Todas as cidades

Blog

Pós-graduação em terapia familiar: por que se especializar na área?

Sabe como uma pós-graduação em terapia familiar pode contribuir para sua carreira na área da saúde? Descubra agora mesmo!

Pós-graduação em terapia familiar: por que se especializar na área?

O curso de pós-graduação em terapia familiar tem chamado a atenção de muitos profissionais da área da saúde. Pois é uma possibilidade de carreira promissora, em razão da alta procura por ajuda especializada na solução de conflitos de convivência. Além da preparação para atuar no atendimento familiar, um curso bem fundamentado ainda garante qualificação ao profissional para realizar terapia de casal. Por sua vez ensinando a lidar com problemas associados à sexualidade em diferentes idades. Portanto, é uma opção bem abrangente para quem busca uma pós-graduação na área da saúde. Acompanhe este artigo e entenda porque se especializar em terapia familiar é uma boa opção para sua carreira!

Por que fazer uma pós-graduação em terapia familiar?

A terapia familiar propõe intervenções para atenuar o sofrimento causado pelos conflitos nas relações de casal. Por exemplo entre pais e filhos, e em todo o sistema da família. Assim como oferece alternativas para contornar as dificuldades de convivência, o profissional também investiga os focos dos problemas apresentados e trabalha em suas causas. São vários os motivos que podem levar um casal ou grupo familiar à busca por terapia em conjunto. Mas os problemas manifestados costumam se refletir em falhas na estrutura da família, revelando relações desarmoniosas e dificuldades de comunicação que precisam ser trabalhadas. Além de aprofundar seu conhecimento acerca dos relacionamentos intra familiares, o profissional que se especializa nessa área ainda obtém aprendizado sobre os conflitos relacionados à sexualidade — questão que tem ganhado cada vez mais evidência na sociedade atual. Controvérsias no convívio familiar sempre existiram e, possivelmente, continuarão a existir. Mas vemos um agravante nas gerações atuais: os jovens casais, assim como seus filhos, demonstram maior suscetibilidade aos problemas emocionais — possivelmente pela pressão de ter que lidar com múltiplas demandas do cotidiano e corresponder às exigências crescentes da sociedade. No entanto, uma realidade do contexto atual é que somos mais conscientes quanto à importância de fazer um acompanhamento psicológico para melhorar a qualidade de vida — sem carregar o rótulo de ser “louco” ou “problemático”. Mas a busca por evolução individual pode encontrar limitações quando se trata de solucionar conflitos que envolvem outros personagens, como no caso das crises familiares e conjugais. Nesse sentido, contar com um profissional bem preparado, com bom entendimento sobre dinâmicas de convivência, pode fazer toda a diferença.

Mercado de Trabalho em Terapia Familiar

O embasamento adquirido em uma pós-graduação em terapia familiar coloca o profissional em um campo em constante ascensão, ideal para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho — tanto pelo reconhecimento de sua performance quanto pelo impacto positivo que pode causar na vida dos pacientes.

Como funciona a especialização em terapia familiar da Faculdade IDE?

A pós-graduação em terapia familiar, de casal e sexual da Faculdade IDE é focada na integração entre conhecimentos teóricos e prática profissional. O conteúdo estudado no curso é estruturado com base em evidências científicas e propõe reflexões sobre os conflitos enfrentados em diferentes etapas da vida. Ao longo da especialização, o aluno tem contato com diferentes abordagens aplicadas ao atendimento, como terapia familiar sistêmica, psicodrama, gestalt-terapia e logoterapia. Com o respaldo técnico e científico adquirido no curso, o profissional pode atuar no acompanhamento terapêutico de casais, famílias e também no campo da terapia sexual. O curso é voltado para a atualização e qualificação de profissionais como psicólogos, médicos e assistentes sociais. Também é indicado para pessoas formadas nas demais áreas da saúde, que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre relações familiares, suas dinâmicas e conflitos, bem como questões sobre sexualidade. Conheça, agora, a grade completa da pós-graduação em terapia familiar da Faculdade IDE:

  • A história da família: a família como um sistema;
  • Escolas da terapia familiar sistêmica;
  • Ciclos de vida familiar;
  • Tornando-se pais: a criança e o adolescente na família;
  • Ajustamento e comunicação conjugal;
  • Anamnese da família;
  • Doença e família: eventos estressores;
  • Recursos terapêuticos na terapia de casal;
  • As contribuições da Gestalt-terapia na terapia de casal e família;
  • As contribuições do Psicodrama na terapia de casal e família;
  • Metodologia da pesquisa científica I e II;
  • As contribuições da Logoterapia na terapia de casal e família;
  • Sexualidade na dimensão biológica e as interfases;
  • Dimensão psicológica da sexualidade;
  • Sexualidade na dimensão sociocultural e ética;
  • Diagnóstico e aplicabilidade da terapia sexual;
  • Casais, famílias e grupos: dinâmica de atendimentos grupais em contextos de saúde.

Prática Supervisionada

Além de toda essa bagagem teórica, o aluno ainda passa pela prática supervisionada e obtém preparação completa para desempenhar atividades profissionais no campo da terapia familiar e da sexologia clínica. Os encontros são presenciais e ocorrem em um final de semana por mês. Após a conclusão do curso, o profissional estará apto para atuar tanto na clínica quanto em contextos institucionais e sociais. O mercado de trabalho para o pós-graduado nessa área é favorável e os ganhos são variáveis, considerando fatores como área de formação da graduação e outros aspectos da qualificação do profissional.

Quais são os diferenciais da Faculdade IDE?

A Faculdade IDE se destaca entre as demais instituições de ensino no segmento da saúde por vários motivos. Além da teoria aprofundada, com grade curricular atualizada e voltada para o mercado de trabalho, nossos cursos de pós-graduação também dão enfoque à parte prática. Além disso, o pós-graduando adquire noções de interdisciplinaridade na prática assistencial, para desenvolver suas atividades com eficiência em conjunto com os demais profissionais que atuam na mesma área. Entre os diferenciais estão a experiência com formação continuada de profissionais da área da saúde, quase 100% de taxa de aprovação entre os alunos e reconhecimento do MEC com nota 4. A infraestrutura dos polos educacionais, a metodologia de ensino e o nível de qualificação e experiência dos docentes fazem da Faculdade IDE a melhor instituição de pós-graduação da região Nordeste — com unidades também no Norte do país. Depois de todas as informações que você viu neste post, prepare-se para fazer sua pós-graduação em terapia familiar e ampliar as possibilidades de atuação. Então, conte com a Faculdade IDE em seu processo de atualização na área da saúde e torne-se um profissional de excelência! Agora, só falta acessar a página do curso de Terapia de família, casal e sexual para subir mais um degrau em sua carreira!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS