Todas as cidades

Blog

Fisioterapia neurofuncional: entenda tudo sobre essa especialização

Se você busca ocupar cargas superiores, remunerações mais elevadas, a fisioterapia neurofuncional pode ser uma opção muito interessante para a sua carreira.

Fisioterapia neurofuncional: entenda tudo sobre essa especialização

Na área de saúde, existem especializações que possibilitam não apenas a ocupação de cargos superiores, como também remunerações mais elevadas. Isso acontece em decorrência da sua complexidade e importância. Diante desse cenário, a fisioterapia neurofuncional pode ser uma opção muito interessante para a sua carreira. O mercado está sedento por um fisioterapeuta, que pode atuar nos mais diversos cenários e estabelecimentos.Abordando uma série de objetivos fundamentais e tendo um papel relevante no prognóstico de muitos pacientes com males neurofuncionais. Confira o conteúdo a seguir e descubra um pouco mais sobre esse tema!

Afinal, o que é a fisioterapia neurofuncional?

A fisioterapia neurofuncional é um segmento da área de saúde altamente valorizado nos dias de hoje. Na qual os fisioterapeutas podem se especializar, de maneira ainda mais profunda do que na graduação.  Se especializando na prevenção, abordagem e tratamento adequado das disfunções que afetam o sistema nervoso central ou o sistema nervoso periférico. Essa especialidade também é chamada de fisioterapia neurológica. E  pode ser aplicada em pessoas de todas as faixas etárias, utilizando aparelhos e  técnicas específicas. O objetivo é aprimorar a qualidade de vida dos pacientes. Além de  ajudá-los a recuperar movimentos e a aperfeiçoar tarefas, para que sejam feitas com mais eficácia. O fisioterapeuta neurofuncional tem, entre as suas principais responsabilidades, a avaliação de pessoas que sofrem ou não de patologias neuromusculares. Através do fornecimento de diagnóstico cinético funcional, prescrição de tratamentos e, inclusive, realização deles. É este profissional também que define, junto ao médico, o momento da alta.

Por que se especializar na fisioterapia neurofuncional?

A pós-graduação em fisioterapia neurofuncional tem como público-alvo profissionais que se graduaram em fisioterapia e que tenham o desejo de atuar na prevenção e no planejamento da reabilitação de pessoas que tenham sofrido com lesões neurológicas. Isso inclui, por exemplo, pacientes que sofreram com acidentes vasculares e outras enfermidades. Como a população tem uma sobrevida maior em todo o planeta e a expectativa de vida é, nos dias de hoje, muito maior do que era há algumas décadas no Brasil.  Existe um aumento na incidência de uma série de patologias que são associadas ao envelhecimento, sendo que boa parte delas é relacionada com o sistema neurológico e neuromotor. Antônio Prazeres, coordenador da pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional da Faculdade IDE, explica: "Se formos pensar, a segunda doença que mais mata e traz sequelas é o AVC. Quando os pacientes não veem a óbito e, hoje, isso acontece menos do antes, eles podem ter  sequelas e precisam de uma fisioterapia especializada para que tenham melhores resultados". Isso abre um precedente importante para a carreira na área de saúde, que demanda profissionais capazes de oferecer um atendimento exclusivo, na busca de uma melhor evolução em curto, médio e longo prazos. Logo, se você se capacitar nesse sentido, estará apto a ocupar excelentes posições no mercado de trabalho.

Que pacientes podem se beneficiar da fisioterapia neurofuncional?

A fisioterapia neurofuncional atua com todas as faixas etárias. Mas há uma maior prevalência de diversas doenças em indivíduos mais velhos, como o AVC, o mal de Alzheimer, mal de Parkinson e algumas outras patologias que afetam muito mais as pessoas que já passaram dos 50 anos. Podem se beneficiar dos serviços do fisioterapeuta neurofuncional, especialmente, quem já sofreu com sequelas de diferentes complexidades e distribuições corporais, como hemiplegia, doença do neurônio motor, paraplegia, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsonismo, miopatias e assim por diante. Também podem se valer das técnicas e abordagens da fisioterapia neurofuncional crianças com microcefalia, vítimas de acidentes de carro com fraturas que comprometam a coluna ou medula, assim como pessoas que tiveram traumas cranianos por conta de quedas ou mesmo pacientes com hérnias de disco que apresentem alterações de sensibilidade.

Em quais cenários o fisioterapeuta neurofuncional pode atuar?

O profissional especialista em fisioterapeuta neurofuncional poderá atuar nos mais diversos lugares e estabelecimentos da área de saúde. Promovendo uma melhor qualidade de vida para os pacientes. É muito importante frisar que essa atuação não se limita ao tratamento apenas de sequelas já estabelecidas. Mas também tende a desempenhar ações eficazes relacionadas com a prevenção primária e secundária, em locais que incluem centros de reabilitação, hospitais, consultórios privados, CTIs, centros esportivos, clubes e em postos de saúde. Nas palavras do coordenador do curso de fisioterapia neurofuncional da Faculdade IDE: "Se o profissional se especializa na área, além de adquirir todo o conhecimento necessário para atender de forma mais efetiva e ter melhores resultados com o paciente, ele também terá um respeito maior e uma indicação melhor por parte da equipe multiprofissional". Falando em termos de postos de trabalho, como o elevado número de faculdades está aumentando a quantidade de fisioterapeutas sem especialização disponíveis no mercado. Por conta disso, o fato de um profissional ter uma especialização de grande destaque como essa, ajuda a ter um destaque no currículo, que possibilita excelentes retornos financeiros.

Quais os diferenciais do curso da Faculdade IDE?

Qualidade do corpo docente

Um dos maiores diferenciais da Faculdade IDE são os professores. Com um corpo docente bem capacitados, experientes e amplamente reconhecidos no mercado de trabalho. Os professores da Faculdade IDE podem impactar positivamente as chances dos alunos, melhorando o networking e trazendo exemplos das suas vivências práticas, possibilitando a discussão dos casos de forma profunda.

Principais objetivos da especiação

Para fazer uma boa especialização, você deve observar quais são os objetivos do curso. A pós-graduação em fisioterapia neurofuncional da Faculdade IDE tem o intuito de capacitar os alunos a prestarem um atendimento especializado. Sempre embasados cientificamente, com uma visão crítica e atualizada sobre os tratamentos das patologias na área de neurologia.

Instalações de boa qualidade

As instalações são um diferencial muito crucial para o aprendizado de qualquer profissão. No entanto, isso é ainda mais importante quando se trata da área de saúde, uma vez que esse é um segmento repleto de detalhes e demandas específicas. A Faculdade IDE reconhece essa importância e conta com local bem preparado para receber seus alunos.

Disciplinas oferecidas no programa

Também é importante ver quais são as disciplinas oferecidas no programa. Do ponto de vista pedagógico, o curso de fisioterapia neurofuncional da Faculdade IDE sempre está atualizado, de acordo com as necessidades do mercado. Assim como também com as soluções propostas pelos próprios alunos, agregando novas tecnologias e conhecimentos. O curso de fisioterapia neurofuncional, abre um novo leque de possibilidades em sua carreira. Ficando mais perto de ocupar os melhores cargos disponíveis e mais capacitado para atender pacientes de todas as idades. Gostou de aprender mais sobre a fisioterapia neurofuncional? Então, entre em contato conosco e aproveite todos os diferenciais da nossa instituição e obtenha um diploma com a qualidade da Faculdade IDE!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS