma carreira de extremo sucesso. Em muitos países, inclusive de primeiro mundo, ser um tecnólogo é uma escolha muito comum. Isso ocorre em razão do menor tempo necessário para a formação e das grandes possibilidades de cargos e bons salários. Outro ponto que merece ser ressaltado é que as pessoas que concluem o curso tecnológico podem fazer concursos públicos. E também dar continuidade aos estudos, através de pós-graduações, mestrados e doutorados. Assim como acontece nos egressos da graduação. Para ser aceito em uma instituição de ensino, é preciso ter o certificado de conclusão do Ensino Médio e passar pelos processos seletivos estabelecidos.

Quais as principais semelhanças entre bacharelado e tecnólogo?

A principal semelhança entre bacharelado e tecnólogo é, como dissemos, o fato de ambos serem cursos superiores. E por isso, possuírem todas as prerrogativas que esse tipo de diplomação oferece, inclusive do ponto de vista legal. O mercado de trabalho aceita e, mais do que isso, precisa de pessoas formadas nas duas vertentes. Outro item relevante é que os programas do Governo Federal, como o Enem, o Sisu e mesmo o ProUni, estão disponíveis nas duas categorias. O mesmo vale para as bolsas de estudos que são oferecidas pelas instituições de ensino ou organizações de inclusão educacional.

Quais as principais diferenças entre bacharelado e tecnólogo?

A mais relevante diferença entre bacharelado e tecnólogo, para a maioria dos alunos, diz respeito ao tempo de duração dos cursos. Enquanto que, para ser tornar um bacharel, são necessários de quatro a seis anos para a conclusão de todas as disciplinas exigidas, um curso estritamente tecnológico tende a durar entre dois e três anos. Logicamente, isso dependerá da área e também da profissão escolhida, pois existem peculiaridades de cada caso. Além disso, existem várias outras particularidades que diferenciam as modalidades, como a grade curricular e o foco nas ações práticas por parte das graduações tecnológicas. Vale lembrar que, os estudos do curso tecnólogo têm um foco maior nas práticas relativas à atuação do profissional no seu segmento. Assim, apresenta matérias mais dinâmicas, sobretudo quando comparadas às do bacharelado, que tem uma abordagem mais generalista focada nos assuntos teóricos.

Quando escolher o curso de bacharelado?

Como o curso de bacharelado tem uma formação bastante abrangente, ele costuma oferecer uma visão ampla daquela área profissional para os alunos. Isso quer dizer que haverá uma combinação das principais disciplinas para determinada profissão, o que trará uma sólida formação teórica e, dentro das limitações, também da prática. Como os ensinamentos para o bacharel cobrirão as mais diversas possibilidades dentro de uma mesma área, o aperfeiçoamento do aluno será maior. O que isso quer dizer? Se, por exemplo, alguém decidir estudar Administração, terá a possibilidade (ou até mesmo a obrigação) de fazer cadeiras de Direito, Estatística, Economia, Marketing e assim por diante. O bacharelado é uma boa opção para quem tem uma boa ideia do ramo em que deseja atuar e de sua área de conhecimento favorita, podendo investir entre quatro e seis anos do seu tempo na sua diplomação. Entre as principais profissões, estão as da área de saúde (Medicina, Farmácia, Enfermagem etc.), Engenharia (em vários segmentos), Arquitetura, entre outras.

Quando escolher o curso de tecnólogo?

Já o curso de tecnólogo, como tem sua formação mais voltada para as necessidades do mercado de trabalho, é ideal para quem não deseja perder muito tempo e quer entrar logo na sua profissão. Ele é, portanto, perfeito para quem sabe exatamente o que deseja e quer lapidar as suas habilidades naquele ofício, especificamente. Em outras palavras, é a alternativa ideal para ter uma boa formação de nível superior mais rapidamente. Muitos dos alunos de um curso tecnológico até já trabalham e ocupam cargos de nível médio, mas desejam ganhar elementos e subsídios práticos e teóricos para assumir mais responsabilidades e alcançar salários ainda melhores. Entre as principais carreiras que são atendidas pelos cursos de tecnólogos estão as do ramo de TI (Tecnologia da Informação), por exemplo, como análise e desenvolvimento de sistemas, criação de jogos de computadores etc. Entram, também, a área de gestão e negócios, secretariado, comércio exterior, marketing, recursos humanos, estética e muitos outros. Agora que você já sabe as diferenças entre os dois cursos, fica mais fácil analisar o seu próprio perfil e descobrir qual a melhor escolha diante dos seus anseios, expectativas e necessidades. Lembre-se de que, com a diplomação em um curso tecnológico, também é possível participar de concursos públicos e seguir os estudos em uma pós-graduação. Já sabe se o melhor para você é bacharelado ou tecnólogo? Ao optar pelo melhor caminho para a sua carreira, aposte em uma instituição de ensino de qualidade que possa oferecer um corpo docente qualificado e uma ótima estrutura de ensino! Conheça os cursos de graduação disponíveis na Faculdade IDE e inscreva-se no Vestibular Mude o Seu Mundo!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS